Foram encontradas 80 questões.
Em relação à enarmonia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Enarmonia de notas é a relação que existe entre notas do mesmo som e de nomes diferentes.
II. Cada nota tem sempre 02 enarmônicos, com exceção do sol #, que só tem um.
III. Para fazer a enarmonia de escalas, há situações em que é necessário utilizar tonalidades de 8 a 12 bemóis ou sustenidos.
IV. Para obter a escala enarmônica de determinada escala, é necessário que a soma dos respectivos acidentes seja igual a 12.
V. A escala de Dó maior pode ter por enarmônica a escala de SI # maior ou a escala de Re bb maior.
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A transferência da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro intensificou as comemorações das festas reais e religiosas. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
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Frederic Chopin, depois de John Field, foi um exímio cultivador de um dos mais expressivos gêneros que caracterizam o Período Romântico. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Field e Chopin compuseram noturnos para as mais diferentes formações camerísticas.
II. Noturnos, nos catálogos de Field e Chopin, são obras para piano solo de caráter brilhante e virtuosístico, sempre dentro do que preconiza a forma sonata.
III. Noturnos são obras que expressam a ideia de intimismo e recolhimento e, no caso de Field e Chopin, destinam-se exclusivamente ao idiomático do piano.
IV. Noturnos, em Field e Chopin, são obras para coro ou para canto e piano em que a poesia enaltece a beleza oriunda de cenas noturnas, como o próprio nome sugere.
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Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo) é um conjunto de quatro óperas inscritas no gênero Drama Musical, proposto por Richard Wagner. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
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São obras de Igor Strawinsky para diferentes formações:
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Assinale a alternativa que apresenta gêneros bastante presentes durante o Período Romântico e que não contam com a participação do canto.
I. Sonatas, missas, polonaises, baladas e mazurcas.
II. Prelúdios, sonatas, scherzos, fantasias e oratórios.
III. Valsas, scherzos, noturnos, prelúdios e lieders.
IV. Improvisos, sonatas, rondós, estudos e valsas.
V. Canções sem palavras, toccatas, concertos, rapsódias e intermezzos.
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Quanto ao andamento, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. É o índice do grau de velocidade ou lentidão que se imprime à execução de um trecho de música.
II. É indicado por instruções escritas conhecidas como marcações de andamento, como Adágio, Andante, Allegro ou por batidas de metrônomo, as quais fornecem uma indicação mais exata do andamento.
III. A palavra tempo, que designa em italiano o andamento, também é usada com outras palavras para indicar marcações mais precisas, como tempo primo, tempo giusto, tempo di minueto.
IV. Outros fatores, além de indicações de andamento, podem influir sobre a velocidade em que uma peça deve ser executada. Na música antiga, a fórmula de compasso era significativa e também a escolha dos valores das notas foi determinante.
V. O tempo giusto era um conceito relacionado ao tactus do Renascimento e por vezes medido em termos da batida cardíaca, do passo que se andava ou do ritmo da respiração.
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As mais de 600 obras de sua autoria foram compiladas no catálogo temático organizado por Ludwig Alois Friedrich Ritter von Köchel (1800-1877) durante o ano de 1862. Outro compositor também teve suas obras organizadas em catálogo temático próprio (Thematisches-bibliographisches Werkverseichnis), desta vez por Anthony van Hoboken (1887-1983). O primeiro compositor tem a numeração de suas obras precedida pela letra K. O segundo, pela abreviação Hob. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, quem são os compositores.
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Johann Sebastian Bach compôs um conjunto de prelúdios e fugas destinados ao cravo e que, no catálogo de Wolfgang Schmieder (1950), encontram-se cada qual com um número específico que vai do BWV 846 ao 893. O enunciado refere-se
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Durante as duas últimas décadas do séc. XVII, dois tipos de música concertante foram bastante frequentes. Um requeria a presença de dois ou mais solistas que se destacavam dos demais membros da orquestra como protagonistas. Quanto ao outro tipo, o papel de protagonista ficava restrito a um único solista. O enunciado refere-se
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