Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2054896 Ano: 2021
Disciplina: Veterinária
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A sutura desempenha um papel importante no reparo de feridas, promovendo hemostasia e suporte para o tecido de cicatrização. Tecidos diferentes apresentam diferentes requisitos quanto ao suporte da sutura, variando o tempo previsto para cicatrização. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I - Suturas cruzadas, formando um “X”, são aposicionais e utilizam menos material do que as simples interrompidas para fechar a incisão na pele, garantindo ainda a segurança de um padrão interrompido.

II - São exemplos de suturas interrompidas: padrão Halsted, padrão Gambee e padrão Connell.

III - Suturas de padrão Lembert e padrão Cushing promovem a inversão das bordas e, quando utilizadas em vísceras ocas, não penetram no lúmen do órgão.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Diante da complexidade do processo de avaliação de risco para o trabalho com agentes virais, devemos considerar vários aspectos de biossegurança.

Com relação a esse contexto, considere as afirmativas a seguir.

I - A dose infectante é a quantidade do agente viral necessário para iniciar uma infecção.

II - A dose infectante não é um fator relevante para a análise de risco referente à manipulação do agente viral.

III - A resistência viral está relacionada com a capacidade de sobrevivência do agente biológico viral no meio ambiente.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Em relação às metas e indicadores para avaliação e monitoramento da Política Nacional de Vigilância em Saúde, os itens que devem compor os instrumentos de gestão incluem

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) estabelece que toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água. É correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A avaliação qualitativa de Escherichia coli como indicadora de contaminação fecal tem sido utilizada nas análises das condições de higiene dos processos de fabricação de alimentos. Com relação a esse contexto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A identificação e a quantificação de coliformes fecais e totais (termotolerantes) são indicadoras de qualidade de alimentos em todo mundo.

( ) A presença de coliformes fecais em alimentos processados evidencia contaminação na póssanitização ou no processamento industrial, indicando práticas inadequadas de higiene e manipulação dos alimentos.

( ) Escherichia coli causa diarreia em humanos. O microrganismo acomete, principalmente, a população infantil de países em desenvolvimento ou emergentes.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica e estabelece revisão das diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do SUS, considere as afirmações a seguir.

I - Compete às Secretarias Municipais de Saúde fomentar a mobilização das equipes de saúde e garantir espaços para a participação da comunidade no exercício do controle social.

II - Caberá ao Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais de relevância para a promoção da qualidade de vida da população, como ações e programas de educação, esporte, lazer, assistência social, entre outros.

III - Será definido pela Secretaria Estadual de Saúde, a depender da disponibilidade orçamentária, o percentual de financiamento das equipes da Atenção Básica.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa granulomatosa crônica e de caráter progressivo, produzida por bactérias do gênero Mycobacyterium. O complexo Mycobacterium tuberculosis (CMT) consiste em um grupo de _______________, composto por sete diferentes espécies. Os ______________ são os mais importantes hospedeiros- reservatórios de M. tuberculosis. Cães e gatos são suscetíveis à infecção por ____________ e ambos podem eliminar bacilos pelas secreções respiratórias, quando apresentam pneumonia tuberculosa. Nessas espécies, a porta de entrada mais comum para as infecções por _____________ é o trato gastrintestinal. Como tratamento para os animais, é recomendado ________________.

Sobre essa zoonose, escolha a alternativa que preenche todas as lacunas de forma correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

As Leishmanioses são enfermidades infecciosas parasitárias, de caráter crônico, causadas por protozoários do gênero Leishmania. Esse agente tem distribuição mundial, constituindo-se, portanto, em uma importante antropozoonose mantida entre reservatórios silvestres e urbanos, insetos vetores e humanos. Considerando os aspectos clínicos, laboratoriais e os impactos na saúde pública, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Os cães que apresentarem aumento de linfonodos (poplíteo ou submandibular), discreta perda de peso e pelo opaco podem ser considerados oligossintomáticos, particularmente em área endêmica para a enfermidade.

( ) O diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina, em cães suspeitos da infecção, pode ser realizado pela citologia aspirativa dos linfonodos, ocasião em que poderão ser identificadas as formas promastigotas do parasito.

( ) As principais medidas de controle da Leishmaniose Visceral Canina estão baseadas no diagnóstico da enfermidade nos hospedeiros vertebrados, no tratamento dos casos humanos, no controle de vetores pelo uso de inseticidas e na triagem sorológica dos cães e subsequente eutanásia dos animais positivos

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Correlacione as zoonoses à esquerda com as características clínicas e epidemiológicas à direita.

(1) Histoplasmose

(2) Esporotricose

(3) Pitiose

( ) O histórico de proximidade com construções utilizadas por aves ou com entrada de cavernas e outros hábitats de morcegos deve ser considerado na anamnese de suspeita dessa enfermidade em animais e humanos.

( ) As manifestações clínicas da enfermidade são polimórficas e podem ser classificadas, quanto à distribuição, em cutâneas e extracutâneas. A manifestação cutânea é observada como lesão cutânea fixa, linfocutânea e cutânea disseminada. A extracutânea pode apresentar sinais clínicos pulmonares.

( ) A enfermidade em humanos acomete pessoas de qualquer idade, sendo mais prevalente em homens adultos e considerada uma dermatose ocupacional a algumas atividades profissionais que mantenham contato com solo, vegetais e animais.

( ) A transmissão direta de animais doentes aos humanos não foi comprovada, uma vez que o que produz as lesões nos tecidos animais é a hifa, e não os zoósporos; mesmo assim, a utilização de luvas na manipulação de feridas é recomendável.

( ) O diagnóstico diferencial em cães deve considerar colites de origens variadas, candidíase, prototecose e doenças crônicas do intestino delgado.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

enunciado 1744729-1

Fonte: Folha de São Paulo, 06/11/2015

De acordo com as informações contidas na tirinha, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas