Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2466134 Ano: 2013
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Considere as seguintes afirmações sobre a saturação por bases e a saturação por alumínio, expressas no laudo de fertilidade do solo:

I. A saturação por bases expressa o percentual das cargas elétricas negativas dos coloides do solo, ocupadas por cálcio, magnésio, potássio e sódio.

II. A saturação por alumínio expressa o percentual das cargas elétricas negativas dos coloides do solo, ocupadas por alumínio trocável.

III. A saturação por bases expressa o percentual das cargas elétricas positivas dos coloides do solo, ocupadas por cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466103 Ano: 2013
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Nos estudos da macrofauna do solo, as armadilhas do tipo “pitfall” são utilizadas para:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2465986 Ano: 2013
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A respeito do preparo de amostras de tecido vegetal para análise, considere as afirmativas a seguir.

I. As amostras devem ser lavadas com chumaço de algodão limpo, primeiramente embebido em água destilada, depois em solução a 0,1% de detergente neutro e, novamente, com água destilada. O excesso de água é retirado com algodão limpo.

II. As amostras devem ser imediatamente secas em estufa de circulação forçada de ar a aproximadamente 80ºC até peso constante, não devendo ser lavadas para evitar que algum nutriente seja perdido.

III. Caso exista, no material vegetal, a presença de adubo foliar, as amostras serão lavadas conforme a alternativa I anteriormente citada e, depois, imersão em solução de HCl na concentração de 3% em volume, seguida de lavagem em água destilada.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder a questão, leia o texto a seguir.

TEXTO 01

SEM FACEBOOK

Mário Corso

Das minhas relações mais próximas, só três comungam comigo não ter Facebook. Não pensem que tenho críticas, sou um simpatizante, apenas não quero usar. Pouco dou conta dos meus amigos, onde vou arranjar tempo para mais? Minha etiqueta me faz responder a tudo, teria que largar o trabalho se entrasse na rede social. Só recentemente minhas filhas me convenceram de que, se não respondesse a um spam, ninguém ficaria ofendido.

A cidade ganhou a parada. Acabou o pequeno mundo onde todos se conheciam, onde não se podia esconder segredos e pecados. Viver na urbe é cruzar com desconhecidos, sentir a frieza do anonimato. Essa é a realidade da maioria.

Meu apreço com as redes sociais é por acreditar que elas são um antídoto para o isolamento urbano. São uma novidade que imita o passado, uma nova versão, por vezes mais rica, por vezes mais pobre, da antiga comunidade. Detalhe, não quero retroceder, o apreço é pelo resgate da nossa essência social. Vivemos para o olhar dos outros, essa é a realidade simples, evidente. Quem pensa o contrário vai na conversa da literatura de autoajuda, que idolatra a autossuficiência e acredita que é possível ser feliz sozinho. É uma ilusão tola, nascemos para vitrine.

Quando checamos insistentemente para saber como reagiram a nossas postagens, somos desvelados no pedido amoroso. O viciado em rede social é obcecado pela sociabilidade. Está em busca de um olhar, de uma aprovação, precisa disso para existir. Ou vamos acreditar que a carência, o desespero amoroso e a busca pelo reconhecimento são novidades da internet?

Sei que o Facebook é o retrato da felicidade fingida, todos vestidos de ego de domingo, mas essa é a demanda do nosso tempo. Critique nossos costumes, não o espelho. Sei também que as redes são usadas basicamente para frivolidades, é certo, mas isso somos nós. Se a vida miúda de uma cidadezinha fosse transcrita, não seria diferente. Fofoca, sabedoria de almanaque, dicas de produtos culturais, troca de impressões e às vezes até um bom conselho, além de ser um amplificador veloz para mobilizações.

Também apontam que amigos virtuais não substituem os presenciais. Todos se dão conta, justamente usam a rede na esperança de escapar dela. O objetivo final é ser visto e conhecido também fora. Usamos esse grande palco para ensaiar e nos aproximarmos dos outros, fazer o que sempre fizemos. O Facebook é a nostalgia da aldeia e sua superação.

FONTE: Jornal ZERO HORA, terça-feira, 18 de junho de 2013. (adaptado)

A questão refere-se à frase em destaque a seguir.

Critique nossos costumes, não o espelho.

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa.

( ) O emprego do pronome " nossos" mostra que a sugestão de como agir é dirigida à primeira pessoa do plural.

( ) O mesmo verbo da primeira oração está subentendido na sequência " não o espelho".

( ) A escolha do modo subjuntivo está coerente com o objetivo de se sugerir uma mudança de comportamento.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2465170 Ano: 2013
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

No estudo da morfologia do solo, a simbologia que designa “horizontes pedogenéticos principais” e seus “sufixos para características específicas" deve ser empregada, respectivamente, nas formas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2462266 Ano: 2013
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A porosidade total do solo é dividida em macroporos e microporos. Para a determinação da macroporosidade, deve-se saturar com água a amostra de solo e submetê-la a uma tensão de:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder a questão, leia a tirinha a seguir.

Enunciado 2932312-1

FONTE: DILBERT - Scott Adams, Jornal ZERO HORA, terça-feira, 19 de março de 2013.

A seguir, são apresentadas novas possibilidades de o chefe formular a pergunta dirigida a seus funcionários. Marque a alternativa em que a lacuna pode ser preenchida adequadamente tanto com leu quanto com leram.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2460402 Ano: 2013
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O método do balão volumétrico (capacidade de 50 mL) é usado para a determinação da densidade de partículas do solo. Utilizando-se 20 gramas de massa de sólidos, foram gastos 42 mL de álcool para completar o volume do balão volumétrico. Nesta situação, qual é o valor da densidade de partículas dessa amostra de solo?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2460375 Ano: 2013
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Com relação aos equipamentos de laboratório utilizados nas análises de solo e de tecido vegetal, assinale verdadeira (V) ou falsa (F):

( ) O espectrofotômetro de absorção atômica é o equipamento utilizado para a determinação de cálcio, magnésio, cobre, zinco, manganês, ferro, fósforo e boro.

( ) O fotômetro de chamas é o equipamento utilizado para a determinação de sódio no solo.

( ) Os colorímetros são equipamentos fundamentais para as análises de fósforo e alumínio em tecido vegetal e no solo.

( ) A desvantagem do destilador de nitrogênio é não permitir a determinação do nitrogênio na forma de nitrato presente no solo.

( ) O forno de mufla é um equipamento essencial para a digestão seca e tem o objetivo de quantificar o boro em tecido vegetal.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2460296 Ano: 2013
Disciplina: Geologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O microscópio de luz utilizado nas práticas de microbiologia do solo é composto de partes mecânicas e ópticas e permite aumentar as células em até 1000 vezes. Um sistema de lentes constitui o componente óptico, e a imagem forma-se devido à passagem de luz sobre o material. Das alternativas que seguem, considera-se um componente óptico do microscópio de luz:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas