Magna Concursos

Foram encontradas 80 questões.

2456261 Ano: 2013
Disciplina: Filosofia
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

O Movimento que se caracterizou por uma atitude do homem abandonado à própria sorte, livre, que precisava decidir seu destino sozinho, que refletia bastante o clima europeu da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra foi:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2456153 Ano: 2013
Disciplina: Biologia
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

A Educação, alimentação, saúde, lazer, preservação dos recursos naturais, emprego e segurança social, são alguns aspectos prioritários para o desenvolvimento sustentável da população. Assinale a opção que ameaça a sustentabilidade da sociedade em que vivemos:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2455891 Ano: 2013
Disciplina: História
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

Observe a imagem a seguir:

Enunciado 2808572-1

<http://farm4.static.flickr.com/3107/2381321878_

52c699eda6_b.j pg>. Acesso em: 23 de novembro de 2013. A imagem acima representa a tela O triunfo da morte (1592) de Pieter Brungel.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre período conhecido como Baixa Idade Média, entre os séculos X e XV, não é possível afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2455667 Ano: 2013
Disciplina: História
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

Leia o texto a seguir:

“A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora muito peculiar. [...]

Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento e devastar a humanidade.”

(HOBSBAWN, Eric, J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.)

O texto acima cita o período conhecido como “Guerra Fria”. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2455469 Ano: 2013
Disciplina: Sociologia
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

Leia o trecho da música A Televisão da banda Titãs:

A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...
O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....
Oh! Cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez
Criatura!
[...]

< http://letras.mus.br/titas/49002/>.Acesso em: 23 de Novembro de 2013.

O trecho da música acima analisa de certa forma a influência da mídia na vida das pessoas. Assinale a alternativa que possua o nome do autor ou corrente sociológica que mais se preocupou em estudar as influências da mídia na sociedade:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454973 Ano: 2013
Disciplina: Filosofia
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

Leia o texto a seguir:

O manifesto do Partido Comunista representa o mais perfeito exemplo de divulgação do Materialismo Dialético, o coração da doutrina marxista. De um lado, segundo Marx, a interpretação da história exige a adoção de um critério materialista, pois o motor do desenvolvimento histórico reside nas condições ideias, nas normas jurídicas ou nas batalhas políticas. Por outro lado, todavia, a evolução das estruturas produtivas não se dá segundo esquemas mecanicistas, mas acompanhando as leis da dialética descoberta por Hegel.

(NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005.)

Conforme o texto e os conhecimentos sobre Karl Marx, considere as afirmativas a seguir:

I - A mais-valia pode ser relativa ou absoluta, relaciona-se a horas não pagas ao trabalhador e o aumento da produção pela inclusão da tecnologia.

II - A alienação é resultado da maneira em que os indivíduos se envolvem com o capitalismo.

III - Segundo Karl Marx a mercadoria é um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz as necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas, provenham do estômago ou da fantasia.

IV - Karl Marx analisou a história do ponto de vista da produção material de bens. O trabalho seria realizado apenas para dar satisfação ao indivíduo e não para pela necessidade e benefício alheio.

Assinale a alternativa correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454859 Ano: 2013
Disciplina: Química
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

A cocaína é um alcalóide cujo uso prolongado leva à dependência física, a períodos de grande depressão, podendo causar a morte. É também um anestésico local. A coniína é um outro alcalóide muito tóxico; sua ingestão pode causar fraqueza, tonturas, náuseas, respiração difícil, paralisia e morte. A coiína é uma substância tóxica da planta de nome cicuta, utilizada na execução do filósofo Sócrates. Abaixo, estão as estruturas químicas da cocaína e da coniína:

Enunciado 2791935-1

Segundo as fórmulas estruturais representadas é correto afirmar que:

I - Ambas são classificadas como bases orgânicas.

II - Possuem grupo funcional Amina, composto responsável pelo teor entorpecente causador da dependência, pois age direto nas funções psico – neurológicas.

III - Apresentam fórmulas moleculares: (C17H21O4, C8H17N).

IV - Apresentam os grupos funcionais: Amida, Ácido Carboxílico, e Benzeno.

V - São compostos heterogênicos e Alicíclico.

VI - Compostos covalentes, iônicos, insaturados, fazem as ligações de hidrogênio com a água.

Estão corretas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454635 Ano: 2013
Disciplina: História
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

Leia o texto a seguir:

“Três fatores ajudaram a consolidar o mito. O primeiro foi a morte prematura de Che, que eternizou sua imagem jovem. Aos 39 anos, ele estava longe de ser um adolescente quando foi abatido, mas a pinta de galã lhe garantia um aspecto juvenil.[...]

O segundo foi a ajuda involuntária de seus algozes. Preocupados em reunir provas convincentes de que o guerrilheiro célebre estava morto, os militares bolivianos mandaram lavar o corpo e aparar e pentear sua barba e seu cabelo. Também resolveram trocar a sua roupa imunda. Tudo isso para poder tirar fotos em que ele fosse facilmente identificado. O resultado é um retrato com espantosa semelhança com as pinturas barrocas do Cristo morto de expressão beatificada. A terceira contribuição recebida pelos esquerdistas na construção do mito veio do contexto histórico. Che morreu às vésperas dos grandes protestos em defesa dos direitos civis, da agitação dos movimentos estudantis e da contracultura – turbulências que marcaram o ano de 1968.”

(SCHELP, Diogo; TEIXEIRA, Duda. Che há quarenta

anos morria o homem e nascia a farsa. Revista Veja, São Paulo, a.40, n.39, p.90-92, 2007.)

O Texto acima transmite uma opinião sobre um dos grandes revolucionários da América Latina: Ernesto Guevara de la Serna. Com base nos conhecimentos sobre Cuba e processo revolucionário, considere as afirmativas a seguir:

I - Após sua libertação no ano de 1955, Fidel Castro viajou ao México para organizar uma nova insurreição. Com seu irmão Raúl, Fidel iniciou o projeto para retornar a Cuba e depor Batista. No México, os irmãos Castro conheceram o médico argentino Ernesto Che Guevara, que aderiu ao movimento.

II - Em novembro de 1956, mais de cem homens embarcaram rumo a Cuba. A viagem atrasou três dias e as forças de Batista descobriram o plano revolucionário. Ao chegar à costa cubana, os insurgentes não foram alvos fáceis para os militares, visto que após o desembarque esconderam-se em Sierra Maestra e dividiram-se em grandes grupos para organizar novos ataques.

III - Em 1957, Fidel Castro assumiu o governo de Cuba, adotando imediatamente várias medidas de impacto na política interna e externa do país.

IV - No ano de 1961, norte-americanos e cubanos cortaram relações diplomáticas. Fidel então declarou um Estado socialista. No ano seguinte, o governo dos Estados Unidos impôs um severo embargo econômico.

Assinale a alternativa correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454632 Ano: 2013
Disciplina: Física
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

Objetos e imagens podem ser direitos ou invertidos. Direito, nesse caso, é antônimo de invertido na concepção de inverso ou contrário, temos espelhos que só fornece imagens virtuais e há certo tipo de espelho que pode fornecer imagens reais ou virtuais dependendo a posição do objeto colocado sobre o eixo principal. Um objeto real, direito, de 2 cm de altura, está localizado no eixo principal de um espelho esférico côncavo de R = 40 cm. Qual a posição e a altura da imagem quando esse objeto estiver a uma distância de 50 cm do vértice do espelho. Observação. “Lembre-se que o sinal negativo indica que a imagem é invertida”.

Chamamos espelho esférico qualquer calota esférica que seja polida e possua alto poder de reflexão.

Enunciado 2788387-1

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2454589 Ano: 2013
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: EXATUS
Orgão: PM-ES
Provas:

O diálogo entre duas ou mais obras de arte chamamos de intertextualidade. Ela pode ser observada em qualquer manifestação cultural, inclusive na literatura. Muitos poetas “reinventaram” a “Canção do exílio”, partindo desse poema de Gonçalves Dias criaram intertextos do poema.

Canção do exílio

Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,

onde canta o sabiá;

As aves que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

(...)

Canção do exílio

Murilo Mendes

Minha terra tem macieiras da Califórnia

onde cantam gaturamos de Veneza.

Os poetas da minha terra

são pretos que vivem em torres de ametista,

(...)

Nossas flores são mais bonitas

nossas frutas mais gostosas

mas custam cem mil rés a dúzia

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade

e ouvir um sabiá com certidão de idade!

Outra Canção do exílio

Eduardo Alves da Costa

Minha terra tem Palmeiras

Corinthians e outros times

De copas exuberantes

Que ocultam muitos crimes.

As aves que aqui revoam

São corvos do nunca mais,

A povoar nossa noite

com duros olhos de açoite

que os anos esquecem jamais.

Em cismar sozinho, ao relento,

sob o céu poluído, sem estrelas,

Nenhum prazer tenho eu cá...

....................................

Murilo Mendes e Eduardo Alves da Costa estabelecem intertextualidade em relação a Gonçalves Dias por:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas