Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

O fortalecimento do diálogo entre gestão e equipes da Atenção Básica (AB) e da Vigilância em Saúde (VS) possibilita eleger prioridades para o enfrentamento dos problemas identificados no território e definir em conjunto as ações mais adequadas para a realidade local (BRASIL, 2018). Diante desses pressupostos, o território deve ser único para as equipes de AB em articulação com as equipes de VS, as quais devem atuar em conjunto ou ter algumas atribuições em comum com vistas à promoção da saúde (CONASEMS, 2021).

Em relação às atribuições comuns às equipes de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

(_) Realizar busca ativa e notificar doenças e agravos de notificação compulsória.

(_) Monitorar, de modo permanente, a cobertura vacinal e a morbimortalidade, entre outros processos.

(_) Incorporar práticas de vigilância, gestão da clínica e matriciamento no processo de trabalho cotidiano.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Aprofundar a discussão da interprofissionalidade, apresentada por Costa et al. (2018), demanda uma melhor compreensão dos aspectos que promovem a interface ou articulação entre duas esferas: educação interprofissional e prática colaborativa. Nesse sentido, a literatura vem discutindo as diferentes dimensões desses aspectos, justificando, assim, a necessidade de pensar ações e estratégias que se articulem, pois cada uma tem sua importância e mantém relação de dependência mútua.

Considerando esse referencial, associe as dimensões apresentadas na coluna à esquerda com as afirmativas destacadas na coluna à direita.

(1) Dimensão Macro

(2) Dimensão Meso

(3) Dimensão Micro

(_) Envolve apoio institucional para que as mudanças aconteçam nas organizações curriculares.

(_) Envolve políticas de educação e de saúde que valorizam a educação interprofissional como base teórico-conceitual e metodológico para o desenvolvimento de competências colaborativas, no intuito de formar profissionais mais aptos ao efetivo trabalho em equipe.

(_) Envolve aspectos/estratégias que facilitam a socialização, aumentando as oportunidades de os alunos aprenderem juntos, o que diminui os estereótipos e influencia positivamente o desenvolvimento de novas atitudes em relação a sua profissão e à dos outros.

(_) Envolve o empoderamento dos atores para a condução de iniciativas que fortaleçam a interprofissionalidade na formação profissional e no trabalho em saúde.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Quando se preconiza um sistema de saúde regionalizado, formado por redes de atenção integradas e serviços de saúde organizados em função de necessidades, identifica-se que as formas tradicionais de comunicação em rede e de coordenação do cuidado mostram franco esgotamento. Nesse sentido, CONASEMS (2021) traz uma outra noção de comunicação ampliada que está relacionada à(s) ________________, à _____________________ e à composição de uma _________________, o que pressupõe a composição de comunidades que ultrapassam os contornos definidos dos segmentos e níveis de atenção.

De acordo com CONASEMS (2021), assinale a alternativa que preenche corretamente todas lacunas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

As linhas de cuidado são um dispositivo que tem como objetivo gerar percursos ágeis, seguros e resolutivos em resposta às necessidades de saúde dos indivíduos e coletividades (POSSA et al., 2020). Sobre as linhas de cuidado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

(_) A diversidade de cuidados, em resposta às necessidades das pessoas, demanda que a construção das linhas de cuidado sejam pactuadas e reinventadas permanentemente nos territórios, nos serviços, nos fluxos e nas práticas dos trabalhadores.

(_) A centralidade nas necessidades e a construção de respostas no cotidiano dos serviços por meio de encontros entre trabalhadores e usuários e de forte atuação das gestões locais são fundamentais para desenhar as trajetórias de cuidado, que reconheçam a diversidade e a singularidade dos indivíduos e dos coletivos em cada território.

(_) As redes de atenção remetem às estruturas institucionalizadas e normatizadas, enquanto as linhas de cuidado são construídas em cada contexto e instituídas de práticas por meio da articulação dos trabalhadores, usuários e gestores, num processo permanente de aprendizagem para a reconstrução da organização do trabalho.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Sobre diferentes arranjos tecnológicos do trabalho em saúde e dos encontros entre trabalhadores e usuários (MERHY; FEUERWERKER, 2016), considere as afirmativas a seguir.

I - O aprendizado da utilização das tecnologias duras e leve-duras, que possibilitam a melhor técnica para a produção do cuidado, favorece as implicações com o trabalho, uma vez que essas tecnologias ampliam a valorização dos usuários, ao conferirem a centralidade da atenção aos profissionais e procedimentos.

II - As intervenções orientadas por normas, formuladas com base em situações semelhantes sistematizadas nas evidências científicas, reafirmam o usuário como sujeito na sua inteireza e singularidade, potencializando o encontro, a escuta e a participação para a produção do cuidado.

III - O melhor plano de cuidado é resultado tanto do reconhecimento do usuário como alguém que apresenta demandas, tem valores, saberes, potências e desejos e é considerado gestor legítimo da sua vida, quanto da capacidade do trabalhador para se deixar afetar pelo outro.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Desde os primórdios do SUS, surgiram novas políticas de saúde e hospitalares no Brasil. As mudanças no cenário da atenção à saúde apontam a necessidade de transformação do hospital tradicional e a superação do modelo assistencial centrado nas visitas pontuais, "no qual o usuário 'veste a roupa' de paciente e se desveste de sua individualidade, interesses, desejos e perspectivas (...)" (CHIORO et al. 2021, p. 63).

Com relação a esse contexto, considere as afirmativas a seguir.

I - A negação das necessidades de transformação do hospital tem como resultado a sensação de desassistência e falta de cuidado, uma vez que os usuários não consideram que suas necessidades são atendidas.

II - O hospital tradicional caracteriza-se pela articulação na rede de atenção, pela aposta na centralidade da atenção básica para coordenação do cuidado e pelo empenho na construção de planos transversais de cuidado.

III - A articulação do hospital na rede de atenção se efetiva por meio da utilização adequada de tecnologias e da garantia da continuidade do cuidado para com as pessoas nos pontos de atenção.

IV - A eficiência e suficiência dos hospitas restringem a instrumentalização dos usuários para realizarem escolhas sobre o seu cuidado, uma vez que são os profissionais que estão habilitados para orientá-los.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Massuda (2020) aponta que, em 2019, houve mudanças no financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa "Previne Brasil". Considerando os efeitos dessa política apontados pelo autor para a atenção à saúde e para o Sistema Único de Saúde brasileiro, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

No Brasil, a Emenda Constitucional n.º 95, de 2016, estabelece novo regime fiscal para o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União. Essa nova regra limita as despesas primárias do governo federal por vinte anos e é um exemplo de políticas de austeridade fiscal.

Considerando as consequências das políticas de restrição de gastos públicos para as populações (SANTOS; VIEIRA, 2018), é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Os direitos e as políticas socias são criados em consonância com valores solidários e com o formato das relações entre cidadãos e Estado em cada sociedade. Podem ser organizados para todos, para alguns ou para grupos com base na história de cada país. As políticas sociais podem estar orientadas tanto por projetos neoliberais, cuja estratégia é a austeridade fiscal que resulta na restrição dos gastos do Estado, quanto em projetos baseados na construção da proteção social, na universalidade, na justiça social e na solidariedade possíveis pela garantia de gastos sociais (SANTOS; VIEIRA, 2018). Considerando as características das políticas sociais restritivas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

(_) São relacionadas a valores individualistas em que se reconhece a superioridade do mercado e as privatizações como forma de alocar com mais eficiência os recursos nas sociedades.

(_) Consideram a moderação nos gastos públicos, garantindo a poupança dos empresários e, portanto, a geração de empregos, o bem-estar do consumidor e a igualdade entre aqueles que têm maior e menor consumo.

(_) São importantes para o investimento nos jovens e para o crescimento futuro, tanto do Produto Interno Bruto (PIB) quanto dos empregos nos países.

(_) Ampliam a desigualdade, a iniquidade, a injustiça social, comprometem o crescimento sustentável da economia e mantêm as parcelas mais ricas da sociedade.

(_) São alternativas para a recessão econômica na medida em que concentram renda no topo da pirâmide social. Por meio da ampliação de investimentos privados, aumentam o PIB dos países.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Frente ao cenário sanitário do período posterior à Revolução Industrial, surgiram as formulações do movimento da medicina social (MENEGHEL, 2015).

Considerando esse movimento é correto afirmar que

Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas