Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2459993 Ano: 2013
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Segundo Pochmann (2004), há 4,5 milhões de jovens brasileiros que estão fora do mercado de trabalho e fora do processo de educação formal. Diante dessa realidade, assinale a alternativa correta de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2459718 Ano: 2013
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

As funções cognitivas são essenciais para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que são desenvolvidas por meio da aprendizagem. A respeito das funções psicológicas superiores, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As estratégias metacognitivas possibilitam a automatização das estruturas cognitivas.

( ) A memória envolve um conjunto de sistemas biológicos e psicológicos que integram, principalmente, funções de restituição de informações.

( ) A origem da linguagem remonta à necessidade de cooperação entre os homens para a produção de seus meios de sobrevivência.

( ) A atenção envolve a capacidade de controlar o processamento de informação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Com base nas diretrizes da Lei nº 8.112/1990, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Retorno à atividade de servidor aposentado.
2. Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação.
3. Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado.
4. Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.
5. Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) Recondução.
( ) Reversão.
( ) Remoção.
( ) Reintegração.
( ) Readaptação.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com as disposições da Lei nº 9.784/1999, que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2458674 Ano: 2013
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Visando uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária, a psicologia trabalha principalmente para a humanização no espaço educacional. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às práticas e concepções coerentes com uma psicologia escolar/educacional crítica.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Por meio de metáforas, o texto abaixo faz referência aos empréstimos linguísticos da língua portuguesa:

A revolta das palavras

A Língua Portuguesa convocou todas as palavras para uma Assembleia Geral. O motivo foi o veemente apelo que lhe fizeram alguns de seus súditos mais fiéis que se vangloriam de conhecê-la por dentro e por fora.

Ela(E) ia passando faceira em seu gingado natural, engordando uns quilinhos aqui, ao ingerir palavrinhas novas(A), e emagrecendo acolá(D), como sói acontecer às línguas, que, sendo gulosas por natureza, alimentam-se de gregos e troianos. Mas os súditos fiéis(C) interromperam sua marcha normal para reclamar a deformação que vinha sofrendo sua bela figura, causada, principalmente, por estrangeirismos abomináveis.

(PALÁCIO, Adair Pimentel. A revolta das palavras. In: CARVALHO, N. Empréstimos linguísticos na língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2009.)

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2457375 Ano: 2013
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Sobre a compreensão e o manejo da indisciplina na atualidade, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2457335 Ano: 2013
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

Dependente do atraso

Usar o código penal e leis ordinárias complementares com base na falsa crença de servirem para reduzir a demanda às drogas ilícitas representa uma linha política fracassada no planeta. (...)

Sobre o fenômeno das drogas proibidas, transcrevo as sempre pertinentes e irrespondíveis colocações de Dartiú Xavier da Silveira, médico-psiquiatra e professor da Unifesp. O artigo foi escrito em parceria com Ilona Szabó de Carvalho, da rede Pense Livre:

“Enquanto o Ocidente vive um momento crucial no que diz respeito a políticas de drogas, nas Américas um grupo crescente de líderes, tanto da direita quanto da esquerda, clama por mudanças. Um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos em 17 de maio é enfático: devemos nos mover em direção à descriminalização das drogas. O status quo vigente mostra-se insustentável.

Descriminalizar não é legalizar. É tratar o uso das drogas atualmente ilícitas como problema de saúde pública e não como crime.

O custo decorrente das políticas criminalizadoras e repressivas para famílias e comunidades, e sobretudo para os jovens, é a razão primordial para uma mudança de rumo. A América Latina responde por apenas 9% da população mundial, mas sofre com mais de 30% dos homicídios globais, e suas prisões estão superlotadas. (…)

As políticas repressivas consomem verdadeiras fortunas. Surpreendentemente, os verdadeiros investimentos sociais em prevenção e tratamento, mais eficazes para reduzir o consumo e os danos causados pelas drogas, são comparativamente insignificantes. Os profissionais de saúde concordam que as políticas públicas devam se basear em evidências. Países como Portugal, Suíça, Espanha e República Tcheca têm liderado mudanças a partir de abordagens mais bem-sucedidas e menos danosas do que a simples repressão. E os resultados são claros: menos mortes e doenças, menos corrupção, redução da criminalidade e do poder do crime organizado.

No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito. Exemplo do nosso atraso foi a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 7.663, de autoria de Osmar Terra. O texto aprovado reforça o papel da política de internação involuntária em entidades privadas, medida de exceção cara e pouco eficaz já prevista em lei, em detrimento de investimentos no fortalecimento de uma rede pública de tratamento da dependência. (...)

A OEA tem convocado todos os países das Américas para esse debate. Não podemos ficar para trás.

(MAIEROVITCH, Wálter. Dependente

do atraso. Carta Capital, publicado em 02/06/2013. Disponível em: <http://www.cartacapital.com. br/revista/751/dependente-do-atraso-2176.html>)

No trecho “No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito”, a expressão grifada se refere:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2455661 Ano: 2013
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Um grupo de alunos de uma turma de nível médio de ensino procura o psicólogo da escola e relata que estão aflitos, pois a data da inscrição no vestibular se aproxima e possuem muitas dúvidas quanto à escolha profissional. Solicitam a realização de testes vocacionais. Como resposta à situação relatada, diversas ações podem ser implementadas pelo psicólogo. Considere os seguintes procedimentos:

1. O psicólogo acolhe o pedido dos alunos e realiza aplicação de testes psicológicos que os ajudem a identificar suas aptidões e interesses.

2. O psicólogo entra em contato com os professores e coordenadores de curso; apresenta a demanda recebida; mobiliza e capacita os docentes a inserir reflexões sobre a temática da escolha profissional nas atividades pedagógicas como tema transversal.

3. O psicólogo organiza, junto com a equipe multiprofissional da escola, um projeto de orientação profissional aos estudantes, através de atividades grupais e pesquisas.

Condiz(em) com o papel do psicólogo escolar na abordagem sócio- histórica:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas