Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

482204 Ano: 2011
Disciplina: Libras
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Tradução refere-se ao processo que envolve pelo menos uma língua na modalidade escrita.
( ) Interpretação simultânea significa que o tradutor-intérprete precisa ouvir/ver a enunciação na língua fonte, processá-la e passar para a língua alvo no tempo da enunciação.
( ) Não há diferença entre tradução e interpretação, pois as duas atividades envolvem o mesmo tipo de processo.
( ) Transliteração pode ser entendida como uma substituição de um sistema de representação da escrita por outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante o século passado, a doutrina da tábula rasa norteou os trabalhos de boa parte das ciências sociais e humanidades. A psicologia procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento com alguns mecanismos simples de aprendizado. As ciências sociais procuram explicar todos os costumes e disposições sociais como um produto da socialização das crianças pela cultura circundante: um sistema de palavras, imagens, estereótipos, modelos e contingências de recompensa e punição. Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como “inventada” ou “socialmente construída”.
A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas. Segundo a doutrina, toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém não de diferenças em sua constituição inata, mas de diferenças em suas experiências. Mudando as experiências – reformando o modo de criar os filhos, a educação, a mídia e as recompensas sociais – podemos mudar a pessoa. Notas baixas, pobreza e comportamento antissocial podem ser melhorados; de fato, não fazê-lo é uma irresponsabilidade. Toda discriminação com base em características ditas inatas de um sexo ou grupo étnico é absolutamente irracional.
É consternador pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens. Máquinas são insensíveis, construídas para ser usadas e descartadas; seres humanos têm sensibilidade, possuem dignidade e direitos e são infinitamente preciosos. Uma máquina tem algum propósito prosaico, como moer grãos ou apontar lápis; um ser humano tem propósitos mais elevados, como amor, devoção, boas obras e criação de conhecimento e beleza. O comportamento das máquinas é determinado pelas leis da física e da química; o comportamento das pessoas é livremente escolhido. Com a escolha vem a liberdade e, portanto, o otimismo quanto às nossas possibilidades para o futuro. Com a escolha vem também a responsabilidade, o que nos permite sustentar que as pessoas têm de responder por suas ações.
O filósofo Rousseau não acreditava exatamente numa tábula rasa, mas acreditava que o comportamento ruim era produto do aprendizado e socialização. As pessoas educadas procuram ser conscientes de seus preconceitos ocultos e avaliá-los com base nos fatos e nas sensibilidades dos outros. Na vida pública, tentamos julgar as pessoas como indivíduos, e não como espécimes de um sexo ou grupo étnico. Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa. Ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos.
Pesquisadores das ciências humanas começaram a dar corpo à hipótese de que a mente evoluiu como uma estrutura universal complexa. A ideia de que a seleção natural dotou os humanos com uma mente universal complexa recebeu apoio de outras áreas. Com tantas capacidades mentais aparecendo em todas as culturas humanas, a mente nas crianças já não parece uma massa informe que a cultura molda. Do mesmo modo, nossa compreensão de nós mesmos e de nossas culturas só pode ser enriquecida pela descoberta de que nossa mente se compõe de intrincados circuitos neurais para pensar, sentir e aprender, ao invés de tábulas rasas, massas informes ou fantasmas inescrutáveis.
PINKER, Steven. Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 19-31. [adaptado]
Indique com (V) a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) falsa(s), de acordo com o Texto e com a norma padrão escrita.
( ) Se na oração “toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém” [...] trocássemos “toda diferença” por as diferenças a grafia da forma verbal “provém” não precisaria ser alterada.
( ) Na oração “Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa.” o uso de vírgulas antes e depois do vocábulo assim é opcional.
( ) O sujeito da oração principal de “Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como „inventada" ou „socialmente construída".” é humano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
480016 Ano: 2011
Disciplina: Libras
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a respeito do Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
( ) O Estado assegurará o efetivo acesso das pessoas com deficiência à justiça, em igualdade de condições com as demais pessoas, inclusive mediante a provisão de adaptações processuais adequadas à idade.
( ) O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, exclusivamente nos cursos de licenciatura.
( ) As instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacionais.
( ) As instituições privadas e as públicas dos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e do Distrito Federal deverão assegurar aos alunos surdos ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação.
( ) O referido decreto dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências à contratação de portadores de necessidades especiais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
479997 Ano: 2011
Disciplina: Libras
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre os classificadores nas línguas de sinais.
( ) É possível utilizar classificadores nas línguas de sinais para demonstrar como uma entidade se comporta na realização da ação representada pelo verbo.
( ) Os classificadores são usados apenas nas línguas visuais-espaciais.
( ) Os classificadores são constituídos tanto por configuração de mão quanto pela orientação da palma da mão.
( ) É possível utilizar mais de um classificador para o mesmo referente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
440840 Ano: 2011
Disciplina: Libras
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Daniel Gile, um dos pesquisadores centrais para os Estudos da Interpretação, foi o criador da Teoria dos Modelos dos Esforços. Como mostra o próprio nome, essa teoria tem como foco os diferentes esforços empregados no momento da interpretação, como, por exemplo, esforço de audição/análise e esforço de produção.
É CORRETO afirmar que essa teoria foi construída com base na análise de situações de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
417340 Ano: 2011
Disciplina: Libras
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com Quadros e Karnopp (2004), na obra Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, são processos de formação de palavras na Libras:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
397045 Ano: 2011
Disciplina: Libras
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre a escrita e a transcrição de línguas de sinais, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
387377 Ano: 2011
Disciplina: Libras
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Relacione os nomes das pessoas que marcaram a história de surdos – Coluna 1 – aos seus feitos – Coluna 2.
COLUNA 1
I - Flausino José da Gama
II - Ferdinando Berthier
III - E. Huet
IV - Helen Keller
V - Vicente de Paulo Penido Burnier
COLUNA 2
( ) Publicou vários artigos e trabalhos autobiográficos e lutou para difundir uma metodologia de ensino aos surdocegos.
( ) Professor(a surdo(a), de nacionalidade francesa, veio para o Brasil a convite do imperador D. Pedro II com a finalidade de abrir uma escola para surdos.
( ) Primeiro padre surdo brasileiro, esperou durante 3 anos a liberação do Papa para se tornar padre, pois a Lei do Direito Canônico na época proibia a ordenação de surdos.
( ) Estudou no Instituto Nacional de Educação de Surdos, elaborou em 1875 o livro Iconografia dos Sinais dos Surdos-Mudos.
( ) Professor(a de surdos, francês(a), escreveu vários livros e artigos sobre artistas surdos e sobre a história de surdos. Dentre as obras escritas por ele(ela), a mais destacada foi a biografia de L"Epeé.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante o século passado, a doutrina da tábula rasa norteou os trabalhos de boa parte das ciências sociais e humanidades. A psicologia procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento com alguns mecanismos simples de aprendizado. As ciências sociais procuram explicar todos os costumes e disposições sociais como um produto da socialização das crianças pela cultura circundante: um sistema de palavras, imagens, estereótipos, modelos e contingências de recompensa e punição. Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como “inventada” ou “socialmente construída”.
A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas. Segundo a doutrina, toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém não de diferenças em sua constituição inata, mas de diferenças em suas experiências. Mudando as experiências – reformando o modo de criar os filhos, a educação, a mídia e as recompensas sociais – podemos mudar a pessoa. Notas baixas, pobreza e comportamento antissocial podem ser melhorados; de fato, não fazê-lo é uma irresponsabilidade. Toda discriminação com base em características ditas inatas de um sexo ou grupo étnico é absolutamente irracional.
É consternador pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens. Máquinas são insensíveis, construídas para ser usadas e descartadas; seres humanos têm sensibilidade, possuem dignidade e direitos e são infinitamente preciosos. Uma máquina tem algum propósito prosaico, como moer grãos ou apontar lápis; um ser humano tem propósitos mais elevados, como amor, devoção, boas obras e criação de conhecimento e beleza. O comportamento das máquinas é determinado pelas leis da física e da química; o comportamento das pessoas é livremente escolhido. Com a escolha vem a liberdade e, portanto, o otimismo quanto às nossas possibilidades para o futuro. Com a escolha vem também a responsabilidade, o que nos permite sustentar que as pessoas têm de responder por suas ações.
O filósofo Rousseau não acreditava exatamente numa tábula rasa, mas acreditava que o comportamento ruim era produto do aprendizado e socialização. As pessoas educadas procuram ser conscientes de seus preconceitos ocultos e avaliá-los com base nos fatos e nas sensibilidades dos outros. Na vida pública, tentamos julgar as pessoas como indivíduos, e não como espécimes de um sexo ou grupo étnico. Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa. Ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos.
Pesquisadores das ciências humanas começaram a dar corpo à hipótese de que a mente evoluiu como uma estrutura universal complexa. A ideia de que a seleção natural dotou os humanos com uma mente universal complexa recebeu apoio de outras áreas. Com tantas capacidades mentais aparecendo em todas as culturas humanas, a mente nas crianças já não parece uma massa informe que a cultura molda. Do mesmo modo, nossa compreensão de nós mesmos e de nossas culturas só pode ser enriquecida pela descoberta de que nossa mente se compõe de intrincados circuitos neurais para pensar, sentir e aprender, ao invés de tábulas rasas, massas informes ou fantasmas inescrutáveis.
PINKER, Steven. Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 19-31. [adaptado]
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação aos verbos sublinhados nos fragmentos do Texto.
( ) A locução verbal na frase “procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento [...]” sinaliza uma ação futura.
( ) Na frase “A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas”, o verbo está conjugado no pretérito perfeito do modo indicativo.
( ) Na frase “pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens”, o verbo está no modo infinitivo sem flexão.
( ) Em “ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos” , o verbo pode ser substituído por ocorrera.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
385951 Ano: 2011
Disciplina: Libras
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
William Stokoe foi o primeiro linguista a realizar uma descrição estrutural de uma língua de sinais – a língua de sinais americana (ASL), na década de 1960, decompondo os sinais, no nível fonológico, em três parâmetros que não carregam significados isoladamente. Na década de 1970, dois outros parâmetros foram acrescentados aos estudos das unidades formacionais dos sinais, com base na existência de pares mínimos que se distinguem apenas por esses parâmetros.
Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE os dois parâmetros incluídos posteriormente na análise fonológica da ASL e o pesquisador responsável por essa inclusão:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas