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Foram encontradas 75 questões.

986606 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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Muitos foram os movimentos sociais ocorridos no Brasil durante o século XIX. Na Bahia, particularmente no sertão, a chamada Guerra de Canudos teve forte repercussão nacional e envolveu tropas do governo que foram recrutadas para combater os sertanejos liderados por um religioso.
Sobre essa Guerra, é correto afirmar:
 

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975891 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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Em relação aos movimentos sociais ocorridos no Brasil do século XIX, são verdadeiras as afirmativas:

I - Sabinada - movimento rebelde que ocorreu na Bahia liderado por Francisco Sabino, trouxe à tona as tensões sociais que afligiram a sociedade brasileira.

II - Balaiada - liderada por homens pobres, mestiços e também escravos, lutavam contra a opressão praticada pelos governos da província do Maranhão.

III - Revolta dos Malês - levante de escravos mulçumanos na cidade de Salvador.

IV - Revolta de Canudos - movimento popular de fundo sócio-religioso que ocorreu no sertão da Bahia.

V - Revolução Farroupilha - levante de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, ocorrido na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

 

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956474 Ano: 2019
Disciplina: Matemática
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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O número de unidades produzidas ( !$ p !$), de certo produto, durante um mês é obtido em função do número de funcionários ( !$ f !$) da fábrica de acordo com a relação : !$ p = 50 \sqrt{f} !$.
Se a fábrica possui 64 funcionários, é correto afirmar que a contratação de mais 36 funcionários aumentará a produção mensal em
 

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916573 Ano: 2019
Disciplina: Direito Penal Militar
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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Juvenal, fora do seu ambiente de trabalho, mas, se valendo de sua função pública de bombeiro militar, exigiu de Antônio, dono da boate Bom Sucesso, R$ 3.000,00, para que a guarnição dos Bombeiros Militares, que ele comandava, permanecesse em seu estabelecimento durante a Festa de Camisa 2018, dando especial atenção à segurança do evento.
Sobre a conduta de Juvenal, responda:
 

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894854 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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Com base no trecho a seguir, analise as afirmações que estão logo após esse e assinale a alternativa correta.
Minha inserção no mundo, embora seja única, é parcial e, por isso mesmo, o que chamo de respeito também é limitado e pode ser considerado pelo outro algo desrespeitoso.
Tudo parece um círculo vicioso e sem saída. Mas não é. Não é sem saída dentro dos limites provisórios de nossa história, porque podemos tentar mudar de lugar, perceber, de outro ponto, o mundo que nos constitui e envolve.
[...].
Nessa perspectiva, a diferença não é apenas de etnia, gênero, classe, política e outras tantas manifestações de nosso ser no mundo. A diferença não é apenas algo exterior a nós mesmos. A diferença sou eu, jamais idêntica a minha intimidade, sempre em estado de conversa, de dúvida, de raiva, de preconceito, de desejo, enfim de não coincidência comigo mesma.
[...].
Mas quem acolherá a grande empresa de pensamento, do pensamento fora dos benefícios do mercado, fora das Universidades vendidas às grandes empresas 'educacionais'? Eis a questão que é continuamente lançada a todos/as nós para tentarmos entender um pouco mais o significado múltiplo e complexo do 'respeito às diferenças' e ousar vivê-lo como valor em nosso cotidiano.
 

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894846 Ano: 2019
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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Benefits of exercise
People are less active nowadays, partly because technology has made our lives easier. We drive cars or take public transport. Machines wash our clothes. We entertain ourselves in front of a TV or computer screen. Fewer people are doing manual work, and most of us have jobs that involve little physical effort. Work, household chores, shopping and other necessary activities are far less demanding than for previous generations.
We move around less and burn off less energy than people used to. Research suggests that many adults spend more than 7 hours a day sitting down, at work, on transport or in their leisure time. People aged over 65 spend 10 hours or more each day sitting or lying down, making them the most sedentary age group.
Inactivity is described by the Departament of Health as a "silent killer". Evidence is emerging that sedentary behaviour, such as sitting or lyiing down for long periods, is bad for your health.
Not only should you try to raise your activity levels, but you should also reduce the amount of time you and your family spend sitting down.
Common examples of sedentary behaviour include watching TV, using a computer, using the car for short journeys and sitting down to read, talk or listen to music. This type of behaviour is thought to increase your risk of developing many chronic diseases, such as heart disease, stroke and type 2 diabetes, as well as weight gain and obesity.
"Previous generations were active more naturally through work and manual labour, but today we have to find ways of integranting activity into our daily lives," says Dr Cavill.
Whether it's limiting the time babies spend strapped in their buggies, or encouraging adults to stand up and move frequently, people of all ages need to reduce their sedentary behaviour.
"This means that each of nus needs to think about increasing the types of activities that suit our lifestyle and can easily be included in our day," says Dr Cavill.
Crucially, you can hit your weekly activity target but still be at risk of ill health if you spend the rest of the time sitting or lying down.
NHS. "Benefits of exercise". Disponível em: https://www.nhs.uk/live-well/exercise/exercise-health-benefits/. Acesso em: 15 ago. 2019. (ADAPTADO)
In the sentence "you should also reduce the amount of time you and your family spend sitting down", the words "you should reduce" is equivalent in meaning to
 

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834438 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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O que é mesmo o respeito às diferenças.
Um dos refrãos que são mais ouvidos nos dias de hoje é: "tem que haver respeito às diferenças"! Em diferentes situações de agressão, clamados pelo respeito à pessoa, às leis, aos direitos, aos deveres, à justiça. O que significa de fato esse respeito? O que buscamos quando gritamos por respeito?
Constata-se que esse refrão é interpretado segundo o que a necessidade imediata da pessoa agredida estabelece ou segundo o que estabelece o critério dos que reclamam por esse direito. Mas se algo é reconhecido como direito, por que não é vivido como tal? Constata-se que a reciprocidade exigida pelo respeito não é levada em conta, ou seja, o direito ao respeito parece não ter igual legitimidade social.
A palavra ou o conceito respeito é atribuído - no caso da presente reflexão - às diferenças. Por isso, quero lembrar algo sobre o sentido da palavra respeito. Sua origem está no latim respectus e indica um sentimento de apreço, consideração, deferência, algo que merece um segundo olhar, uma segunda chance, uma segunda atenção.
Não tem a ver com concordância com a posição alheia, mas sim com dar permissão para que ela se manifeste livremente desde que não cause dano a outrem. Respeito exige reciprocidade e aí entramos num terreno muito complexo que, de certa forma, está ausente nas instituições sociais mantidas pelo capitalismo vigente, o maior educador de nosso povo. E isto porque, quando pensamos em respeito e reciprocidade, já temos um quadro mental interpretativo em que submetemos uns aos outros.
Respeitar o diferente não é convencê-lo a aderir ao modelo de comportamento que eu apresento como correto ou que a mídia determinou como correto. Tal forma de respeito na realidade é um sutil autoritarismo, um convencimento de que o diferente tem que ser igual a mim mesmo se eu o afirmo como diferente. Sou eu que afirmo o outro/a como diferente.
Por isso, colocar a palavra respeito como anterior às diferenças significa, de certa forma, limitá-las a uma espécie de ordem interpretativa, visto que sozinha a palavra não dá a si mesma um significado. E a pergunta que surge imediatamente é: quem estabelece o significado e a ordem do respeito, quem a determina, quem a promove? Estamos dessa forma diante das múltiplas interpretações e dos limites que a palavra respeito contém.
Respeito às diferenças sexuais! Respeito às diferentes etnias! Respeito às diferentes idades! Respeito às leis! É preciso ter respeito à floresta, à terra, aos rios, aos mares. Tudo tem que ter respeito, mas como se pode viver e entender algo mais desse respeito? O que fazer para que ele seja efetivo em favorecer o bem comum?
Diante dessa difícil tarefa, tenho bastante dificuldade com as afirmações sobre respeito ilimitado ou absoluto. Creio que esse absoluto não existe; isso porque não o experimentamos. Minha existência no mundo é, por si só, limitada a esse momento no qual vivo, ao espaço que ocupo, à minha educação, à minha família, a tudo o que recebi. Sou o que sinto, sou as minhas simpatias e antipatias, sou os interesses que defendo e os valores que prezo. Tudo isso sou eu, meu corpo, corpo aberto a tantas coisas e, ao mesmo tempo, limitado a tantas outras.
Por isso, não posso respeitar todas as diferenças e todas as opiniões. Não posso respeitar tudo no sentido de ter que acolher algumas formas de existir que me agridem, ameaçam, matam, destroem minhas convicções, minha maneira de estar no mundo. Tudo isso para afirmar que o respeito às diferenças não pode ser absoluto, não é experimentado como absoluto, mas é limitado aos nossos próprios limites.
O que posso fazer é apenas abrir uma conversa, propor um diálogo para que cheguemos a uma coexistência possível para além da beligerância que se tem instaurado entre nós [...] Eu, que estou faminta e me descubro olhando os restaurantes de luxo sem acesso nem à 'quentinha' diária, não posso sentir respeito por aquela turma sorridente que entra nos restaurantes [...] Eu, mulher violentada, não posso ter respeito pelos meus violentadores.
Minha inserção no mundo, embora seja única, é parcial e, por isso mesmo, o que chamo de respeito também é limitado e pode ser considerado pelo outro algo desrespeitoso.
Tudo parece um círculo vicioso e sem saída. Mas não é. Não é sem saída dentro dos limites provisórios de nossa história, porque podemos tentar mudar de lugar, perceber, de outro ponto, o mundo que nos constitui e envolve.
[...]
Nessa perspectiva, a diferença não é apenas de etnia, gênero, classe, política e outras tantas manifestações de nosso ser no mundo. A diferença sou eu, jamais idêntica a minha intimidade, sempre em estado de conversa, de dúvida, de raiva, de preconceito, de desejo, enfim de não coincidência comigo mesma.
[...]. Mas quem acolherá a grande empresa do pensamento, do pensamento fora dos benefícios do mercado, fora das Universidades vendidas às grandes empresas 'educacionais'? Eis a questão que é continuamente lançada a todos/as nós para tentarmos entender um pouco mais o significado múltiplo e complexo do 'respeito às diferenças' e ousar vivê-lo como valor em nosso cotidiano.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/o-que-e-mesmo-o-respeito-as-diferencas/(ADAPTADO)
Leia o trecho a seguir e, depois, analise as afirmações logo a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
A palavra ou o conceito respeito é atribuído - no caso da presente reflexão - às diferenças. Por isso, quero lembrar algo sobre o sentido da palavra respeito. Sua origem está no latim respectus e indica um sentimento de apreço, consideração, deferência, algo que merece um segundo olhar, uma segunda chance, uma segunda atenção.
Não tem a ver com concordância com a posição alheia, mas sim com dar permissão para que ela se manifeste livremente desde que não cause dano a outrem. Respeito exige reciprocidade e aí entramos num terreno muito complexo que, de certa forma, está ausente nas instituições sociais mantidas pelo capitalismo vigente, o maior educador de nosso povo. E isto porque, quando pensamos em respeito e reciprocidade, já temos um quadro mental interpretativo em que submetemos uns aos outros.
Respeitar o diferente não é convencê-lo a aderir ao modelo de comportamento que eu apresento como correto ou que a mídia determinou como correto. Tal forma de respeito na realidade é um sutil autoritarismo, um convencimento de que o diferente tem que ser igual a mim mesmo se eu o afirmo como diferente. Sou eu que afirmo o outro/a como diferente.
( ) Em "para que ela se manifeste livremente desde que não cause dano a outrem", o conectivo em destaque poderia ser substituído pelo conectivo "conquanto", sem que se alterem as relações sintática e semântica entre as orações.
( ) As palavras em destaque em "Respeito exige reciprocidade e aí entramos num terreno muito complexo que, de certa forma, está ausente nas instituições sociais mantidas pelo capitalismo vigente, o maior educador de nosso povo" classificam-se morfologicamente como adjetivos.
( ) Tratar-se "Sua origem está no latim respectus e indica um sentimento de apreço, consideração, deferência, algo que merece um segundo olhar, uma segunda chance, uma segunda atenção." de um período composto por coordenação e constituído de três orações.
( ) O pronome demonstrativo em destaque em "Tal forma de respeito na realidade é um sutil autoritarismo, um convencimento de que o diferente tem que ser igual a mim mesmo se eu o afirmo como diferente." retoma o que o texto estabelece como respeito no período anterior.
( ) Preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto se o trecho "Respeitar o diferente não é convencê-lo a aderir ao modelo de comportamento" fosse substituído por "Respeitar o diferente não é convencê-lo de que adira ao modelo de comportamento".
A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
 

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834389 Ano: 2019
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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Na atualidade, uma das questões brasileiras de maior repercussão nos veículos da imprensa internacionais tem sido a situação da floresta amazônica.
O principal motivo decorre
 

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834365 Ano: 2019
Disciplina: Direito Penal
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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Sobre interceptações telefônicas e seu regramento contido na Lei n. 9.296/1996, marque a alternativa correta:
 

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834289 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UNEB
Orgão: PM-BA
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Enunciado 834289-1
O objetivo principal do texto é:
 

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