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Foram encontradas 60 questões.

2407491 Ano: 2010
Disciplina: Design Gráfico
Banca: UFMA
Orgão: AGEHAB
O Art nouveau foi uma corrente estética que esteve em evidência no final do século XIX e início do século XX, e trouxe como influências a inspiração na natureza e nas formas orgânicas. Como expressão, resultou em diversos objetos de consumo, ligados à decoração, à arquitetura e ao design, influenciando a estética de capas de revistas e cartazes.
Dentre os cartazes abaixo, identifique o que se afilia aos preceitos estéticos do Art nouveau.
 

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Leia o texto B e responda à questão.
TEXTO B
O amor foi um dos grandes temas do filósofo Platão. Ele distinguia o amor físico, “superficial”, aquele em que o parceiro pouco importa, pois só a aventura interessa, do amor celeste, em que o amante ama o amado pela sua alma e o sexo entre eles é um elo forte. Esse amor celeste implica regras de conduta para evitar o comportamento intempestivo dos que se entregam ao amor superficial, também dito vulgar. Platão diz que o amante e o amado devem se cuidar para se tornar bons e sábios virtuosos, enfim. Na Idade Média, com o surgimento dos trovadores (os poetas líricos), o amor se tornou um tema privilegiado nas conversas das cortes da Europa. [...]
O amor e suas variantes, o sucesso e o insucesso no amor, a fidelidade e a infidelidade são temas eternos. O que muda é a forma de lidar com o sentimento amoroso. Nós, hoje, não nos orientamos por regras prefixadas e também não inventaríamos os casos possíveis acreditamos, pelo contrário, que cada caso é único, por mais que guarde semelhanças com outros. Com a descoberta do inconsciente, a ideia da particularidade de cada indivíduo se impôs. Sabemos que ninguém vive o amor da mesma maneira.
Também sabemos que o amor se apresenta como um enigma e nunca se deixa decifrar inteiramente ele é indissociável do não saber. Assim, no começo dos anos 80, quando um editor me pediu que escrevesse um livro sobre o tema, eu aceitei a proposta escrevi, porém, que não há como definir o sentimento amoroso. Usei, como epígrafe do livro, uma frase do poeta português Fernando Pessoa: “Anjo... de que matéria é feita a tua matéria alada?”.
Betty Milan IN: Revista Veja, Ed. 2151, 10 de fevereiro de 2010.
São exemplos de uma mesma função sintática os elementos destacados na opção:
 

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Leia o texto B e responda à questão.
TEXTO B
O amor foi um dos grandes temas do filósofo Platão. Ele distinguia o amor físico, “superficial”, aquele em que o parceiro pouco importa, pois só a aventura interessa, do amor celeste, em que o amante ama o amado pela sua alma e o sexo entre eles é um elo forte. Esse amor celeste implica regras de conduta para evitar o comportamento intempestivo dos que se entregam ao amor superficial, também dito vulgar. Platão diz que o amante e o amado devem se cuidar para se tornar bons e sábios virtuosos, enfim. Na Idade Média, com o surgimento dos trovadores (os poetas líricos), o amor se tornou um tema privilegiado nas conversas das cortes da Europa. [...]
O amor e suas variantes, o sucesso e o insucesso no amor, a fidelidade e a infidelidade são temas eternos. O que muda é a forma de lidar com o sentimento amoroso. Nós, hoje, não nos orientamos por regras prefixadas e também não inventaríamos os casos possíveis acreditamos, pelo contrário, que cada caso é único, por mais que guarde semelhanças com outros. Com a descoberta do inconsciente, a ideia da particularidade de cada indivíduo se impôs. Sabemos que ninguém vive o amor da mesma maneira.
Também sabemos que o amor se apresenta como um enigma e nunca se deixa decifrar inteiramente ele é indissociável do não saber. Assim, no começo dos anos 80, quando um editor me pediu que escrevesse um livro sobre o tema, eu aceitei a proposta escrevi, porém, que não há como definir o sentimento amoroso. Usei, como epígrafe do livro, uma frase do poeta português Fernando Pessoa: “Anjo... de que matéria é feita a tua matéria alada?”.
Betty Milan IN: Revista Veja, Ed. 2151, 10 de fevereiro de 2010.
Segundo as ideias extraídas do texto, baseadas no pensamento da autora,
I. cada história de amor é singular em relação a outras.
II. não pode haver semelhanças em histórias de diferentes amores.
III. as contradições no amor são eternas.
IV. predomina, hoje, a visão do amor celeste de Platão.
Está CORRETO o que se afirma em
 

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2403868 Ano: 2010
Disciplina: Design Gráfico
Banca: UFMA
Orgão: AGEHAB
Conjunto de características abstratas, baseadas no imaginário, no contexto histórico, social e tecnológico que irá nortear as escolhas por determinado tipo de técnica visual ou industrial para o desenvolvimento de um projeto gráfico.
A afirmação acima, refere-se à definição de
 

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2403732 Ano: 2010
Disciplina: Design Gráfico
Banca: UFMA
Orgão: AGEHAB
A indústria gráfica renova-se a cada ano, e cada vez mais a rapidez na linha de produção de impressão é necessária para gerar o lucro compatível com os investimentos em maquinário. Para agilizar a aprovação de cores e conferência dos arquivos, lança-se mão das provas de impressão. Sobre a indústria gráfica nos dias de hoje, é pertinente afirmar que
 

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2403473 Ano: 2010
Disciplina: Design Gráfico
Banca: UFMA
Orgão: AGEHAB
Em um software de editoração eletrônica, imagens podem ser inseridas na composição do layout. Se um arquivo destina-se à impressão off-set, para uma impressão ideal, é necessário que estas imagens estejam em modo
 

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2403107 Ano: 2010
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFMA
Orgão: AGEHAB
Para a elaboração de um projeto de identidade de marca, deve-se empreender uma pesquisa para mapear o posicionamento da empresa, produto ou pessoa para os quais se está projetando. Precisa-se apreender a identidade para construir uma imagem.
Sobre o conceito de identidade, pode-se afirmar:
 

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2401341 Ano: 2010
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFMA
Orgão: AGEHAB
“O desenho convencional de marcas e signos de identificação gráfica não supera o caráter de uma ilustração.”
(Norberto Chaves, La marca corporativa, 2008).
O autor nos aponta uma visão inovadora, que amplia o universo sobre a construção de identidades de marca.
No contexto da citação acima, marca é
 

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A questão baseia-se no texto A.
TEXTO A
O discurso foi excelente. Direto, sem ser raso. Técnico, sem ser chato. Sensível, sem ser piegas. No horário nobre da quarta-feira passada, o presidente Barack Obama falou durante 47 minutos em sessão conjunta do Congresso com o objetivo de virar o jogo a favor de sua proposta de reforma do sistema de saúde. Depois de promovê-la a prioridade número 1 de sua agenda doméstica, e vê-la ser estraçalhada nas inúmeras reuniões que deputados e senadores fizeram com eleitores no recesso parlamentar de agosto, Obama está sendo convidado a descer do palanque para ser apresentado à realidade. E a realidade é o avesso de sua utopia: a maioria, exatamente 51% na última pesquisa, é contra a reforma da saúde. Traduzindo: os americanos não querem um sistema público de saúde para competir com as empresas privadas e não gostam da ideia de o governo administrar o sistema atual para evitar abusos das seguradoras. Por trás disso, há uma mensagem cujas raízes remotam à história do país: a maioria dos americanos desconfia da honestidade, dos propósitos e da competência dos governos – qualquer governo.
Na superfície, o debate sobre a saúde nos Estados Unidos provoca divergências técnicas. Na proposta de Obama, todos os americanos serão obrigados a ter plano de saúde. Mas qual o leque mínimo dos benefícios? Obama promete que o governo vai subsidiar quem não puder comprar um plano. Mas de quanto será o subsídio? Obama disse, pela primeira vez, que o custo da reforma em dez anos será, no máximo, de 900 bilhões de dólares e o grosso do dinheiro virá da redução do desperdício e das fraudes. Mas de onde saiu o cálculo do que escorre pelo ralo do desperdício e das fraudes? Encerrado o discurso de Obama, a atenção da imprensa e dos políticos foi concentrada nessas dúvidas.
André Petry IN: Revista Veja, 16 de setembro de 2009.
A conjunção “mas” expressa basicamente uma relação de sentido tipicamente reconhecida entre dois conteúdos. Em alguns enunciados, essa relação se torna mais clara, conforme o efeito que o enunciador pretende produzir.
Considerando o contexto, pode-se afirmar que a conjunção “mas”, no início das interrogativas formuladas no texto, no último parágrafo,
 

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2399049 Ano: 2010
Disciplina: Design Gráfico
Banca: UFMA
Orgão: AGEHAB
O uso massificado do computador na criação de projetos gráficos trouxe certa pasteurização à linguagem gráfica, ditada pelo uso de softwares e inspirações em estéticas já exploradas ao extremo. Uma das estratégias de diferenciação do design na contemporaneidade pode ser observada na família tipográfica digital denominada “1Rial”, que pode ser observada abaixo. Esta abordagem estética filia-se ao
Enunciado 2908300-1
 

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