Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2467557 Ano: 2013
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Analisar a profissão e os desafios do projeto profissional na esfera estatal supõe apreendê-los na dinâmica sócio-histórica, que configura o campo em que se desenvolve o exercício profissional, bem como problematizar as respostas profissional-teóricas, técnicas e ético-políticas – que traduzem a sistematização dos conhecimentos e saberes acumulados frente às demandas sociais dirigidas ao Serviço Social.

A respeito da atuação do assistente social na esfera estatal, considere os seguintes argumentos:

1. As profissões são construções históricas que somente ganham significado e inteligibilidade se analisadas no interior dos movimentos das sociedades nas quais se inserem.

2. É a particularidade do serviço social, como profissão, intervir nos processos e mecanismos ligados ao enfrentamento da questão social.

3. A reflexão sobre o trabalho do assistente social na esfera estatal desvincula-se do tema das relações recíprocas entre o estado e a sociedade civil, palco de intensas transformações e consolidação dos direitos sociais.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com a Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, considere as seguintes afirmativas:

1. Cargo é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

2. O plano de carreira está estruturado em 4 níveis de classificação, com 5 níveis de capacitação.

3. A liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado não está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho.

4. O interstício para progressão por qualificação profissional na carreira é de 24 meses de efetivo exercício.

5. Os percentuais do incentivo à qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466092 Ano: 2013
Disciplina: Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

No ano de 2003, foi instituída a Lei nº10.741, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Com base na referida Lei, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2465829 Ano: 2013
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

O planejamento se realiza a partir de um processo de aproximações que tem como centro de interesse a situação delimitada como objeto de intervenção. Essas aproximações consubstanciam o método e ocorrem em todos os níveis de planejamento. Diante disso, considere as seguintes afirmativas em relação ao planejamento em serviço social:

1. Implantar significa tomar providências concretas para a realização de algo planejado. A fase da implantação pode ser considerada como a busca, formalização e incorporação de recursos humanos, físicos, financeiros e institucionais que viabilizem o projeto, bem como a instrumentalização jurídico- administrativa do planejamento.

2. A planificação, no processo de planejamento, é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos.

3. Implementação é o momento do processo no qual a ideia antecipada no pensamento e explicitada na planificação transforma-se em ação efetiva; é a operação, nos espaços e nos prazos determinados, das ações previstas no planejamento. É nessa fase que se dá a instalação e o início do funcionamento do empreendimento.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Com base nas diretrizes da Lei nº 8.112/1990, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Retorno à atividade de servidor aposentado.
2. Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação.
3. Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado.
4. Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.
5. Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) Recondução.
( ) Reversão.
( ) Remoção.
( ) Reintegração.
( ) Readaptação.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com as disposições da Lei nº 9.784/1999, que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2459109 Ano: 2013
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Considerando as definições teóricas quanto aos instrumentos técnico- operativos produzidos pelos assistentes sociais, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Estudo Social.
2. Perícia Social.
3. Relatório Social.
4. Laudo Social.
5. Parecer Social.

( ) Diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.

( ) Como documento específico elaborado por assistente social, se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional, no seu cotidiano laborativo.

( ) É utilizado no meio judiciário como mais um elemento de “prova”, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma área do conhecimento – no caso, o Serviço Social.

( ) No âmbito judiciário, diz respeito a uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico de uma determinada área do conhecimento, que contribua para o juiz formar a sua convicção para a tomada de decisão.

( ) É um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Por meio de metáforas, o texto abaixo faz referência aos empréstimos linguísticos da língua portuguesa:

A revolta das palavras

A Língua Portuguesa convocou todas as palavras para uma Assembleia Geral. O motivo foi o veemente apelo que lhe fizeram alguns de seus súditos mais fiéis que se vangloriam de conhecê-la por dentro e por fora.

Ela(E) ia passando faceira em seu gingado natural, engordando uns quilinhos aqui, ao ingerir palavrinhas novas(A), e emagrecendo acolá(D), como sói acontecer às línguas, que, sendo gulosas por natureza, alimentam-se de gregos e troianos. Mas os súditos fiéis(C) interromperam sua marcha normal para reclamar a deformação que vinha sofrendo sua bela figura, causada, principalmente, por estrangeirismos abomináveis.

(PALÁCIO, Adair Pimentel. A revolta das palavras. In: CARVALHO, N. Empréstimos linguísticos na língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2009.)

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

Dependente do atraso

Usar o código penal e leis ordinárias complementares com base na falsa crença de servirem para reduzir a demanda às drogas ilícitas representa uma linha política fracassada no planeta. (...)

Sobre o fenômeno das drogas proibidas, transcrevo as sempre pertinentes e irrespondíveis colocações de Dartiú Xavier da Silveira, médico-psiquiatra e professor da Unifesp. O artigo foi escrito em parceria com Ilona Szabó de Carvalho, da rede Pense Livre:

“Enquanto o Ocidente vive um momento crucial no que diz respeito a políticas de drogas, nas Américas um grupo crescente de líderes, tanto da direita quanto da esquerda, clama por mudanças. Um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos em 17 de maio é enfático: devemos nos mover em direção à descriminalização das drogas. O status quo vigente mostra-se insustentável.

Descriminalizar não é legalizar. É tratar o uso das drogas atualmente ilícitas como problema de saúde pública e não como crime.

O custo decorrente das políticas criminalizadoras e repressivas para famílias e comunidades, e sobretudo para os jovens, é a razão primordial para uma mudança de rumo. A América Latina responde por apenas 9% da população mundial, mas sofre com mais de 30% dos homicídios globais, e suas prisões estão superlotadas. (…)

As políticas repressivas consomem verdadeiras fortunas. Surpreendentemente, os verdadeiros investimentos sociais em prevenção e tratamento, mais eficazes para reduzir o consumo e os danos causados pelas drogas, são comparativamente insignificantes. Os profissionais de saúde concordam que as políticas públicas devam se basear em evidências. Países como Portugal, Suíça, Espanha e República Tcheca têm liderado mudanças a partir de abordagens mais bem-sucedidas e menos danosas do que a simples repressão. E os resultados são claros: menos mortes e doenças, menos corrupção, redução da criminalidade e do poder do crime organizado.

No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito. Exemplo do nosso atraso foi a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 7.663, de autoria de Osmar Terra. O texto aprovado reforça o papel da política de internação involuntária em entidades privadas, medida de exceção cara e pouco eficaz já prevista em lei, em detrimento de investimentos no fortalecimento de uma rede pública de tratamento da dependência. (...)

A OEA tem convocado todos os países das Américas para esse debate. Não podemos ficar para trás.

(MAIEROVITCH, Wálter. Dependente

do atraso. Carta Capital, publicado em 02/06/2013. Disponível em: <http://www.cartacapital.com. br/revista/751/dependente-do-atraso-2176.html>)

No trecho “No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito”, a expressão grifada se refere:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2456934 Ano: 2013
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

A interdisciplinaridade exige que cada especialista ultrapasse os seus próprios limites, abrindo-se às contribuições de outras disciplinas. Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas