Magna Concursos

Foram encontradas 80 questões.

Três estudantes A, B e C estão em uma competição de natação. Os estudantes A e B têm a mesma probabilidade de vencer e cada um tem o dobro da probabilidade de vencer que o estudante C
Admitindo-se que não haja empate na competição, é FALSO afirmar que a probabilidade de
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Leia o Texto II para responder a questão.
Texto II
Desconforto com a Escravidão
Nas últimas horas de viagem a cavalo, Darwin relata que “o caminho ficou cada vez mais difícil, porque atravessa uma terra selvagem e pantanosa”.
(...)
Darwin fica profundamente impressionado com a fecundidade da região e imagina a quantidade de alimentos que poderá produzir num futuro distante. A selva o fascina e as nuvens de vapor d’água que sobem das matas o deixam extasiado, mas daí também irá emergir uma imagem do terror.
Na fazenda, junto ao rio Macaé, Darwin relata um desencontro, que não detalha, e que, por pouco, não dividiu pelo menos 30 famílias de escravos, levando filhos e mulheres para a venda no mercado carioca, depois de uma convivência de anos. Diz que interesses estritamente financeiros, e não humanistas, evitaram essa cruel separação. Ele suspeita que o proprietário da fazenda nem sequer possa ter se dado conta da brutalidade de seu ato “infame”.
O grupo cruzava um rio, provavelmente, o rio Macaé, conduzido por um negro, quando outra cena relacionada à escravidão chocou Darwin profundamente. O negro tinha alguma dificuldade de comunicação, o que fez com que Darwin tentasse comunicar-se com ele por mímica e outros sinais. Num desses movimentos, conta ele, suas mãos passaram próximo ao rosto do homem, levando-o a acreditar que Darwin estava enraivecido por alguma razão e iria golpeá-lo. O negro abaixou imediatamente as mãos, semicerrou os olhos e dirigiu-lhe um olhar temeroso. Darwin relata o profundo sentimento de surpresa, desconforto e vergonha que se apoderara dele e que jamais iria esquecer.
(...)
O retorno ao Rio marca uma nova fase de êxtase com a Natureza e coleta de espécimes animais e vegetais. Nesse período, Darwin ficara hospedado em uma casa à beira-mar (cottage) em Botafogo. Sobre essas semanas diz que é “impossível sonhar com algo mais delicioso que essa estada de algumas semanas num país tão impressionante”. “Na Inglaterra”, continua Darwin, “os interessados em história natural têm vantagem no sentido de que sempre descobrem alguma coisa que lhes chama a atenção, mas nesses climas tão férteis, repletos de seres animados, para fazer uma caracterização, descobertas novas são feitas a cada instante e são tão numerosas que só se pode avançar com dificuldade”.
(...)
Em 5 de julho, Darwin deixa definitivamente o Rio de Janeiro e o Brasil rumo à Patagônia e à passagem que o levará a Galápagos e às observações que o conduzirão ao evolucionismo. Ainda que a um enorme custo pessoal e ao receio desesperado de, literalmente, implodir os valores de sua época, como se constata nas cartas angustiadas que trocou com sua prima e futura esposa, Emma Wedgwood. No final de 2008, o tetraneto de Darwin, Randal Keynes, conheceu a rota percorrida pelo naturalista.
CAPAZZOLI, Ulisses. Scientfic American Brasil. Fev. 2009, nº 81, ano 7. Edição Especial – Pág.92-93 (Adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta uma inferência FALSA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Leia o Texto I para responder a questão.
Texto I
Darwin no Brasil
Encanto com a Natureza e choque com a escravidão
Na passagem pelo Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, Darwin descobre um mundo novo de sedução e horrores.
Em 27 de dezembro de 1832, depois de ser deslocado duas ou três vezes por ventos contrários, o HMS Beagle, um brigue com 10 canhões sob o comando do capitão Fitz-Roy deixou a localidade de Davenport, no sudoeste da Inglaterra, para uma viagem de quatro anos e nove meses ao redor do mundo.
Um personagem, que a história tornaria o passageiro mais importante a bordo do Beagle, tinha pouco mais de 22 anos e havia sofrido alguns reveses profissionais antes de se envolver com a história natural. Charles Robert Darwin (Shrewsbury, 12 de fevereiro de 1809 – Downe, Kent, 19 de abril de 1882), cujo nome seria sinônimo de evolucionismo, ainda era um criacionista despreocupado, quando o Atlântico se abriu a sua frente para a viagem que reformularia não apenas suas convicções pessoais, mas mudaria profundamente toda a história da ciência.
Darwin fez uma parada no arquipélago de Cabo Verde, onde registrou minuciosamente suas observações e se impressionou com o arquipélago de São Pedro e São Paulo, antes de passar por Fernando de Noronha. Mas foi no Rio de Janeiro, especialmente por uma incursão de alguns dias pelo interior, que pôde sentir a diversidade de Natureza que deveria conhecer antes de, inteiramente contra a vontade, tornar-se um evolucionista.
Em Viagens de um naturalista ao redor do mundo (Voyage of a naturalist round the world), em que faz um detalhado registro de sua longa exploração, Darwin dedica menos de dez páginas a Salvador, na Bahia, aonde chegou em 29 de fevereiro de 1833, para uma estada curta, mas já fascinado pela exuberância da natureza tropical.
Em 4 de abril, o Beagle atracou no Rio de Janeiro e aí começaram as descobertas que, do ponto de vista natural, seduziram e encantaram o jovem naturalista, ainda que, do ponto de vista social, tenham sido motivo de frustração, desencanto e, em alguns momentos, de completo horror.
(...)
A incursão começou em 8 de abril, formada por uma equipe de sete pessoas. Darwin conta que, em meio a um calor intenso, o silêncio da mata é completo, quebrado apenas pelo voo preguiçoso de borboletas. A vista e as cores na passagem de Praia Grande (atual Niterói) absorvem toda a atenção de Darwin ao menos até o meio-dia, quando o grupo para, para almoçar em “Ithacaia”, aldeia cercada de choças ocupadas por negros escravos.
Com a lua cheia, que nasce cedo no céu, o grupo decide prosseguir viagem para dormir na Lagoa de Maricá e, no trajeto, passam por regiões escarpadas, entre elas uma meseta em torno de onde escravos formaram quilombos, a que Darwin se refere genericamente como refúgio. Aí, reproduz um relato que diz ter ouvido de alguém. Um grupo de soldados teria sido enviado para recuperar esses fugitivos e todos se renderam, à exceção de uma mulher, já velha, que se atira contra as rochas. Então, ele faz uma das observações que revelam sua
profunda repulsa à escravidão que tem diante dos olhos: “Praticado por uma matrona romana esse ato seria interpretado e difundido como amor à liberdade, mas da parte de uma pobre negra, limitaram-se a dizer que não passou de um gesto bruto.”
CAPAZZOLI, Ulisses. Scientfic American Brasil. Fev. 2009, nº 81, ano 7. Edição Especial. Pág.90.(Adaptado)
Leia o trecho abaixo, considerando-o no parágrafo em que ele se insere.
“Praticado por uma matrona romana esse ato seria interpretado e difundido como amor à liberdade, mas da parte de uma pobre negra, limitaram-se a dizer que não passou de um gesto bruto.”
É possível afirmar que, no fragmento acima, o autor utiliza uma estratégia argumentativa denominada
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
No circuito elétrico abaixo, a carga elétrica do capacitor, em !$ μC !$, é
Enunciado 1370288-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Sejam !$ z=x+yi !$ ( !$ x \, ∈ \, \mathbb{R}^*, y \, ∈ \, \mathbb{R}^* !$ e !$ i !$ a unidade imaginária), !$ \bar{z} !$ o conjugado de !$ z !$ e !$ λ !$ o lugar geométrico dos pontos P(x, y) do plano cartesiano para os quais !$ z. \bar{z}=2x+3 !$
Se A e B são os pontos de interseção de !$ λ !$ com o eixo !$ \overleftrightarrow{Oy} !$ e se A' é o ponto de interseção de !$ λ !$ com o eixo !$ \overleftrightarrow{Ox} !$ que possui a menor abscissa, então a área do triângulo A'AB é, em unidades de área, igual a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Sobre a função real !$ f: D \rightarrow \mathbb{R} !$ dada por !$ f(x)=1+ \log_2(x^2) !$, é INCORRETO afirmar que é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
All light on the night
Our cities and towns are far from silent at night. As most of us are going to bed, a lot of workers are just going to their jobs. It is estimated that up to a fifth of the working population carries out its duties at night - running hospitals and maintaining power stations, for example.
There is one problem: They have the same biological clock as day workers. Night workers often have trouble sleeping through the day, and sometimes find it harder to stay awake, which means mistakes are more likely to happen. Dr Lawrence Smith, a psychologist, discovered that among people who do the same job, night workers suffered 20% more injuries than day workers.
He is now testing the theory that the light can be used to fool the human body clock.The body clock appears to be influenced by light, because one chemical at its disposal is sensitive to light.
Adapted from Advance your English
We can replace the pronoun 'who' by
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Seja a função real f definida por !$ f(x)= \cos(4x)- \sin \left( {\large{ \pi \over 2}} -6x \right) !$
Marque a alternativa que possui a melhor representação, no ciclo trigonométrico, de todas as raízes da função f
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Rosana Fisher works at an outdoor activities centre on the west coast of Scotland. She teaches mountain climbing, scuba diving and hang-gliding. She's talking to some young people who've just arrived at the centre:
I - 'You can't do any of the activities unless you're with an instructor.'
II - 'We won't let you start an activity if you don't have the correct equipment.'
III - 'You can't go scuba diving unless you've done the training course.'
IV - 'Remember you can't leave the centre unless you say where you're going.'
English Grammar in Steps - Richmond
Mark the option which shows another way to rewrite the conditional sentences above, correctly.
I - You can do none of the activities if you don't be with an instructor.
II - We will not let you start an activity unless you have the correct equipment.
III - You cannot going scuba diving if you haven't done the training course.
IV - Remember you can't leave the centre if you don't say where you go.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Uma pequena fábrica de cintos paga a seus funcionários o salário, conforme tabela abaixo
CARGO
SALÁRIOS
(em reais)
Nº DE
FUNCIONÁRIOS
COSTUREIRO(A) 1000 10
SECRETÁRIO(A) 1500 4
CONSULTOR 2 000 3
GERENTE X 1
Certo mês, houve um aumento de 10% sobre os salários da tabela acima para todos os cargos.
Sabendo-se que a nova média salarial passou a ser de 1650 reais, o novo salário do gerente é, em reais, igual a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas