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Culture Shock
“Adjusting to a new culture and way of life is both exciting and challenging – you will experience some highs and lows during your time abroad. During these times of difficulty, just remind yourself that these cultural differences are the reason we all love to travel – to experience the unknown! Remember it’s just a phase!
As you adjust to the routine of daily life, that initial sense of adventure will wear off. During this phase you may start to miss your friends and families. During this time, you may find it hard to keep a positive attitude. You may be tempted to withdraw from people around you or even become hostile. At this point it is helpful to know that for most people this phase doesn’t last too long.”
Challenge, Richmond Publishing
One of the statements from the text shows different moments lived by people who are abroad. Mark it, according to the text.
 

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Um corpo de massa m, preso à extremidade de um fio, constituindo um pêndulo cônico, gira um círculo horizontal de raio R, como mostra a figura.
Enunciado 3142388-1
Sendo g a aceleração da gravidade local e !$ θ !$ o ângulo do fio com a vertical, a velocidade do corpo pode ser calculada por
 

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Uma pessoa deve escolher (não importando a ordem) sete, dentre dez cartões numerados de 1 a 10, cada um deles contendo uma pergunta diferente. Se nessa escolha houver, pelo menos três, dos cinco primeiros cartões, ela terá n formas de escolha. Sendo assim, pode-se afirmar que n é um número.
 

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Analise as alternativas abaixo e marque a correta.

 

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Considere a tabela para cálculo do imposto de renda a ser pago à Receita Federal no ano de 2007 - ano base 2006 (valores arredondados para facilitar os cálculos).
Enunciado 3101260-1
Para se conhecer o rendimento para base de cálculo, deve-se subtrair do rendimento bruto todas as deduções a que se tem direito. Esse rendimento para base de cálculo é multiplicado pela alíquota correspondente. Em seguida, subtrai-se a parcela a deduzir correspondente, de acordo com a tabela acima, obtendo-se assim o valor do imposto de renda a ser pago.
Um trabalhador, cujo rendimento bruto foi de R$ 50.000,00 teve direito às seguintes deduções: R$4.400,00 com o total de gastos em educação, R$ 5.000,00 com o total pago à Previdência e R$ 1.500,00 por dependente.
Nessas condições, sabendo-se que o valor do imposto pago por esse trabalhador, no ano de 2007, foi de R$ 3.515,00, o número de dependentes considerado foi
 

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A throw-away world
A lot of people feel that pollution has become one of the biggest problems in the world today. But when we talk about pollution, what do we really mean? Well, when you pollute something, you make it dirty or dangerous for other people or animals. If you put engine oil in water, you will pollute it; nobody will be able to drink it or wash in it. All over the world, there are people polluting the land, the sea and the air.
The main reason for pollution is waste – something which is no longer needed. Waste can be many things. It can be yesterday’s newspaper, an old car, your dirty bath water, or smoke from a factory chimney. Some waste is dangerous because it contains poisons. This kind of waste is called toxic waste, and it is the problem of toxic waste which is worrying many people – and governments – today.
All living things, especially people, make waste. There are more than six billion people in the world. They all need to eat, dress and travel about. Most of them need to heat their homes as well. They buy things, they use them and they throw their old things away. Nowadays, we live in a ‘throw-away’ world.
(Adapted from Recycling – Factfiles, Oxford.)
Mark the alternative that represents the same idea as the first sentence of the text.
 

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Responda a questão de acordo com o texto IV.
Texto IV
Carta do Índio Chefe Seatle, “Manifesto da Terra-Mãe”
“Como podeis comprar ou vender o céu, o calor da terra? A idéia não tem sentido para nós.
Se não somos donos da frescura do ar ou do brilho das águas, como podeis querer comprá-los? Qualquer parte desta terra é sagrada para meu povo. Qualquer folha de pinheiro, cada grão de areia nas praias, a neblina nos bosques sombrios, cada monte e até o zumbido do inseto, tudo é sagrado na memória e no passado do meu povo. A seiva que percorre o interior das árvores leva em si as memórias do homem vermelho.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Nós sabemos que o homem branco não entende o nosso modo de ser. Ele não sabe distinguir um pedaço de terra de outro qualquer, pois é um estranho que vem de noite e rouba da terra tudo de que precisa. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, depois de vencida e conquistada, ele vai embora, à procura de outro lugar.
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
O ar é inestimável para o homem vermelho, pois dele todos se alimentam. Os animais, as árvores, o homem, todos respiram o mesmo ar. O homem branco parece não se importar com o ar que respira. Como um cadáver em decomposição, ele é insensível ao mau cheiro. Mas se vós venderdes nossa terra, deveis recordar que o ar é precioso para nós, que o ar insufla seu espírito em todas as coisas que dele vivem. O vento que deu aos nossos avós o primeiro sopro de vida é o mesmo que lhes recebe o último suspiro.
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Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o bisonte, que nós caçamos apenas para sobreviver. Que será dos homens sem os animais? Se todos os animais desaparecem, o homem morrerá de solidão espiritual. Porque o que suceder aos animais afetará os homens. Tudo está ligado.
Deveis ensinar a vossos filhos que o solo que pisam são as cinzas de nossos avós. Para que eles respeitem a terra, ensina-lhes que ela é rica pela vida dos seres de todas as espécies. Ensinai aos vossos filhos o que nós ensinamos aos nossos: Que a terra é a nossa mãe. Quando o homem cospe sobre a terra, cospe sobre si mesmo. De uma coisa nós temos certeza: A terra não pertence ao homem branco; o homem branco é que pertence à terra. Disso nós temos a certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado. O que fere a terra fere também aos filhos da terra.
O homem não tece a teia da vida; é antes um dos seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.
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Esta terra tem um valor inestimável para Ele, e ofender a terra é insultar o Criador. Também os brancos acabarão um dia talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminai os vossos rios e uma noite morrerão afogados nos vossos resíduos.
Contudo, caminhareis para a vossa destruição, iluminados pela força do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum desígnio especial vos deu o domínio sobre ela e sobre o homem vermelho. Este destino é um mistério para nós, pois não compreendemos como será no dia em que o último bisonte for dizimado, os cavalos selvagens domesticados, os secretos recantos das florestas invadidos pelo odor do suor de muitos homens e a visão das brilhantes colinas bloqueada por fios falantes. Onde está o matagal? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. Termina a vida começa a sobrevivência.”
(http://mnemosyne.blog-city.com/a-carta-do-indio-seatllemanifesto-da-terramae.htm )
Os emissores do Texto I, II, III e IV guardam, predominante e respectivamente, as seguintes características:
 

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A questão refere-se ao texto III. Leia-o atentamente para respondê-la.
Texto III
Durante debate recente em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal e ex-Ministro da Educação, Senador Cristovam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.
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Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar que esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
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Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida.
Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de comer e de ir à escola. Internacionalizaremos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Ainda mais do que merece a Amazônia.
Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa.
Só nossa!
(http://www.culturabrasil.org/amazoniadobrasil.htm)
Considerando a relação semântica, relacione a 1ª coluna com a 2ª e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Coluna 1
(1) Volúpia da especulação
(2) Patrimônio natural amazônico
(3) Reservas florestais
(4) Especuladores globais
Coluna 2
( ) Conservação da fauna e flora.
( ) Desejo avultado de exploração
( ) Exploração das reservas do planeta.
( ) Reconhecimento da floresta como bem tombado para usufruto dos cidadãos.
 

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Leia atentamente o Texto I para responder a questão.
Texto I
Hino Nacional
Precisamos descobrir o Brasil!
Escondido atrás das florestas,
com a água dos rios do meio,
o Brasil está dormindo, coitado.
Precisamos colonizar o Brasil.
O que faremos importando francesas
muito louras, de pele macia,
alemãs gordas, russas nostálgicas para
garçonettes dos restaurantes noturnos.
E virão sírias fidelíssimas.
Não convém desprezar as japonesas...
Precisamos educar o Brasil.
Compraremos professores e livros,
assimilaremos finas culturas,
abriremos dancings e subvencionaremos as elites.
Cada brasileiro terá sua casa
com fogão e aquecedor elétricos, piscina,
salão para conferências científicas.
E cuidaremos do Estado Técnico.
Precisamos louvar o Brasil.
Não é só um país sem igual.
Nossas revoluções são bem maiores
do que quaisquer outras; nossos erros também.
E nossas virtudes? A terra das sublimes paixões...
os Amazonas inenarráveis... os incríveis João-Pessoas...
Precisamos adorar o Brasil!
Se bem que seja difícil caber tanto oceano e tanta
[solidão
no pobre coração já cheio de compromissos...
Se bem que seja difícil compreender o que querem
[esses homens,
por que motivo eles se ajuntaram e qual a razão de seus
[sofrimentos.
Precisamos, precisamos esquecer o Brasil!
Tão majestoso, tão sem limites, tão despropositado,
ele quer repousar de nossos terríveis carinhos.
O Brasil não nos quer! Está farto de nós!
Nosso Brasil é no outro mundo. Este não é o Brasil.
Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os brasileiros?
(Andrade, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo - 12ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.)
Marque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A segunda e terceira estrofes apresentam uma ironia em relação às necessidades e interesses do Brasil.
( ) As palavras inenarráveis, incríveis (verso 25) e despropositado (verso 33) originaram-se pelo mesmo processo de formação das palavras.
( ) O texto valoriza as importações utilizadas na formação da cultura brasileira.
( ) A substituição de "precisamos descobrir o Brasil" por precisamos de descobrir o Brasil está de acordo com a norma culta.
( ) O eu-lírico posiciona-se contrariamente ao tratamento idealizado dado ao Brasil.
A sequência correta é
 

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Considere as curvas, dadas pelas equações
(I) !$ 16x^2+4y^2+128x-24y+228=0 !$
(II) !$ y=7-\left\vert x \right\vert !$
(III) !$ y^2-6y-x+5=0 !$
Analise cada afirmação a seguir, classificando-a em VERDADEIRA e FALSA.
(01) O gráfico de (I) é representado por uma elipse, de (II) por duas retas e de (III) por uma parábola.
(02) O centro de (I) é um ponto de (II) e coincide com o vértice de (III)
(04) A soma das coordenadas do foco de (III) é um número menos que -1
(08) A excentricidade de (I) é igual a !$ \cos \large{ \pi \over 6} !$
A soma dos itens verdadeiros é um número do intervalo
 

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