Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2518875 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com base nas normas de desenho que ditam os princípios gerais de cotagem, analise as afirmativas abaixo.
I. Deve-se incluir diretamente no desenho a representação de toda a cotagem necessária para descrever uma peça ou componente de forma clara e completa. A cotagem deve estar localizada na vista ou no corte que representa mais claramente o elemento.
II. As linhas auxiliares devem ser estreitas e contínuas, ligeiramente prolongadas além da respectiva linha de cota, deixando-se um pequeno espaço entre esta e a linha de contorno. As linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado ou oblíquas, porém paralelas entre si.
III. A cotagem por elemento de referência é um método de cotagem usado quando o número de cotas na mesma direção se relaciona a um elemento de referência que pode ser executado como cotagem em paralelo ou cotagem aditiva.
IV. Linhas de centro e linhas de contorno não devem ser usadas como linhas de cota. No entanto, podem ser usadas como linhas auxiliares, continuando como linha de centro até a linha de contorno do objeto. Nesse caso, as setas de limitação de linha de cota não devem ser utilizadas, para que não haja interferência na interpretação do desenho.
V. Espaçamentos angulares de furos e de outros elementos devem sempre ser omitidos, de modo a não causarem dúvidas ou confusões.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2518553 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Para produzir ar comprimido de maneira eficiente, é necessário dimensionar a rede de ar comprimido de maneira adequada, segura e econômica. Nesse sentido, a escolha do compressor torna-se uma tarefa de extrema importância. Em relação aos compressores, analise as afirmativas abaixo.
I. O compressor do tipo alternativo com pistão de simples efeito recebe esse nome por ter apenas uma câmara de compressão; dessa forma, somente a face inferior do pistão entra em contato com o ar a ser comprimido.
II. Os rotores de um compressor de parafuso são sincronizados por meio de engrenagens e revolvem-se em sentidos opostos – um dos rotores possui lóbulos convexos e o outro, uma depressão côncava.
III. No compressor dinâmico de fluxo radial, o ar é acelerado a partir do centro de rotação em direção à periferia, ou seja, a admissão ocorre axialmente pela hélice e a expulsão se dá radialmente.
IV. O compressor alternativo de pistão de duplo efeito possui duas câmaras, e uma característica do seu funcionamento é que as duas faces do pistão aspiram e comprimem o ar.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2518550 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto.
Os sistemas de CAE/CAD são amplamente utilizados na engenharia moderna, de tal forma que é indispensável a presença de computadores nas áreas de projeto das empresas. Os sistemas CAD podem:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Ler ficção nos torna mais empáticos
Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios
Marya González Nieto
Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros e transferir essas experiências para a vida real. É o que afirma Keith Oatley, psicólogo e romancista, em uma revisão de um estudo sobre os benefícios da leitura para a imaginação, publicado nesta terça-feira na Trends in Cognitive Sciences.
Nessa nova pesquisa são apresentados fundamentalmente dois estudos que embasam a tese de Oatley. No primeiro deles se pedia a vários participantes que imaginassem uma cena a partir de frases sucintas, tais como “um tapete azul escuro” ou “um lápis de listras laranjas”, enquanto permaneciam conectados a um aparelho de ressonância magnética. A cena que deveriam imaginar, com base nas pistas que lhes iam sendo dadas, era a de uma pessoa que ajudava uma outra cujo lápis havia caído no chão. Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória. “Os escritores não precisam descrever cenários de modo exaustivo, só têm de sugerir uma cena e a imaginação do leitor fará o resto”, acrescenta.
A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor. “Quando lemos ficção nos tornamos mais aptos a compreender as pessoas e suas intenções”, explica o pesquisador. Essa resposta também é encontrada nas pessoas que veem histórias de ficção na televisão ou jogam videogames com uma narrativa em primeira pessoa. O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley.
O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas. Para isso podiam escolher entre quatro termos que descreviam estados de ânimo – por exemplo, “reflexivo” ou “impaciente”. A conclusão foi que as respostas dos leitores de ficção deram lugar a termos mais aproximados que as dos leitores de ensaios e livros de não ficção. Além desses estudos realizados por Oatley, o psicólogo também apresenta outras pesquisas que endossam suas conclusões, como uma realizada por Frank Hakemulder, pesquisador de língua e literatura no Institute for Cultural Inquiry (ICON) da Universidade Utrecht. Hakemulder afirma que a complexidade dos personagens literários ajuda os leitores a terem ideias mais sofisticadas acerca das emoções dos outros.
Todos esses experimentos se inserem em um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro. Há alguns anos, em 2009, quando o mesmo autor publicou o primeiro estudo sobre a questão, não havia tanta disposição e expectativa em relação a esses temas. A guinada da comunidade científica na direção desse tipo de pesquisa é algo que se produziu nos últimos anos. “Os pesquisadores estão reconhecendo agora que na imaginação há algo importante a estudar”, diz Oatley.
A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley. “O que nos diferencia é que nós, humanos, nos socializamos com outras pessoas de uma forma que não está programada pelo instinto, como é o caso dos animais”, explica o psicólogo, para quem a ficção pode ampliar a experiência social e ajudar a entendê-la.
De acordo com o texto, estamos vivendo um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro, diferentemente de alguns anos atrás. Assinale a alternativa CORRETA a respeito desse momento.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A respeito da utilização recomendada de navegadores Web, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Enunciado 2774053-1
Leia a sentença abaixo, retirada do Texto, e analise as afirmativas a seguir com base na norma padrão escrita.
“A melhor notícia impressa que você já recebeu na sua vida.”
I. A expressão “melhor notícia” pode ser substituída por “notícia melhor” sem alteração no sentido na sentença.
II. O termo “impressa” corresponde ao particípio passado de imprimir.
III. Os termos “você” e “sua” estão na função de pronome reflexivo e possessivo, respectivamente.
IV. O termo “que” está desempenhando a função de pronome relativo.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2515544 Ano: 2016
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 6 do Ministério do Trabalho, a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente a seus funcionários equipamentos de proteção individual para a proteção adequada aos riscos existentes no local de trabalho, sempre que medidas de controle coletivas forem inviáveis ou estiverem em fase de implantação. Analise as afirmativas abaixo em relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) e aos equipamentos de proteção coletiva (EPC).
I. O tronco do corpo do trabalhador está exposto a riscos de cortes e atritos, projeção de partículas, golpes, abrasão, calor radiante, respingos de material fundente (em fusão), respingos de ácidos, substâncias nocivas e umidade. Os EPI recomendados para essa parte do corpo são capas, aventais, jaquetas ou conjuntos de jaqueta e calça. Tais EPI podem ser confeccionados nos mais diversos materiais, tais como couro, PVC, neoprene, amianto, amianto aluminizado, tecidos em geral, borracha, plástico e malha de aço, em função do risco envolvido.
II. A cabeça do trabalhador está exposta a riscos de impactos, penetrações, choque elétrico, queimaduras, arrancamento de cabelos ou do couro cabeludo. Os EPI recomendados para proteger essa parte do corpo são capacetes de segurança, bonés, gorros, redes, óculos, máscaras com filtros químicos, máscaras com filtros mecânicos e máscaras com filtros combinados.
III. Os EPC são importantes como medida de controle perante a ação de agentes potencialmente insalubres, tendo como objetivo a neutralização ou eliminação da insalubridade e, consequentemente, a preservação da saúde e da integridade física do trabalhador. Um exemplo de EPC são os dispositivos de pipetagem, que formam um conjunto de filtros do tipo cartucho e impedem a passagem de aerossóis.
IV. Os EPC contribuem com o aumento da produtividade e minimizam as perdas, pois promovem melhorias no ambiente de trabalho. Nesse sentido, algumas providências devem ser tomadas para garantir a efetividade dos EPC, tais como a disponibilização de uma cópia da Norma Regulamentadora nº 6 no local de trabalho para consulta dos trabalhadores, a garantia de no mínimo 2 m² de espaço livre de trabalho para cada trabalhador e a instalação de um bebedouro para cada grupo de 25 trabalhadores.
V. Os óculos de segurança são considerados equipamentos de proteção individual de grande importância nas atividades laborais. Eles evitam acidentes de trabalho envolvendo operações de riscos que possam afetar o globo ocular do trabalhador. Para evitar que tal acidente acometa trabalhadores da indústria metalúrgica, o governo federal, por meio da Portaria 3.214/87, instituiu a Norma Regulamentadora nº 9, que obriga os fabricantes de EPI a instalarem lentes com vidro temperado nas hastes laterais dos óculos de segurança, destinadas a proteger os olhos contra o lançamento de partículas.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2514362 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em relação aos processos de conformação mecânica por laminação, analise as afirmativas abaixo.
I. Na laminação, o material é submetido a tensões de cisalhamento elevadas, resultantes da ação de prensagem dos rolos e de tensões compressivas superficiais. Estas, por sua vez, são resultantes do atrito entre os rolos e o material laminado.
II. Ao passar entre os cilindros, o material laminado sofre somente deformação plástica.
III. A espessura do material é reduzida durante a laminação, ao passo que a largura aumenta e o comprimento sofre pouca alteração.
IV. A laminação pode ser feita tanto a quente quanto a frio e pode gerar produtos planos e não planos.
V. Na laminação, a peça a ser conformada se movimenta pelo atrito com os cilindros.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Ler ficção nos torna mais empáticos
Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios
Marya González Nieto
Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros e transferir essas experiências para a vida real. É o que afirma Keith Oatley, psicólogo e romancista, em uma revisão de um estudo sobre os benefícios da leitura para a imaginação, publicado nesta terça-feira na Trends in Cognitive Sciences.
Nessa nova pesquisa são apresentados fundamentalmente dois estudos que embasam a tese de Oatley. No primeiro deles se pedia a vários participantes que imaginassem uma cena a partir de frases sucintas, tais como “um tapete azul escuro” ou “um lápis de listras laranjas”, enquanto permaneciam conectados a um aparelho de ressonância magnética. A cena que deveriam imaginar, com base nas pistas que lhes iam sendo dadas, era a de uma pessoa que ajudava uma outra cujo lápis havia caído no chão. Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória. “Os escritores não precisam descrever cenários de modo exaustivo, só têm de sugerir uma cena e a imaginação do leitor fará o resto”, acrescenta.
A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor. “Quando lemos ficção nos tornamos mais aptos a compreender as pessoas e suas intenções”, explica o pesquisador. Essa resposta também é encontrada nas pessoas que veem histórias de ficção na televisão ou jogam videogames com uma narrativa em primeira pessoa. O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley.
O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas. Para isso podiam escolher entre quatro termos que descreviam estados de ânimo – por exemplo, “reflexivo” ou “impaciente”. A conclusão foi que as respostas dos leitores de ficção deram lugar a termos mais aproximados que as dos leitores de ensaios e livros de não ficção. Além desses estudos realizados por Oatley, o psicólogo também apresenta outras pesquisas que endossam suas conclusões, como uma realizada por Frank Hakemulder, pesquisador de língua e literatura no Institute for Cultural Inquiry (ICON) da Universidade Utrecht. Hakemulder afirma que a complexidade dos personagens literários ajuda os leitores a terem ideias mais sofisticadas acerca das emoções dos outros.
Todos esses experimentos se inserem em um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro. Há alguns anos, em 2009, quando o mesmo autor publicou o primeiro estudo sobre a questão, não havia tanta disposição e expectativa em relação a esses temas. A guinada da comunidade científica na direção desse tipo de pesquisa é algo que se produziu nos últimos anos. “Os pesquisadores estão reconhecendo agora que na imaginação há algo importante a estudar”, diz Oatley.
A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley. “O que nos diferencia é que nós, humanos, nos socializamos com outras pessoas de uma forma que não está programada pelo instinto, como é o caso dos animais”, explica o psicólogo, para quem a ficção pode ampliar a experiência social e ajudar a entendê-la.
Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com as diferentes pesquisas de natureza experimental relatadas no texto.
( ) É necessária a exposição a um número grande de sentença para gerar uma ativação maior da região do cérebro associada à aprendizagem e à memória.
( ) Os leitores de ficção escolheram termos mais próximos para descrever estados de ânimo do que os leitores de não ficção.
( ) A complexidade de um personagem de ficção auxilia o leitor no refinamento de sua visão sobre as emoções alheias.
( ) O desenvolvimento da aptidão para compreender as pessoas e suas intenções depende unicamente da qualidade das obras de ficção a que o leitor é exposto.
( ) A ampliação e compreensão de nossa experiência social não estão restritas à leitura de ficção, mas podem ser desenvolvidas também jogando-se videogames com narrativas em primeira pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2511693 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE os critérios utilizados para se avaliar a usinabilidade de um material.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas