Foram encontradas 70 questões.
Leia atentamente o trecho destacado do conto “Noturno amarelo” e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Tudo então aconteceu muito rápido.
Ou foi lento? Vi o Avô dirigir-se
para a porta que ficava no fundo da
sala, pegar a chave que estava no
chão, abrir a porta, deixar a chave
no mesmo lugar e sair fechando a
porta atrás de si. Foi a vez da Avó,
que passou por mim com sua
bengala e seu lorgnon, me fez um
aceno e deixando a chave no mesmo
lugar, seguiu o Avô. Vi Eduarda de
longe, ajudando o noivo a vestir a
capa, Mas onde foram todos?
perguntei e ela não ouviu ou não
entendeu.
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Relações amorosas desgastadas são uma constante nos contos de Lygia Fagundes Telles. Assinale a alternativa que não ilustra essa afirmação.
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Leia atentamente o trecho do conto “A mão no ombro” e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Deixou cair a folha seca,
enfurnou as mãos nos bolsos e
seguiu pisando com a mesma
prudência da estátua.
Contornou o tufo de begônias,
vacilou entre os dois ciprestes
(mas o que significava essa
estátua?) e enveredou por uma
alameda que lhe pareceu menos
sombria. Um jardim inocente.
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Leia atentamente os versos destacados de “Amar”, da seção “AMAR-AMARO”. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Este o nosso destino:
amor sem conta,
distribuído pelas coisas
pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma
completa ingratidão,
e na concha vazia do
amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais
amor.
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Para apresentar a sua Antologia poética, Carlos Drummond de Andrade escreveu: “Algumas poesias caberiam talvez em outra seção que não a escolhida, ou em mais de uma. À razão da escolha está na tônica da composição, ou no engano do autor.” (“Informação — NOTA DA PRIMEIRA EDIÇÃO”). Diante do trecho citado, é possível afirmar que
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Assinale a alternativa que confirma a seguinte afirmação: a poética de Drummond mantém uma relação ambígua com a memória, com traços de esperança, embora sem saudosismo ou idealização.
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Leia atentamente a primeira estrofe de “Morte do leiteiro”, da seção “NA PRAÇA DE CONVITES”. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Há pouco leite no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há muita sede no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda,
que ladrão se mata com tiro.
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Leia atentamente o trecho destacado de Numa e a ninfa e assinale a alternativa que a caracteriza INCORRETAMENTE.
A Cidade Nova dança à francesa ou à americana e ao som do piano. Há por lá até o célebre tipo do pianista, tão amaldiçoado, mas tão aproveitado que bem se induz que é ocultamente querido por toda a cidade. É um tipo bem característico, bem função do lugar, o que vem a demonstrar que o 'cateretê' não é bem do que a Cidade Nova gosta.
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Leia atentamente o trecho destacado de Numa e a ninfa e o compare às declarações de I a III. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Era a política, era Campelo a garantir-lhe a impunidade e, mais alto, os protetores de Campelo dando a este mão forte e prestígio... Se o Estado é uma coação organizada, essa coação cessava por abdicação do próprio Estado... Era o ruir de tudo... Onde nos levaria tudo isso?... À sua colaboração não seria criminosa? Tinha direito perante a sua própria consciência de contribuir para semelhante ruína? Sentiu perfeitamente que esse afrouxamento da lei e da autoridade tinha por fim recrutar dedicações aos ambiciosos antipáticos à opinião. A coação legal do Estado fizera-se, para uma mascarada eleitoral, ameaça de valentão...
I. O narrador usa o discurso direto para se distanciar da personagem.
II. O discurso indireto é usado unicamente para explicitar ao leitor as certezas da personagem.
III. O uso do discurso indireto livre não é evidenciado pela falta de referência direta aos pensamentos da personagem.
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Identifique a CORRETA caracterização do narrador de Numa e a ninfa.
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