Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2245687 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Segundo Magda Soares (2003) a visão construtivista de alfabetização trouxe diferentes e importantes contribuições para esse campo. A respeito disso, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Nessa visão a criança deixa de ser vista como um agente regulado e dependente dos estímulos externos e passa a ser considerada como um sujeito ativo capaz de progressivamente reconstruir o sistema de escrita e sua representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais.

( ) A melhor forma de ensinar uma criança a ler e escrever é ajudá-la a desenvolver a sua consciência fonológica, isto é, auxiliá-la na análise da relação entre letras (ou grafemas) e sons (fonemas da língua).

( ) O erro na visão construtivista passa a ser interpretado não como algo ruim para alfabetização, mas como uma pista para o professor compreender como seu aluno está se apropriando desse conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2245686 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Observe a charge a seguir:

Enunciado 3408917-1

Fonte: http://totememtabu.blogspot.com.br/2008/03/mafalda-e-questo-qual-omelhor-mtodo.html. Acesso em 19 de dez. de 2014.

Segundo o dicionário Houaiss de Língua Portuguesa (2001) alfabetizar é um ato ou efeito de ensinar as primeiras letras. Dessa forma, uma pessoa alfabetizada é aquela que domina a escrita e a leitura das primeiras letras. Comparando a charge acima e o conceito de alfabetização, analise as afirmativas a seguir:

I. O significado de alfabetização do dicionário Houaiss está atualizado e em consonância com os estudos psicológicos e psicolinguísticos atuais.

II. O conceito de alfabetização não é algo imutável, pelo contrário, sofreu e sofre alterações em decorrência das necessidades sociais e políticas, a ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que apenas domina as habilidades de codificação e de decodificação.

III. A ampliação do conceito de alfabetização se manifesta também na escola. Até muito recentemente, considerava-se que a entrada da criança no mundo da escrita se fazia apenas pela alfabetização, pelo aprendizado das “primeiras letras”, pelo desenvolvimento das habilidades de codificação e de decodificação. O uso da língua escrita, em práticas sociais de leitura e escrita, seria uma etapa posterior à alfabetização, devendo ser desenvolvido nas séries seguintes.

Estão corretas as afirmativas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assinale a alternativa INCORRETA sobre as disposições da Lei Estadual de Minas Gerais nº 869 de 05/07/1952 no tocante à apuração de irregularidades.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O resultado da soma, em metros cúbicos, entre 4 hectômetros cúbicos e 20 decâmetros cúbicos é igual a:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Texto I


A percepção que temos de nossa memória


[...] Você acha que tem má memória? Por quê? Espera que sua memória seja perfeita? Demora para se lembrar das coisas, mais do que costumava demorar em outros tempos? Esquece o nome de pessoas conhecidas com mais frequência do que no passado? Precisa escrever tudo para não se esquecer de nada? Se respondeu “sim” a essas perguntas, podemos afirmar com segurança que você acredita realmente que tem “má” memória”.

Nesta nossa era tecnológica, em que tudo acontece depressa, talvez você veja sua memória como um tipo de dispositivo gravador que serve para guardar os dados históricos de sua vida. Talvez espere que sua memória seja perfeita, que armazene o nome de cada pessoa que você conheceu na vida, que não o deixe esquecer seus compromissos, ocasiões e acontecimentos especiais, que o lembre das exigências de um determinado trabalho e do prazo para entregá-lo, que saiba o que há na geladeira e quais são os ingredientes necessários para o preparo de um prato para o jantar, que memorize a agenda de seu cônjuge, de seus filhos e de outras pessoas queridas. [...] A lista de coisas que esperamos que nossa memória guarde é infinita. E quando esquecemos uma única coisa, reclamamos de nossa capacidade de lembrar. Dizemos que temos “má memória” ou, pior ainda, nos convencemos de que estamos nos primeiros estágios do mal de Alzheimer.

Esses pensamentos apresentam alguns problemas. Primeiro, são percepções subjetivas que temos de nossa própria memória, e não avaliações objetivas de nossa real capacidade mental. Assim, são imensuráveis, não podem ser testados e levam à negatividade. Mais ainda, essa negatividade cria ansiedade e diminui a autoestima, agravando os problemas de memória. Ansiedade e outras emoções negativas prejudicam a capacidade de lembrar [...] Esses pensamentos negativos também tornam impossível o desenvolvimento da necessária habilidade de melhorar a memória, porque eliminam a possibilidade de mudança. Quanto mais nos convencemos de que temos “má memória”, mais cresce a probabilidade de simplesmente aceitarmos isso como um fato e deixarmos de trabalhar para melhorá-la.


(Douglas J. Mason e Spencer X. Smith. Cuide de sua memória. Trad. Vera Martins. São Paulo: Arx, 2006. p.33-5.)

O pronome demonstrativo empregado para introduzir o último parágrafo do texto tem seu uso melhor explicado na seguinte opção:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908472 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

No Ensino Fundamental, as competências matemáticas devem ser desenvolvidas de maneira diversificada, de acordo com a maturidade dos alunos. Dessa maneira, pode-se afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908471 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Sobre as modalidades de tratamento de informação mais adequadas às séries iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908470 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Em relação ao ensino das operações com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmações seguintes, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A principal dificuldade no ensino da matemática envolve a compreensão das estruturas aditivas e subtrativas, que são abstratas e distantes do contexto da criança.

( ) Um modo eficaz de se trabalhar os conceitos de adição e subtração é estimular a atividade espontânea da criança e sua motivação ao resolver situações-problema.

( ) É preciso considerar a fase de desenvolvimento da criança, e no ciclo inicial, deve-se ressaltar a aprendizagem da simbolização do número e seus algoritmos.

( ) O principal objetivo é estimular a compreensão conceitual das operações básicas, ou seja, significado das operações deve preceder o ensino dos modos de resolução.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908469 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Numa sala de aula do primeiro ano do ciclo inicial do ensino fundamental, a professora da turma quis que seus alunos agissem diretamente sobre os objetos, para que, a partir disso, ela pudesse auxiliá-los na construção de noções que são fundamentais para criança entender o conceito de número. Para isso, planejou uma atividade lúdica em que as crianças deveriam distribuir sucos para seus amigos que possuíam copos de diferentes tamanhos e formatos. A fim de problematizar a brincadeira, a professora propôs que todas as crianças deveriam ter a mesma quantidade de suco em seus copos. Ao propor tal atividade a professora teve como objetivo trabalhar a noção de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1908468 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IBFC
Orgão: PM-MG

Leia o trecho a seguir.

“É preciso problematizar o que significa falar em um ensino de Matemática contextualizado, vinculado ‘ao real’, mostrando a complexidade de um empreendimento desse tipo. Ao apontar para tal complexidade, no entanto, é evidente que meu argumento não tem por objetivo defender um ensino de Matemática asséptico, neutro, onde as contas “secas” sejam a tônica, de modo que não haja “qualquer risco” de ambigüidade. O ponto a ser destacado aqui é que não podemos ser ingênuos em pensar que basta trazer estas ‘contas secas’ para um contexto que estaremos realizando um ensino de Matemática menos tradicional, que produza outros efeitos sociais que não sejam os conectados com a reprovação e o fracasso escolar”. (KNIJNIK, 1996, p. 129)

A respeito do ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino fundamental considere as afirmativas a seguir.

I. Ao se trabalhar determinado conteúdo dentro da sala de aula é preciso primeiro problematizar o “saber popular” e usá-lo como ponto de partida para se ensinar matemática.

II. É fundamental dentro do processo ensino-aprendizagem a alteração de “como ensinar” para “como os alunos aprendem e o que podemos fazer para favorecer este aprendizado”. Para isso, devemos entender que os conteúdos direcionam o processo ensino-aprendizagem e que devemos oportunizar situações em que os educandos interajam com o objeto de conhecimento e estabeleçam suas hipóteses para que estas sejam, posteriormente, confirmadas ou reformuladas.

III. Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é considerada uma das finalidades importantes do ensino da Matemática. A resolução de problemas é considerada uma situação de aprendizagem, em que o aluno se confronta com questões às quais não consegue responder de forma imediata, mas que o levam a refletir no como e no porquê, sempre na procura da solução.

Estão corretas as afirmativas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas