Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

Pela lei nº 8.112/90, são formas de provimento de cargo público, exceto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1817026 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
Épico "300 de Esparta" irrita iranianos.
(13/03/2007 - 18h49)
TEERÃ, 13 mar (AFP) - O filme americano "300", que relata uma batalha histórica entre gregos e persas, despertou a ira da imprensa iraniana, devido à personificação dos persas - cujo rei Xerxes é interpretado pelo brasileiro Rodrigo Santoro - como "selvagens", enquanto funcionários próximos ao governo de Teerã o definiram como uma "guerra psicológica".
"Hollywood declarou guerra aos iranianos", noticiou o jornal reformista "Ayandeh-No", em uma crítica do filme que relata a batalha da passagem das Termópílas, na qual os guerreiros gregos, em desvantagem numérica, detiveram o exército persa de Xerxes, até a queda dos últimos resistentes, os 300 soldados da guarda do rei espartano Leônidas.
"A mensagem para o espectador é que o Irã, que forma, atualmente, parte do 'eixo do mal' é, há muito tempo, fonte do mal e que os ancestrais iranianos são os selvagens e imbecis que aparecem em '300"', afirmou o jornal.
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultnot/ afp/2007 /03/13/ult32u16485.jhtm Acesso em: 10 jul. 2019).
Para além de um debate em torno de uma obra de ficção, a disputa por memória que envolve a produção e a recepção do filme 300, em 2007, está relacionada com o fato histórico constante da alternativa:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2° do art. 36 e os arts. 39 a 41 da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispõe em seu § 1 ° que
"A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio dar-se-á de forma"
I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno.
II - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso articulado à habilitação profissional técnica de nível médio e superior, na mesma instituição de ensino.
III - concomitante, oferecida a quem já tenha concluído o ensino fundamental e esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrícula única para cada aluno.
IV - concomitante, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.
Está correto somente o que se afirma em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1816962 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
"Em 28 de julho de 1992, o presidente Mitterrand, da França, apareceu de forma súbita, não anunciada e inesperada, em Sarajevo, que já era o centro de uma guerra balcânica que iria custar cerca de 150 mil vidas no decorrer daquele ano. Seu objetivo era lembrar à opinião pública mundial a gravidade da crise na Bósnia. E, de fato, foi muito observada e admirada a presença do conhecido estadista - idoso e visivelmente frágil sob o fogo das armas portáteis e da artilharia. Um aspecto da visita de Mitterrand, contudo, embora claramente fundamental, passou despercebido: a data. Por que o presidente da França escolhera aquele dia específico para ir a Sarajevo? Porque 28 de junho era o aniversário do assassinato, em Sarajevo, em 1914, do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria - Hungria, ato que, em poucas semanas, levou à eclosão da Primeira Guerra Mundial. Para qualquer europeu culto da geração de Mitterrand, saltava aos olhos a ligação entre data e lugar e a evocação de uma catástrofe histórica precipitada por um erro político e de cálculo. Que melhor maneira de dramatizar as implicações potenciais da crise bósnia que escolhendo uma data tão simbólica? Mas quase ninguém captou a alusão, exceto uns poucos historiadores profissionais e cidadãos muitos idosos. A memória histórica já não estava viva. A destruição do passado - ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas - é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX."
(HOBSBAWN. Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia das Letras, 1995, p.12-13).
A partir do fragmento acima e dos conhecimentos construídos acerca do tema, podemos concluir que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A lei nº 11 .892/08 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dentre eles o Instituto Federal do Piauí, a partir da transformação da(o)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Assinale a alternativa que apresenta um objetivo dos Institutos Federais previsto na lei nº 11 .892/08.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1816658 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
"A moral aceita, aquela que todos fingem respeitar, obriga evidentemente o marido a satisfazer-se apenas com sua esposa, mas não o força nem um pouco a evitar outras mulheres antes do casamento, durante o que é chamado no século XII de 'juventude', nem depois, na viuvez. Numerosos indícios atestam o vasto e ostensivo desenvolvimento do concubinato, dos amores ancilares e da prostituição, assim como a exaltação, no sistema de valores, das proezas da viril idade. Em contrapartida, para a moça, o que se exalta e o que toda uma teia de interditos procura cuidadosamente garantir é a virgindade e, no que diz respeito à esposa, a fidelidade."
(DUBY, Georges. Idade média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p.17).
Uma análise crítica do texto, permite inferir que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1816646 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
O texto "A revolução cultural" do livro A Era dos Extremos, de Eric Hobsbawn, começa basicamente caracterizando as mudanças ocorridas de décadas a décadas findando no século XX. As alternativas abaixo apresentam as principais características dessa Revolução, exceto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1816588 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

"O Estado é o principal órgão de dominação política de uma classe sobre outras. Para conquistar esse poder, a burguesia passou por um longo processo de formação, de crescimento e de aprendizagem. Na Europa ocidental, ela surge, entre os séculos X e XI , sob forma mercantil, isto é, composta por comerciantes, cambistas e emprestadores de dinheiro e, logo em seguida, é aumentada com a participação dos artesãos urbanos. Durante muito tempo, o poder político esteve nas mãos da nobreza, dos grandes senhores de terras, o que não impediu o crescimento e enriquecimento da burguesia. Com a formação das monarquias absolutistas (apoiadas pela burguesia}, unificando territórios, mercados, leis, moedas, tributos etc., o poder político se concentrou nos reis. Bastante enriquecida, uma parte da burguesia começou a comprar terras, conquistar títulos de nobreza e, inclusive, a assumir cargos nos governos. Apesar de continuar sendo uma classe subordinada, a burguesia se fortaleceu, adquiriu maior experiência e começou a vislumbrar a possibilidade de tomar o poder."

(MIGLIOLI, Jorge. Dominação burguesa nas sociedades modernas. ln: Crítica Marxista. São Paulo: Ed. Revan, v.1, n.22, 2006, p.14.)

Ao abordar as origens da burguesia, o texto suscita que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1816568 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
"D. Pedro li, quem explica? Monarca republicano, imperador cidadão, abolicionista num país escravocrata, intelectual num mar de analfabetos. Interprete-o a gosto."
"Legítimo descendente das mais nobres dinastias monárquicas europeias, D. Pedro li acreditava mesmo era no regime republicano. Imperador desde os cinco anos de idade, era fã da democracia. Abolicionista declarado, viu seu país ser o último a acabar com a escravidão nas Américas. À frente de uma nação com 80% de analfabetos, seria para sempre lembrado por sua dedicação à Educação. Conhecido como "rei filósofo", não nos legou qualquer produção intelectual ou artística própria."
(ALDÉ, Lorenzo . "D. Pedro li, quem explica? ... ln: Revista da Biblioteca Nacional, v.08, n.86, novembro de 2012).
As contradições íntimas de D. Pedro II são difíceis de interpretar. No entanto, a partir do contexto político brasileiro da época, a historiografia tem apontado que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas