Magna Concursos

Foram encontradas 70 questões.

830944 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

O conceito de território é comumente associado à ideia de limites bem definidos e temporalmente estáveis, e tem no Estado Nacional sua principal referência. A geografia, no entanto, vem estudando territorialidades mais flexíveis, como a territorialidade do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Altamente pulverizada, ela contrasta com a estrutura territorial característica de organizações mafiosas ou mesmo do jogo do bicho. No caso do tráfico de drogas, territórios-enclave (favelas) acham-se disseminados pelo tecido urbano, com territórios amigos (pertencentes à mesma organização ou ao mesmo comando) dispersos e separados pelo “asfalto”, para empregar a gíria carioca usual, ou seja, por bairros comuns. Entre duas favelas territorializadas pela mesma organização existe, porém, não apenas “asfalto”; pode haver igualmente territórios inimigos, pertencentes a outro comando. Adaptado de: SOUZA, M. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. et al. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003: 91-92.

A compreensão do tipo de territorialidade descrita no texto acima implica uma articulação entre o conceito de território e o conceito de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830943 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

Dois importantes fenômenos têm chamado atenção no setor financeiro nos anos recentes. O primeiro corresponde ao desenvolvimento dos mercados de microfinanças e ao crescente número de operações de microcrédito. O segundo está relacionado ao enorme crescimento verificado no uso dos correspondentes bancários como canal de atendimento dos bancos.

Adaptado de: DINIZ, E. Correspondentes bancários e microcrédito no Brasil: tecnologia bancária e ampliação dos serviços financeiros para a população de baixa renda. Relatório FGV Pesquisa. 2010.

O crescimento das operações de microcrédito e dos correspondentes bancários no Brasil são explicadas, respectivamente, pelo(a):

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830942 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

“Está longe de ser fácil o trabalho do geógrafo nas zonas pioneiras do Brasil. Sem desprezar as dificuldades materiais, a grande distância entre a cidade de São Paulo e as regiões novas, as deficiências da circulação, a impossibilidade de viajar durante a estação das chuvas, há outras que não enfrentam no mesmo grau os geógrafos acostumados a trabalhar nos países velhos. Nada disso pode surpreender em regiões cujo povoamento está em curso. Mudanças administrativas, incertezas estatísticas, vazios cartográficos, eis outras tantas consequências de um estado de coisas que, a cada dia, se modifica. Tão rápidas são as transformações que tudo que se pode escrever a respeito entra logo na história. Por isso, foi o próprio movimento que eu tentei descrever e explicar: não era possível elaborar uma monografia regional, por isso procurei compor o estudo de uma sociedade em movimento.”

Fonte: MONBEIG, Pierre. Pioneiros e Fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1984, p.18-19

Nos anos 1930 e 1940, Pierre Monbeig estudou a expansão do povoamento em território brasileiro para o oeste de São Paulo e o norte do Paraná. Para compreender as “sociedades em movimento”, Monbeig empregou a noção de “franjas pioneiras”. As franjas pioneiras constituem a expressão geográfica:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830941 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

Em 2014, o IBGE publicou um estudo sobre as ligações aéreas noBrasil, com dados de 2010. Entre as conclusões do estudo,destaca-se que:

•Existem ligações entre a maioria das cidades brasileiras quepossuem aeroportos. A princípio, de qualquer cidade comaeroporto é possível acessar a outra, já que são poucos oscentros que necessitam de mais de um passo para se ligarcom as demais cidades da rede.

•A ligação das seis metrópoles mais populosas do país comSão Paulo era responsável por mais de 25% do total depassageiros transportados.

•Em geral, as viagens para cidades menores e mais periféricastendem a ser mais longas e apresentar custo mais elevado.

As conclusões acima descrevem três aspectos da estrutura da rede de transporte aéreo brasileira. Esses aspectos são, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830940 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

A tabela abaixo apresenta a população residente autodeclaradaindígena e sua variação relativa, segundo as grandes regiõesbrasileiras, de acordo com os Censos Demográficos de 1991, 2000e 2010:

Enunciado 830940-1


Na década 1991/2000, o Censo registrou um aumentoexpressivo, de cerca de 150%, da população autodeclaradaindígena. No período seguinte, entre 2000 e 2010, houve umaretração desse contingente nas regiões Sudeste e Sul, mas asdemais regiões continuaram a apresentar acréscimos.

Para muitos estudiosos, o crescimento da população autodeclarada indígena registrado nas últimas décadas se deve, em grande medida, ao fenômeno da etnogênese, que consiste:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830939 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

A partir da década de 1970, o aprofundamento da globalização reestrutura o espaço econômico mundial, dando a ele uma feição de arquipélago cujos centros produtivos mais competitivos são interconectados por redes logísticas multiescalares. Nesse processo, as atividades portuárias são submetidas à adoção de novos padrões de organização e localização. A sincronização da produção, do transporte e da distribuição insere os portos em arquiteturas logísticas organizadas segundo princípios de flexibilidade operacional e de minimização das rugosidades espaciais e funcionais.

Adaptado de: MONIÉ, F. e VASCONCELOS, F. “Evolução das relações entre cidades e portos: entre lógicas homogeneizantes e dinâmicas de diferenciação”, Confins [Online], n. 15, 2012

Entre as mudanças observadas nos padrões de organização e localização das atividades portuárias nas últimas décadas, com reflexos no território brasileiro, destaca-se uma tendência à:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830937 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:
Na década de 1990, a abertura da economia brasileira à concorrência internacional e as estratégias de atração de investimentos voltados para a competição globalizada impuseram a adoção de novas formas de intervenção na região Nordeste. Entre as novas formas de intervenção na região, destaca-se:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830936 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

A resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas intitulada “O futuro que queremos” data de 2012 e se inscreve no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O documento reconhece que cidades bem planejadas e construídas podem fomentar sociedades sustentáveis em termos econômicos, sociais e ambientais. Nesse sentido, as formas e os usos urbanos foram considerados como dimensões a serem repensadas e planejadas.

Para tornar as cidades ambientalmente sustentáveis, o documento “O futuro que queremos” preconiza:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830933 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

A figura abaixo apresenta o mapa-múndi com as principais placas litosféricas:

Enunciado 830933-1

A teoria da tectônica de placas é um modelo para a Terra, em que a litosfera rígida e fria “flutua” sobre uma astenosfera plástica e quente. A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com placas que deslizam horizontalmente por cima da astenosfera.

Adaptado de: GUERRA, A. e CUNHA, S. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p.67.

Existem diferentes tipos de limites entre placas. O tipo exemplificado pela Falha de San Andreas e um evento geológico associado a ele são, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
830932 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Provas:

O gráfico 1 apresenta a dispersão geográfica das multinacionais brasileiras no mundo. O gráfico 2 apresenta a década da primeira internacionalização das empresas brasileiras.

Enunciado 830932-1

Entre os fatores que explicam a dinâmica de internacionalização das empresas brasileiras nas últimas décadas, está:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas