Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

De acordo com a Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, considere as seguintes afirmativas:

1. Cargo é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

2. O plano de carreira está estruturado em 4 níveis de classificação, com 5 níveis de capacitação.

3. A liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado não está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho.

4. O interstício para progressão por qualificação profissional na carreira é de 24 meses de efetivo exercício.

5. Os percentuais do incentivo à qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466614 Ano: 2013
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2460468 Ano: 2013
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

De acordo com a legislação vigente no país, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o Ensino Fundamental e o Ensino Médio obrigatórios e gratuitos; e às pessoas com deficiência, ou com necessidades educacionais especiais, é também dever do Estado assegurar o atendimento especializado. Quanto a esse assunto, é correto afirmar que o atendimento especializado deve ser ofertado preferencialmente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2460141 Ano: 2013
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Sobre a interação entre comunidade e escola, segue um trecho de reportagem retirado da revista Nova Escola:

Boa prática - O mais aplaudido pela plateia de educadores foi o projeto Heliópolis. Iniciado em 1995, na comunidade da maior favela da capital paulista – que reúne 125 mil habitantes em um milhão de m² –, o projeto integrou as lideranças comunitárias com a gestão da EMEF Campos Salles, uma das maiores da região, com 1.800 alunos.

Hoje, entre as conquistas do projeto, está um complexo educacional em construção nos arredores da escola. O espaço vai contar com quadras de esportes, um centro de formação profissionalizante e creches. As paredes da Campos Salles foram demolidas e as salas estão integradas. "Temos uma ala com quatro turmas de terceiro ano, conduzidas por quatro professores", exemplifica o coordenador do projeto, Braz Nogueira. O diretor da Campos Salles explica que, nesse contexto, o papel do educador muda, pois ele tem de ser um orientador que consiga ultrapassar os limites físicos de sua sala de aula. "Numa realidade difícil, como a que enfrentamos diariamente – de violência, baixos índices de aprendizagem, evasão e criminalidade –, o jeito é não ter raiva ou se deixar levar pelo desânimo. Só assim se mantém o vivo o processo da educação", ensina Braz, que acumula 19 anos no magistério.

Todo o ano a escola lidera, também, uma passeata pela paz, que acontece desde 1999, quando uma estudante foi assassinada a tiros na saída de uma aula. "Sempre me perguntam como posso explicar essa integração que conseguimos. Aí eu conto a história da vez que roubaram 21 computadores que a escola tinha recém-adquirido. Todas as lideranças de Heliópolis se uniram e passamos na favela toda explicando que os computadores tinham sido roubados não da escola, mas de toda a comunidade e todos seriam prejudicados. Os ladrões foram até a escola e me pediram para devolver tudo na frente de todos", conta Braz Nogueira.

(Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-

escolar/diretor/1o-congresso-nacional-cidade-escola-derrubando-paredes-escola-423100.shtml>.)

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Com base nas diretrizes da Lei nº 8.112/1990, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Retorno à atividade de servidor aposentado.
2. Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação.
3. Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado.
4. Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.
5. Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) Recondução.
( ) Reversão.
( ) Remoção.
( ) Reintegração.
( ) Readaptação.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com as disposições da Lei nº 9.784/1999, que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2459328 Ano: 2013
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Sobre os objetivos dos Institutos Federais, definidos na Lei 11.892, de 2008, considere as seguintes afirmativas:

1. Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do Ensino Fundamental e para o público da Educação de Jovens e Adultos.

2. Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, prioritariamente para desempregados.

3. Realizar pesquisas científicas puras, com o objetivo de gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência, sendo facultada a aplicação prática.

4. Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e com os segmentos sociais, e com ênfase na produção, no desenvolvimento e na difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos.

5. Ministrar, em nível de Educação Superior, cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas à formação de professores para a Educação Básica, sobretudo nas áreas de ciências e de matemática.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Por meio de metáforas, o texto abaixo faz referência aos empréstimos linguísticos da língua portuguesa:

A revolta das palavras

A Língua Portuguesa convocou todas as palavras para uma Assembleia Geral. O motivo foi o veemente apelo que lhe fizeram alguns de seus súditos mais fiéis que se vangloriam de conhecê-la por dentro e por fora.

Ela(E) ia passando faceira em seu gingado natural, engordando uns quilinhos aqui, ao ingerir palavrinhas novas(A), e emagrecendo acolá(D), como sói acontecer às línguas, que, sendo gulosas por natureza, alimentam-se de gregos e troianos. Mas os súditos fiéis(C) interromperam sua marcha normal para reclamar a deformação que vinha sofrendo sua bela figura, causada, principalmente, por estrangeirismos abomináveis.

(PALÁCIO, Adair Pimentel. A revolta das palavras. In: CARVALHO, N. Empréstimos linguísticos na língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2009.)

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2457974 Ano: 2013
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, a educação escolar está organizada em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

Dependente do atraso

Usar o código penal e leis ordinárias complementares com base na falsa crença de servirem para reduzir a demanda às drogas ilícitas representa uma linha política fracassada no planeta. (...)

Sobre o fenômeno das drogas proibidas, transcrevo as sempre pertinentes e irrespondíveis colocações de Dartiú Xavier da Silveira, médico-psiquiatra e professor da Unifesp. O artigo foi escrito em parceria com Ilona Szabó de Carvalho, da rede Pense Livre:

“Enquanto o Ocidente vive um momento crucial no que diz respeito a políticas de drogas, nas Américas um grupo crescente de líderes, tanto da direita quanto da esquerda, clama por mudanças. Um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos em 17 de maio é enfático: devemos nos mover em direção à descriminalização das drogas. O status quo vigente mostra-se insustentável.

Descriminalizar não é legalizar. É tratar o uso das drogas atualmente ilícitas como problema de saúde pública e não como crime.

O custo decorrente das políticas criminalizadoras e repressivas para famílias e comunidades, e sobretudo para os jovens, é a razão primordial para uma mudança de rumo. A América Latina responde por apenas 9% da população mundial, mas sofre com mais de 30% dos homicídios globais, e suas prisões estão superlotadas. (…)

As políticas repressivas consomem verdadeiras fortunas. Surpreendentemente, os verdadeiros investimentos sociais em prevenção e tratamento, mais eficazes para reduzir o consumo e os danos causados pelas drogas, são comparativamente insignificantes. Os profissionais de saúde concordam que as políticas públicas devam se basear em evidências. Países como Portugal, Suíça, Espanha e República Tcheca têm liderado mudanças a partir de abordagens mais bem-sucedidas e menos danosas do que a simples repressão. E os resultados são claros: menos mortes e doenças, menos corrupção, redução da criminalidade e do poder do crime organizado.

No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito. Exemplo do nosso atraso foi a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 7.663, de autoria de Osmar Terra. O texto aprovado reforça o papel da política de internação involuntária em entidades privadas, medida de exceção cara e pouco eficaz já prevista em lei, em detrimento de investimentos no fortalecimento de uma rede pública de tratamento da dependência. (...)

A OEA tem convocado todos os países das Américas para esse debate. Não podemos ficar para trás.

(MAIEROVITCH, Wálter. Dependente

do atraso. Carta Capital, publicado em 02/06/2013. Disponível em: <http://www.cartacapital.com. br/revista/751/dependente-do-atraso-2176.html>)

No trecho “No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito”, a expressão grifada se refere:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas