Magna Concursos

Foram encontradas 70 questões.

830910 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

O estudo dos riscos constitui uma importante ferramenta para a prevenção e a mitigação dos efeitos dos desastres. Esse estudo leva em consideração duas dimensões: a existência de ameaças e a vulnerabilidade.

Nas análises tradicionais de risco, a vulnerabilidade é mensurada a partir:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830909 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:
Apenas os países que sustentam vantagens competitivasrelevantes nas etapas de criação, design, marketing ecoordenação da cadeia de produção e distribuição da indústriacalçadista conseguem manter um papel ativo na cadeia de valor,enquanto os países que produzem calçados com base em custosde produção baixos (principalmente mão de obra) tendem aperder competitividade.
O deslocamento geográfico da indústria de calçados no mundo écoerente com a dinâmica da concorrência nas cadeias produtivas,cuja competitividade depende de esforços no desenvolvimentodos canais de marketing, dado que a esfera da comercialização éo principal espaço de agregação de valor.


Adaptado de: GUIDOLIN, S. et al. Indústria calçadista e estratégias defortalecimento da competitividade. BNDES Setorial 31, 2010.

A indústria calçadista vem passando por transformaçõessignificativas no seu padrão de concorrência. Nas últimasdécadas, registrou-se uma perda relativa da importância do baixocusto salarial como determinante da competitividade do setor,em favor de fatores como qualidade, design e prazos de entrega.
As mudanças tecnológicas são incrementais. O setor semoderniza por etapas, dada a característica descontínua doprocesso de produção. As fases de costura e montagem ainda sãomuito artesanais, demandando muita habilidade da mão de obrae com isso, limitando o processo de automação,facilitando a entrada de microempresas. Devido ao forteconteúdo artesanal e fragmentação no processo produtivo,mundialmente a indústria de calçados tem características deprodução localizada, estimulando, com isso, as aglomeraçõesgeográficas.

Adaptado de: GORINI, A. et al. A indústria calçadista de Franca. BNDES –Setor de calçados. 2000.

Os textos acima apontam para mudanças no setor industrial calçadista, no qual o Brasil possui uma posição de destaque, sendo o terceiro maior produtor mundial. Apresentam também diferentes aspectos de sua organização espacial. A principal mudança no sistema de produção do setor calçadista e os aspectos de sua organização espacial destacados nos textos são, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830908 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

A estrutura regional que caracterizava o Brasil nos anos 1960, resultante da industrialização, era constituída por três grandes unidades: a área core e sua periferia integrada, as periferias deprimidas e a fronteira de recursos. A diferenciação interna da região Centro-Sul em área core e periferia indicava a tendência de especialização regional no quadro de uma sociedade industrial.

Adaptado de: BECKER, B. e EGLER, C. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

Considerando a área core e sua periferia integrada no final da década de 1960, observa-se que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830907 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

A rede urbana brasileira convive atualmente com um padrão espacial do tipo clássico, em que a hierarquia entre as cidades é bem definida, e um padrão urbano em que algumas cidades, de maior dinamismo, graças à maior eficiência das comunicações, subvertem as noções de hierarquia e de proximidade entre cidades. Cidades com redes técnicas avançadas estão “próximas” a cidades muito distantes, enquanto que cidades vizinhas, em que as redes técnicas são deficientes, mantêm fracas relações entre si. A revolução tecnológica torna as redes urbanas cada vez mais diferenciadas e complexas.

O padrão dominantemente não hierarquizado pode ser observado:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830906 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), institucionalizada em 2007, no âmbito do Ministério da Integração nacional, estabeleceu como seus objetivos primordiais a reversão da trajetória das desigualdades regionais no país e a exploração dos potenciais endógenos da base regional brasileira. Para analisar os padrões de desigualdade regional no território brasileiro, foi elaborado um diagnóstico que combinou diversas variáveis, com destaque para o rendimento médio domiciliar, indicador da condição socioeconômica da população, e para a média geométrica do crescimento do PIB per capita, indicador de dinamismo econômico. Os dados foram agregados por microrregiões e, no caso da região Norte, em virtude da grande extensão territorial das unidades político-administrativas, por municípios.

Os cartogramas abaixo indicam as áreas mais dinâmicas do país na década de 1990 e que apresentavam alto e médio rendimento domiciliar por habitante.

Enunciado 830906-1

Fonte: Ministério da Integração Nacional / IICA. Política Nacional de Desenvolvimento Regional – Sumário executivo. 2007, p. 28-29.
O padrão espacial resultante da combinação dos dois mapas acima denota um maior dinamismo econômico associado a condições socioeconômicas médias e altas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De um grupo de controle para o acompanhamento de uma determinada doença, 4% realmente têm a doença. A tabela a seguir mostra as porcentagens das pessoas que têm e das que não têm a doença e que apresentaram resultado positivo em um determinado teste.

Enunciado 830334-1

Entre as pessoas desse grupo que apresentaram resultado positivo no teste, a porcentagem daquelas que realmente têm a doença é aproximadamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Dos 40 funcionários de uma empresa, o mais novo tem 25 anos e o mais velho tem 37 anos. Considerando a idade de cada funcionário como um número inteiro de anos, conclui-se que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Em uma caixa há doze dúzias de laranjas, sobre as quais sabe-se que:

I - há pelo menos duas laranjas estragadas;

II - dadas seis quaisquer dessas laranjas, há pelo menos duas não estragadas.

Sobre essas doze dúzias de laranjas, deduz-se que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Raíza e Diego resolvem disputar um jogo em que cada um deles lança uma moeda honesta de forma independente e simultânea. Ela será vencedora no caso de dois resultados iguais, e ele, de dois diferentes. As probabilidades de vitória dela e dele são, respectivamente, iguais a:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Suponha que, de um baralho normal, contendo 52 cartas de quatro naipes, é extraído, sem reposição e aleatoriamente, um total de quatro cartas. Se a carta “Ás” é equivalente a uma figura (ou seja, são 4 figuras e 9 números de cada naipe), é correto afirmar que a probabilidade de que todas sejam:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas