Magna Concursos

Foram encontradas 80 questões.

2321105 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

A técnica de regência se inicia com a postura do maestro, em pé diante da banda. Assinale a alternativa que apresenta características ideais da postura básica do maestro.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321104 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

O gesto do maestro é um dos meios mais importantes da comunicação não verbal, que produz uma resposta imediata nos músicos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente funcionalidades da mão direita e da esquerda do maestro, respectivamente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321103 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

Assinale a alternativa que apresenta técnicas mecânicas de harmonização em bloco utilizadas em arranjo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321102 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

Épocas distintas da música ocidental expuseram ideias diferentes sobre tipos de harmonia aceitáveis ou válidos. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321101 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

Em relação à afinação, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321100 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

Em relação à modulação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A modulação é o deslocamento de uma tonalidade para outra. O modo mais simples de estabelecer uma tonalidade é a cadência.

II. As cadências mais decisivas são aquelas em que o acorde da dominante precede o da tônica. O acorde anterior ao da dominante pode ser construído sobre qualquer outro grau da escala.

III. Entre a tonalidade de origem e a de destino, acha-se uma zona que poderá pertencer tanto a uma como à outra. Ela pode consistir em um só acorde comum a ambas as tonalidades, ou em um grupo de acordes com significado tonal comum.

IV. A cadência frígia é mais indicada como cadência de passagem no decorrer de uma sequência harmônica ou como cadência final quando se deseja manter a conclusão aberta e indefinida.

V. As modulações que levam, com muita rapidez, as tonalidades distantes e inesperadas são conseguidas ao se fazer do último acorde da tonalidade de origem um acorde com alteração ampliada na tonalidade de destino.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321099 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

Enunciado 3552829-1

Considerando os encadeamentos apresentados, assinale a alternativa correta em relação à sequência das cadências.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321097 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

Enunciado 3552827-1

Considerando os compassos 3, 4 e 5 do trecho musical apresentado, a sequência correta da cifragem é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321096 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

As peças pertencentes à suíte barroca eram sempre da mesma tonalidade e todas em forma binária, isto é, têm uma seção A, que termina com uma cadência imperfeita, e uma seção B, que resolve a seção A em uma cadência perfeita. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Allemande: originalmente uma dança alemã em compasso binário moderado, passa por modificações pelos autores franceses e se transforma em uma dança em quaternário com o primeiro tempo curto e fraco.

II. Courante: a italiana (corrente) era uma dança rápida, compassos 3/4 ou 3/8, enquanto a francesa (courante) utilizava o compasso 3/2 e o andamento era mais moderado.

III. Sarabanda: origina-se no século XVI como dança cantada na América Latina e na Espanha, chegando à Itália por meio do repertório da guitarra espanhola. Foi modificada na França (zarabanda francese) com andamento mais lento e adotada pelos compositores alemães como terceiro movimento padrão da suíte, geralmente em compasso 3/2.

IV. Giga: dança inglesa (jig) com duas variantes, a francesa (gigue) e a italiana (giga). No final do século XVII, surgiram dois estilos distintos: a giga francesa em andamento moderado e rápido (6/4, 3/8 ou 6/8) e a giga italiana, uma dança mais rápida, em compasso 12/8.

V. Na Alemanha, é introduzida uma nova dança entre a Sarabanda e a Giga, podendo ser também um par de danças, dentre elas, a Passacaglia, a Chacone, a Basse Dance e a Pavana.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2321094 Ano: 2022
Disciplina: Música
Banca: AOCP
Orgão: PM-ES
Provas:

Em relação à enarmonização, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Na enarmonização de intervalos, a classificação dos intervalos permanece a mesma.

II. Na enarmonização dos acordes de três sons, as três notas do acorde são enarmonizadas e a classificação permanece a mesma.

III. Os acordes se enarmonizam duas vezes.

IV. A escala de Lab Maior tem por enarmônica a escala de Sol # Maior.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas