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2524612 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
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Em relação aos processos de soldagem, analise as afirmativas abaixo.
I. Na soldagem MIG/MAG, a função do bocal da tocha é direcionar um fluxo de gás até a região de soldagem. Bocais grandes são usados na soldagem a altas correntes, na qual a poça de fusão é larga. Bocais menores são empregados na soldagem a baixas correntes.
II. Os “fluxos neutros” aplicados na soldagem por arco submerso são definidos pela ASME/AWS (American Society of Mechanical Engineers/American Welding Society) como “aqueles que não produzem alterações significativas na composição química do metal depositado como resultado de grandes mudanças na tensão do arco e, portanto, no comprimento do arco”.
III. A temperatura da poça de fusão e a velocidade de soldagem não influenciam a difusão de calor para o metal de base.
IV. “TIG” (em inglês, tungsten inert gas) é a denominação dada ao processo de soldagem que utiliza eletrodos de tungstênio em atmosfera de gás inerte. Embora chamados de “eletrodos permanentes”, os eletrodos de tungstênio se gastam. V. O processo de oxicorte consiste no secionamento de metais pela combustão localizada e contínua devido à ação de um jato de nitrogênio, de elevada pureza, agindo sobre um ponto previamente aquecido por uma chama.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

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2523821 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
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Com base nas normas sobre os princípios gerais de representação em desenho técnico, analise as afirmativas abaixo.
I. Os métodos de projeção ortográfica comumente utilizados são o 1º diedro e o 3º diedro.
II. Na representação convencional de extremidades de eixos com seção quadrada e furos quadrados ou retangulares, devem ser traçadas diagonais, com linhas contínuas estreitas, caracterizando superfícies planas na extremidade de eixos, faces laterais de prismas, troncos de pirâmides e rebaixos ou para indicar furo passante, quadrado ou retangular na parte plana de uma vista.
III. Num corte parcial, metade da representação da peça é mostrada em corte, permanecendo a outra metade em vista, delimitando-se a região cortada por uma linha contínua estreita, em linha reta ou com desvios, dependendo de forma particular ou dos detalhes a serem mostrados. Esse tipo de corte é amplamente aplicado em peças simétricas.
IV. Nos cortes realizados no sentido longitudinal os seguintes itens devem ser hachurados: dentes de engrenagem, parafusos, porcas, eixos, raios de roda, nervuras, pinos, arruelas, contrapinos, rebites, chavetas, volantes e manípulos.
V. Quando a localização dos planos de corte não for clara ou quando for necessário distinguir entre vários planos, a posição de cada um deles deve ser indicada por meio de linha estreita traço-ponto, larga nas extremidades e na mudança de direção. O plano de corte deve ser indicado por letra maiúscula e o sentido de observação, por meio de setas.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

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Ler ficção nos torna mais empáticos
Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios
Marya González Nieto
Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros e transferir essas experiências para a vida real. É o que afirma Keith Oatley, psicólogo e romancista, em uma revisão de um estudo sobre os benefícios da leitura para a imaginação, publicado nesta terça-feira na Trends in Cognitive Sciences.
Nessa nova pesquisa são apresentados fundamentalmente dois estudos que embasam a tese de Oatley. No primeiro deles se pedia a vários participantes que imaginassem uma cena a partir de frases sucintas, tais como “um tapete azul escuro” ou “um lápis de listras laranjas”, enquanto permaneciam conectados a um aparelho de ressonância magnética. A cena que deveriam imaginar, com base nas pistas que lhes iam sendo dadas, era a de uma pessoa que ajudava uma outra cujo lápis havia caído no chão. Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória. “Os escritores não precisam descrever cenários de modo exaustivo, só têm de sugerir uma cena e a imaginação do leitor fará o resto”, acrescenta.
A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor. “Quando lemos ficção nos tornamos mais aptos a compreender as pessoas e suas intenções”, explica o pesquisador. Essa resposta também é encontrada nas pessoas que veem histórias de ficção na televisão ou jogam videogames com uma narrativa em primeira pessoa. O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley.
O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas. Para isso podiam escolher entre quatro termos que descreviam estados de ânimo – por exemplo, “reflexivo” ou “impaciente”. A conclusão foi que as respostas dos leitores de ficção deram lugar a termos mais aproximados que as dos leitores de ensaios e livros de não ficção. Além desses estudos realizados por Oatley, o psicólogo também apresenta outras pesquisas que endossam suas conclusões, como uma realizada por Frank Hakemulder, pesquisador de língua e literatura no Institute for Cultural Inquiry (ICON) da Universidade Utrecht. Hakemulder afirma que a complexidade dos personagens literários ajuda os leitores a terem ideias mais sofisticadas acerca das emoções dos outros.
Todos esses experimentos se inserem em um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro. Há alguns anos, em 2009, quando o mesmo autor publicou o primeiro estudo sobre a questão, não havia tanta disposição e expectativa em relação a esses temas. A guinada da comunidade científica na direção desse tipo de pesquisa é algo que se produziu nos últimos anos. “Os pesquisadores estão reconhecendo agora que na imaginação há algo importante a estudar”, diz Oatley.
A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley. “O que nos diferencia é que nós, humanos, nos socializamos com outras pessoas de uma forma que não está programada pelo instinto, como é o caso dos animais”, explica o psicólogo, para quem a ficção pode ampliar a experiência social e ajudar a entendê-la.
Com base no texto, analise as afirmativa abaixo e identifique as que são endossadas pelo psicólogo e romancista Keith Oatley.
I. A leitura de ficção aprimora nossa capacidade de entender as intenções das pessoas.
II. O modo como nos socializamos com as pessoas nos diferencia dos animais.
III. Não é recente, no mundo científico, a descoberta de que a leitura de ficção nos capacita a compreender as pessoas e suas intenções.
IV. Pesquisas experimentais indicam que assistir ficção na televisão gera nas pessoas um efeito semelhante ao da leitura de uma obra de ficção no que se refere à capacidade de compreender o outro.
V. O modo como um experimento científico é realizado pode alterar significativamente os resultados da pesquisa e levar a conclusões equivocadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

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2523377 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
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Com relação ao paquímetro, analise as afirmativas abaixo.
I. O paquímetro universal é utilizado para a obtenção de medições internas, externas, de ressaltos e de profundidade.
II. O paquímetro sempre deve ser guardado em seu estojo após o uso e nunca deve ficar em contato com outras peças ou ferramentas metálicas, a fim de não lhe causar danos.
III. Um paquímetro com 20 divisões no nônio possui uma resolução de 0,02 mm.
IV. Na falta de um traçador, a orelha do paquímetro pode ser utilizada para a realização de marcações de referência em peças metálicas.
V. O erro de paralaxe ocorre quando o usuário do paquímetro observa a escala e o nônio numa posição perpendicular, de frente para a leitura no instrumento.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

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Ética e moral: Qual é a diferença?
Por Carolina Cunha, da Novelo Comunicação
Isso(I) é certo ou errado? Bom ou ruim? Devo ou não devo? Provavelmente você já deve ter feito alguma dessas perguntas na hora de tomar uma decisão ou fazer uma escolha. Essas perguntas permeiam a reflexão sobre dois termos: ética e moral.
É muito comum esses termos serem confundidos como se significassem a mesma coisa. Embora(II) estejam relacionados entre si, moral e ética são conceitos distintos.
A palavra “ética” vem do grego ethos. Em sua etimologia, ethos significa literalmente “morada”, “habitat”, “refúgio”, o lugar onde as pessoas habitam. Mas, para os filósofos, a palavra se refere a “caráter”, “índole”, “natureza”. Nesse sentido, a ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ou seja, ao modo como lidamos com as situações da vida e estabelecemos relações uns com os outros. É uma postura pessoal que pressupõe uma liberdade de escolha.
Já a palavra “moral” deriva do latim mores, que significa “costume”, aquilo que se consolidou ou se cristalizou como verdadeiro do ponto de vista da ação. A moral é fruto do padrão cultural vigente e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio entre os membros dessa sociedade – regras estas determinadas pela própria sociedade.
Assim como a reflexão ética, uma conduta moral também é uma escolha a ser feita. As normas ou códigos morais são cumpridos a partir da convicção íntima de cada pessoa. A ética, por sua vez(III), é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais e as questiona. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as(IV), por exemplo, como ultrapassadas ou simplesmente erradas do ponto de vista pessoal.
A moral é constituída pelos valores previamente estabelecidos e pelos comportamentos socialmente aceitos e passíveis de serem questionados pela ética, em busca de uma condição mais justa.
Disponível em: <http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/etica-e-moral-qual-e-a-diferenca.htm>.
Acesso em: 23 jun. 2016. [Adaptado]
Com base no Texto e na norma padrão escrita, analise as afirmativas a seguir.
I. O pronome demonstrativo “isso” tem seu referente explícito no texto.
II. O termo “embora” exerce a função de conjunção subordinativa concessiva
III. A expressão “por sua vez” é usada para demarcar uma contraposição de ideias.
IV. Em “entendendo-as”, tem-se o emprego da ênclise, em que o pronome oblíquo átono “as” está retomando os termos “ética e moral”.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

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Ética e moral: Qual é a diferença?
Por Carolina Cunha, da Novelo Comunicação
Isso é certo ou errado? Bom ou ruim? Devo ou não devo? Provavelmente você já deve ter feito alguma dessas perguntas na hora de tomar uma decisão ou fazer uma escolha. Essas perguntas permeiam a reflexão sobre dois termos: ética e moral.
É muito comum esses termos serem confundidos como se significassem a mesma coisa. Embora estejam relacionados entre si, moral e ética são conceitos distintos.
A palavra “ética” vem do grego ethos. Em sua etimologia, ethos significa literalmente “morada”, “habitat”, “refúgio”, o lugar onde as pessoas habitam. Mas, para os filósofos, a palavra se refere a “caráter”, “índole”, “natureza”. Nesse sentido, a ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ou seja, ao modo como lidamos com as situações da vida e estabelecemos relações uns com os outros. É uma postura pessoal que pressupõe uma liberdade de escolha.
Já a palavra “moral” deriva do latim mores, que significa “costume”, aquilo que se consolidou ou se cristalizou como verdadeiro do ponto de vista da ação. A moral é fruto do padrão cultural vigente e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio entre os membros dessa sociedade – regras estas determinadas pela própria sociedade.
Assim como a reflexão ética, uma conduta moral também é uma escolha a ser feita. As normas ou códigos morais são cumpridos a partir da convicção íntima de cada pessoa. A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais e as questiona. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, como ultrapassadas ou simplesmente erradas do ponto de vista pessoal.
A moral é constituída pelos valores previamente estabelecidos e pelos comportamentos socialmente aceitos e passíveis de serem questionados pela ética, em busca de uma condição mais justa.
Disponível em: <http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/etica-e-moral-qual-e-a-diferenca.htm>.
Acesso em: 23 jun. 2016. [Adaptado]
Assinale a alternativa que MELHOR sirva como conclusão ao Texto, tendo por base sua progressão.
 

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2522851 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
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Um certo material apresenta o seguinte diagrama tensão-deformação:
Enunciado 2861625-1
A respeito dessa representação, é CORRETO afirmar que se trata de um material:
 

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Enunciado 2833400-1
Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com o Texto e com a norma padrão escrita.
( ) A palavra “recém-nascido” é um advérbio.
( ) O texto é formado a partir de linguagem verbal e não verbal.
( ) O vocábulo “recebeu” indica que o verbo está flexionado na segunda pessoa do singular, no pretérito perfeito do indicativo.
( ) A expressão “na vida” exerce a função de complemento indireto do verbo receber.
( ) O emprego do termo “notícia” pode se referir a mais de um contexto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

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Ler ficção nos torna mais empáticos
Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios
Marya González Nieto
Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros(1) e transferir essas experiências para a vida real. É o que afirma Keith Oatley, psicólogo e romancista, em uma revisão de um estudo sobre os benefícios da leitura para a imaginação, publicado nesta terça-feira na Trends in Cognitive Sciences.
Nessa nova pesquisa são apresentados fundamentalmente dois estudos que embasam a tese de Oatley. No primeiro deles se pedia a vários participantes que imaginassem uma cena a partir de frases sucintas, tais como “um tapete azul escuro” ou “um lápis de listras laranjas”(2), enquanto permaneciam conectados a um aparelho de ressonância magnética. A cena que deveriam imaginar, com base nas pistas que lhes iam sendo dadas, era a de uma pessoa que ajudava uma outra cujo lápis havia caído no chão. Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória. “Os escritores não precisam descrever cenários de modo exaustivo(3), só têm de sugerir uma cena e a imaginação do leitor fará o resto”, acrescenta.
A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor. “Quando lemos ficção nos tornamos mais aptos a compreender as pessoas e suas intenções”, explica o pesquisador. Essa resposta também é encontrada nas pessoas que veem histórias de ficção na televisão ou jogam videogames com uma narrativa em primeira pessoa. O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley.
O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas. Para isso podiam escolher entre quatro termos que descreviam estados de ânimo – por exemplo, “reflexivo” ou “impaciente”. A conclusão foi que as respostas dos leitores de ficção deram lugar a termos mais aproximados que as dos leitores de ensaios e livros de não ficção. Além desses estudos realizados por Oatley, o psicólogo também apresenta outras pesquisas que endossam suas conclusões, como uma realizada por Frank Hakemulder, pesquisador de língua e literatura no Institute for Cultural Inquiry (ICON) da Universidade Utrecht. Hakemulder afirma que a complexidade dos personagens literários ajuda os leitores a terem ideias mais sofisticadas acerca das emoções dos outros.
Todos esses experimentos se inserem em um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro(4). Há alguns anos, em 2009, quando o mesmo autor publicou o primeiro estudo sobre a questão, não havia tanta disposição e expectativa em relação a esses temas. A guinada da comunidade científica na direção desse tipo de pesquisa é algo que se produziu nos últimos anos. “Os pesquisadores estão reconhecendo agora que na imaginação há algo importante a estudar”, diz Oatley.
A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley. “O que nos diferencia é que nós, humanos, nos socializamos com outras pessoas de uma forma que não está programada pelo instinto, como é o caso dos animais”, explica o psicólogo, para quem a ficção pode ampliar a experiência social e ajudar a entendê-la(5).
Relacione a coluna 1 à coluna 2, identificando a função sintática que os termos em destaque estão desempenhando no Texto.
Coluna 1 Coluna 2
1. “Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros [...].” ( ) Objeto direto
2. “No primeiro deles se pedia a vários participantes que imaginassem uma cena a partir de frases sucintas, tais como ‘um tapete azul escuro’ ou ‘um lápis de listras laranjas’ [...].” ( ) Objeto indireto
3. “Os escritores não precisam descrever cenários de modo exaustivo [...].” ( ) Complemento nominal
4. “Todos esses experimentos se inserem em um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro.” ( ) Adjunto adnominal
5. “‘O que nos diferencia é que nós, humanos, nos socializamos com outras pessoas de uma forma que não está programada pelo instinto, como é o caso dos animais’, explica o psicólogo, para quem a ficção pode ampliar a experiência social e ajudar a entendê-la.” ( ) Adjunto adverbial
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

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2519523 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
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No projeto de produtos de engenharia é fundamental o conhecimento do comportamento do material empregado, além da verificação de alguns processos de fabricação, de modo a se garantir tanto a confiabilidade do projeto quanto a segurança do produto. Para isso são utilizados os ensaios mecânicos, que podem ser destrutivos – quando há a danificação do corpo de prova – ou não destrutivos – quando o corpo de prova mantém suas propriedades intactas após o ensaio. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE apenas exemplos de ensaios não destrutivos.
 

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