Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2531712 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O estudo da corrosão e da degradação dos materiais e seus mecanismos nos permite conhecer suas causas e facilita a aplicação de medidas que previnam a ocorrência desses fenômenos e promovam a proteção dos materiais contra a deterioração severa. Com base nos mecanismos de corrosão e degradação dos materiais, analise as afirmativas abaixo.
I. O local em que ocorre a reação de redução é chamado de “cátodo”, e é possível, ainda, que ocorram simultaneamente duas ou mais reações de redução.
II. Dentre as formas mais comuns de corrosão podemos citar a corrosão galvânica, a corrosão em frestas, a fragilização por hidrogênio e a corrosão sob tensão.
III. A corrosão sob tensão resulta da ação combinada entre tensão de tração e a presença de um ambiente corrosivo.
IV. Dentre as formas mais efetivas de proteção à corrosão temos a proteção catódica, que envolve nada mais que o suprimento de elétrons para o local em que ocorre o fenômeno da corrosão por meio de uma fonte externa.
V. A técnica do ânodo de sacrifício consiste em promover uma proteção catódica por meio de um par galvânico em que um metal mais reativo é ligado eletricamente a um menos reativo, evitando-se a corrosão de um dos pares.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2531415 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação aos sistemas hidráulicos e pneumáticos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os sistemas hidráulicos são considerados sistemas energéticos, pois se baseiam na conversão e transferência de energia hidráulica.
( ) Um dos principais problemas dos sistemas pneumáticos é a necessidade de um bom controle do ar comprimido, principalmente no que tange à umidade relativa e a partículas em sustentação.
( ) Em sistemas pneumáticos deve-se desprezar o efeito de compressibilidade no projeto de válvulas e cilindros.
( ) As bombas hidráulicas de deslocamento positivo produzem uma vazão pulsátil, que é um comportamento observado, por exemplo, na bomba de lóbulos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530658 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
De quais fatores depende a velocidade de corte no processo de torneamento?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530349 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
As engrenagens são elementos utilizados na transmissão de movimento rotativo entre duas árvores. Entre os vários tipos de engrenagens encontrados, as mais comuns são as cilíndricas a as cônicas, apresentando dentes retos ou dentes helicoidais. Com relação aos tipos comentados, analise as afirmativas abaixo.
I. Uma engrenagem de dentes retos tem movimento mais ruidoso se comparado ao de uma engrenagem de dentes helicoidais.
II. As engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais podem ser utilizadas em eixos perpendiculares.
III. As engrenagens cônicas só podem ser utilizadas em eixos que estejam posicionados com um ângulo de 90°.
IV. As engrenagens de dentes helicoidais têm inércia de rotação menor se comparadas às de dentes retos, sendo, portanto, mais indicadas para movimentos com muita variação de velocidade.
V. Eixos que suportam engrenagens cônicas podem ser montados com mancais radiais, pois não apresentam cargas axiais.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Ler ficção nos torna mais empáticos
Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios
Marya González Nieto
Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros e transferir essas experiências para a vida real. É o que afirma Keith Oatley, psicólogo e romancista, em uma revisão de um estudo sobre os benefícios da leitura para a imaginação, publicado nesta terça-feira na Trends in Cognitive Sciences.
Nessa nova pesquisa são apresentados fundamentalmente dois estudos que embasam a tese de Oatley. No primeiro deles se pedia a vários participantes que imaginassem uma cena a partir de frases sucintas, tais como “um tapete azul escuro” ou “um lápis de listras laranjas”, enquanto permaneciam conectados a um aparelho de ressonância magnética. A cena que deveriam imaginar, com base nas pistas que lhes iam sendo dadas, era a de uma pessoa que ajudava uma outra cujo lápis havia caído no chão. Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória(I). “Os escritores não precisam descrever cenários de modo exaustivo, só têm de sugerir uma cena e a imaginação do leitor fará o resto”, acrescenta.
A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor(II). “Quando lemos ficção nos tornamos mais aptos a compreender as pessoas e suas intenções”, explica o pesquisador. Essa resposta também é encontrada nas pessoas que veem histórias de ficção na televisão ou jogam videogames com uma narrativa em primeira pessoa. O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley(IV).
O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas(V). Para isso podiam escolher entre quatro termos que descreviam estados de ânimo – por exemplo, “reflexivo” ou “impaciente”. A conclusão foi que as respostas dos leitores de ficção deram lugar a termos mais aproximados que as dos leitores de ensaios e livros de não ficção. Além desses estudos realizados por Oatley, o psicólogo também apresenta outras pesquisas que endossam suas conclusões, como uma realizada por Frank Hakemulder, pesquisador de língua e literatura no Institute for Cultural Inquiry (ICON) da Universidade Utrecht. Hakemulder afirma que a complexidade dos personagens literários ajuda os leitores a terem ideias mais sofisticadas acerca das emoções dos outros.
Todos esses experimentos se inserem em um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro. Há alguns anos, em 2009, quando o mesmo autor publicou o primeiro estudo sobre a questão, não havia tanta disposição e expectativa em relação a esses temas. A guinada da comunidade científica na direção desse tipo de pesquisa é algo que se produziu nos últimos anos. “Os pesquisadores estão reconhecendo agora que na imaginação há algo importante a estudar”, diz Oatley.
A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley(III). “O que nos diferencia é que nós, humanos, nos socializamos com outras pessoas de uma forma que não está programada pelo instinto, como é o caso dos animais”, explica o psicólogo, para quem a ficção pode ampliar a experiência social e ajudar a entendê-la.
Um dos empregos da vírgula previstos na norma padrão é delimitar apostos. Analise as frases abaixo e identifique em quais delas a vírgula está desempenhando essa função.
I. " Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória."
II. "A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor."
III. "A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley."
IV. "O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley."
V. "O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas."
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2529311 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase.
O tipo de corrosão que ocorre quando dois metais ou ligas contendo composições diferentes são acoplados eletricamente, ao mesmo tempo em que são expostos a um eletrólito, é conhecido como corrosão:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2529300 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação aos parafusos, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2529126 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Compreender e dominar as diversas técnicas de tratamento térmico, bem como seus mecanismos e sua dependência em relação ao tempo e à temperatura, permite a alteração significativa das propriedades mecânicas de ligas metálicas. Além disso, quando se deseja alterar a composição química da superfície das peças, podem ser aplicados tratamentos termoquímicos. Em relação aos tratamentos térmicos e termoquímicos de ligas metálicas, especialmente dos aços, assinale a alternativa que nomeia, em ordem, os tratamentos definidos abaixo.
I. Tratamento térmico usado para refinar a microestrutura, produzindo uma distribuição de tamanhos de grãos uniforme, utilizado como tratamento térmico prévio à têmpera e ao revenimento.
II. Tratamento térmico com aquecimento de até aproximadamente 50 ºC acima da temperatura de austenitização, com resfriamento lento, que visa diminuir a dureza e aumentar a ductilidade, utilizado para aumentar a usinabilidade do material metálico.
III. Tratamento térmico com aquecimento da liga de até aproximadamente 700 ºC, aplicado em aços de alto teor de carbono, visando aumentar sua usinabilidade.
IV. Tratamento termoquímico utilizado para aumentar a dureza superficial da peça por meio da introdução de carbono na superfície até uma profundidade de poucos milímetros.
V. Tratamento termoquímico utilizado para aumentar a dureza superficial da peça por meio da formação de um composto químico duro na superfície da peça, chamado de “nitreto”.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2528911 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
As molas são elementos mecânicos utilizados na absorção de energia sob a forma de deformação mecânica elástica. Entre os modelos mais usuais estão as molas helicoidais de compressão, representadas abaixo. Na figura são mostradas três etapas da operação com uma mola de compressão. No instante (a), a mola está em seu comprimento livre, sem carregamento. No instante (b) existe uma pré-carga F1, desconhecida, que promove uma deflexão y1 de 10 mm. No instante (c) é aplicada uma carga F2 de 630 N, e temos uma deflexão de trabalho y2 de 11 mm. Assim, qual o valor da carga F1?
Enunciado 3123921-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2526627 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação à técnica de medição diferencial e ao relógio comparador, analise as afirmativas abaixo.
I. Na medição diferencial, mede-se por comparação com um padrão rastreável ou uma peça calibrada.
II. A medição diferencial é mais rápida, mas apresenta uma incerteza maior que a medição direta quando são usados instrumentos com a mesma incerteza de medição.
III. A medição diferencial com relógio comparador é usada para a inspeção de tolerâncias geométricas, mas não é usada para a inspeção de tolerâncias dimensionais.
IV. A medição diferencial é uma medição indireta e o relógio comparador é um dos instrumentos mais usados na indústria para esse tipo de medição.
V. A medição diferencial com relógio comparador é muito usada na verificação de máquinas-ferramentas e dispositivos.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas