Magna Concursos

Foram encontradas 250 questões.

Texto

Todas as formas impeditivas da igualdade, tomadas pelo ângulo da uniformidade, ignoram o valor das diferenças ou as condenam aos estreitos espaços do privado e terminam em regimes autoritários, ditatoriais ou mesmo totalitários. Porém, a excessiva consideração das diferenças pode redundar no oposto de sua valorização, isto é, no não enriquecimento do ser social do homem. Algo que se pode verificar em sociedades tomadas por fundamentalismos ou crispações identitárias de qualquer espécie nas quais, como diz Rouanet, domina a ontologização da diferença. É o mesmo autor que defende o que chama "universalismo concreto": "A utopia iluminista é a de uma ética fundada na razão, voltada para a felicidade, capaz de julgar e criticar o existente, e tendo como objetivo uma comunidade argumentativa sem fronteiras, em que a igualdade não signifique nivelamento e em que a universalidade não leve à dissolução do particular".

Carlos Roberto Jamil Cury. Educação inclusiva. In: Anais do congresso brasileiro de qualidade na Educação — formação de professores, v. 1. Brasília: MEC 2002, "Simpósios", p. 350 (com adaptações).

Considerando o texto, julgue o seguinte item.

A colocação proclítica de "se" justifica-se pela presença de locução verbal formada com os verbos poder e verificar.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O novo cenário mundial trouxe (e ainda traz) consigo uma série de mudanças que afetam tanto a realidade empresarial como o processo de comunicação das organizações. O próprio contexto em que as empresas atuam se alterou, exigindo uma constante busca de atualizações e de sobrevivência.

Redução de custos, de cargos e de pessoal (downsizing), terceirizações, programas de qualidade total, nivelamento das funções hierárquicas, horizontalização do processo de tomada de decisões, controle estatístico do processo de produtividade... Aos poucos, vem nascendo um novo perfil da empresa e do funcionário, resultado de uma nova cultura empresarial que afeta a integridade do relacionamento da empresa com seus públicos-alvo.

No caso de empresas públicas, elas ainda são diretamente afetadas por outros aspectos dessa mesma realidade, mais diretamente ligados à crise do Estado-Nação. O poder, antes concentrado nos governos e nas esferas estatais, espelha-se em três direções: para as coletividades; para as empresas e organizações, mais ágeis e flexíveis; e para as grandes empresas que procuram administrar as novas tecnologias que ultrapassam todas as fronteiras.

Nessa redefinição do papel do Estado, uma nova delimitação das fronteiras entre público e privado também se observa, especialmente no que tange à própria definição do termo público.

Heloíza Matos. Comunicação pública e comunicação global. Internet: <http://www.portal-rp.com.b /bibliotecavirtual/assuntoscorrelatos/ comunicacaoesociedade/0083.htm>. Acesso em out./2003 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item que se segue.

A comunicação pública, também chamada de comunicação cívica ou cidadã, tem por princípio informar a população sobre a situação do bem público, repassando dados de interesse do cidadão.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Considerando que o fragmento de texto incluído no item a seguir, na ordem em que esta apresentado, é parte sucessiva de um texto, julgue-o quanto à correção gramatical.

Se esse autor clássico critica o jornalismo, propõe também o lema heróico da classe: desfazer-se de falsas esperanças, denunciar entusiastas ingênuos, aposentar valores reconhecidos e aceitos — sempre depois de tê-los alimentado um a um.

Itens adaptados de José Miguel Wisnik. Ilusões perdidas. In: Adauto Novaes (org.). Ética. São Paulo: Cia. das Letras, Secretaria Municipal de Cultura, 1992, p. 327.

Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Acerca do veto presidencial e de sua apreciação pelo Congresso Nacional, julgue o item que se segue.
Se o presidente da República vetar três artigos de um projeto de lei, o Congresso Nacional deverá apreciar separadamente cada um desses vetos, pois é regimentalmente vedada a apreciação conjunta de vetos a dispositivos diferentes de um mesmo projeto de lei.
Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A respeito da lei de imprensa, do Código de Ética do Jornalista, da regulamentação da profissão de jornalista, da Constituição da República, do Código Brasileiro de Telecomunicações e do Código de Ética da Radiodifusão, julgue o seguinte item.

Os artigos 20, 21 e 22 da Lei n.º 5.250/1967 (Lei de Imprensa) referem-se, respectivamente, a calúnia (imputar falsamente crime a alguém), difamação (ofender a reputação de alguém) e injúria (ofender a dignidade ou o decoro de alguém).

Questão Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

É preciso, desde logo, advertir para o fato de que o campo da Comunicação é difuso quanto à sua natureza epistemológica. Tanto pode ser recortado enquanto campo científico (Ciências Sociais Aplicadas) quanto pode ser encarado como um conjunto de segmentos prático-corporativos, composto por profissionais de comunicação (jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, cineastas, apresentadores, produtores etc), ou ainda um campo do saber político das instituições direta ou indiretamente implicadas na gestão ou no controle dos mass media. Tem-se, assim, abordagens "concorrenciais" diversas.

Luiz Martins. Teorias da comunicação no Século XX: três pólos irradiadores — Chicago, Frankfurt, Birmingham e uma dezena de caminhos. Brasília: Casa das Musas, 2002, p. 5 (com adaptações).

Considerando esse texto, julgue o item que se segue com relação às teorias de comunicação.

As primeiras teorias da comunicação de massa, que se situam, em geral, entre o início do século XX e sua primeira metade, estavam empenhadas em estabelecer modelos e funções para comunicação por meio de pesquisas empíricas. Os teóricos desse período são considerados empírico-funcionalistas, e as primeiras bases teóricas revelam a grande influência das Ciências Exatas, sobretudo da Matemática.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Acerca das proposições sujeitas à deliberação da Câmara dos Deputados e de seu trâmite, julgue o item a seguir.

Se o número de deputados federais for ampliado para 401, o número mínimo de votos necessários para a aprovação de um projeto de lei complementar no Plenário da Câmara será igual a 201.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A respeito da história da imprensa, do rádio e da televisão, julgue o item subseqüente.

A partir do século XV, surgem as primeiras gazetas, com informações úteis acerca da atualidade, os pasquins, com notícias sobre desgraças alheias, e os libelos, de caráter opinativo. Da combinação desses três tipos de impressos resulta o gênero que o século XVII chamou de jornalismo.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Acerca da apreciação de proposições pelo Plenário da Câmara dos Deputados, julgue o item a seguir.

Um deputado pode apresentar emendas a um projeto de decreto parlamentar durante discussão em Plenário dessa proposição.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Acerca da apreciação de medidas provisórias pelo Congresso Nacional, julgue o item subseqüente.

Cada medida provisória deve ser analisada por uma comissão mista do Congresso Nacional constituída especialmente para o fim de emitir parecer a esse respeito.

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas