Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

503699 Ano: 2011
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre o refluxo gastresofágico em bebês, analise as afirmativas abaixo.
I. Vômito de leite artificial ou de leite materno, irritabilidade, choro excessivo e distúrbios do sono são algumas manifestações clínicas do refluxo gastresofágico.
II. Esofagite crônica, comprometimento do crescimento e desenvolvimento e asma são complicações do refluxo frequente e sustentado de conteúdo gástrico na porção inferior do esôfago.
III. Monitorização do ganho de peso corporal e da quantidade de alimentação ingerida e retida são cuidados de enfermagem ao bebê com refluxo gastresofágico.
IV. A mãe deve ser orientada a confortar o bebê para reduzir o choro antes e depois da mamada, pois o choro aumenta a pressão intra-abdominal e a deglutição de ar, aumentando a probabilidade de refluxo.
V. O manuseio do bebê deve ser suave, com movimentos mínimos, durante e após a amamentação.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
503508 Ano: 2011
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O cuidado de enfermagem ao paciente com problemas dermatológicos exige a identificação dos tipos de lesões para a determinação dos cuidados a serem prestados.
Numere a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
COLUNA 1
I. mácula
II. pápula
III. vesícula
IV. pústula
V. placa
VI. escama
COLUNA 2
( ) lesão circunscrita e elevada contendo pus.
( ) lesão sólida e elevada na pele ou em membrana mucosa com diâmetro superior a 1 cm.
( ) descoloração achatada e circunscrita da pele; pode ter qualquer tamanho ou forma.
( ) lesão sólida e elevada com largura inferior a 1 cm.
( ) camada córnea e empilhada da epiderme morta.
( ) lesão circunscrita e elevada, inferior a 1 cm, contendo líquido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante o século passado, a doutrina da tábula rasa norteou os trabalhos de boa parte das ciências sociais e humanidades. A psicologia procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento com alguns mecanismos simples de aprendizado. As ciências sociais procuram explicar todos os costumes e disposições sociais como um produto da socialização das crianças pela cultura circundante: um sistema de palavras, imagens, estereótipos, modelos e contingências de recompensa e punição. Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como “inventada” ou “socialmente construída”.
A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas. Segundo a doutrina, toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém não de diferenças em sua constituição inata, mas de diferenças em suas experiências. Mudando as experiências – reformando o modo de criar os filhos, a educação, a mídia e as recompensas sociais – podemos mudar a pessoa. Notas baixas, pobreza e comportamento antissocial podem ser melhorados; de fato, não fazê-lo é uma irresponsabilidade. Toda discriminação com base em características ditas inatas de um sexo ou grupo étnico é absolutamente irracional.
É consternador pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens. Máquinas são insensíveis, construídas para ser usadas e descartadas; seres humanos têm sensibilidade, possuem dignidade e direitos e são infinitamente preciosos. Uma máquina tem algum propósito prosaico, como moer grãos ou apontar lápis; um ser humano tem propósitos mais elevados, como amor, devoção, boas obras e criação de conhecimento e beleza. O comportamento das máquinas é determinado pelas leis da física e da química; o comportamento das pessoas é livremente escolhido. Com a escolha vem a liberdade e, portanto, o otimismo quanto às nossas possibilidades para o futuro. Com a escolha vem também a responsabilidade, o que nos permite sustentar que as pessoas têm de responder por suas ações.
O filósofo Rousseau não acreditava exatamente numa tábula rasa, mas acreditava que o comportamento ruim era produto do aprendizado e socialização. As pessoas educadas procuram ser conscientes de seus preconceitos ocultos e avaliá-los com base nos fatos e nas sensibilidades dos outros. Na vida pública, tentamos julgar as pessoas como indivíduos, e não como espécimes de um sexo ou grupo étnico. Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa. Ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos.
Pesquisadores das ciências humanas começaram a dar corpo à hipótese de que a mente evoluiu como uma estrutura universal complexa. A ideia de que a seleção natural dotou os humanos com uma mente universal complexa recebeu apoio de outras áreas. Com tantas capacidades mentais aparecendo em todas as culturas humanas, a mente nas crianças já não parece uma massa informe que a cultura molda. Do mesmo modo, nossa compreensão de nós mesmos e de nossas culturas só pode ser enriquecida pela descoberta de que nossa mente se compõe de intrincados circuitos neurais para pensar, sentir e aprender, ao invés de tábulas rasas, massas informes ou fantasmas inescrutáveis.
PINKER, Steven. Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 19-31. [adaptado]
Indique com (V) a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) falsa(s), de acordo com o Texto e com a norma padrão escrita.
( ) Se na oração “toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém” [...] trocássemos “toda diferença” por as diferenças a grafia da forma verbal “provém” não precisaria ser alterada.
( ) Na oração “Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa.” o uso de vírgulas antes e depois do vocábulo assim é opcional.
( ) O sujeito da oração principal de “Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como „inventada" ou „socialmente construída".” é humano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
459318 Ano: 2011
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao paciente com alteração do nível de consciência.
( ) À medida que o estado de alerta e a consciência diminuem, pode haver alterações na resposta pupilar, resposta de abertura ocular, resposta verbal e resposta motora.
( ) O paciente com alteração do nível de consciência também está em risco de apresentar alterações em todos os sistemas orgânicos.
( ) Alguns pacientes inconscientes tendem a ficar de olhos abertos, apesar dos reflexos corneais estarem sempre ausentes nestes casos.
( ) Ao observarmos as pupilas, sua dilatação progressiva sugere a redução da pressão intracraniana.
( ) Os cuidados de enfermagem ao paciente com alteração do nível de consciência podem ir da observação do comportamento até a execução de técnicas para manutenção de vias aéreas pérvias e cuidados com integridade cutânea, como movimentação passiva no leito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
452175 Ano: 2011
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
No que se refere aos cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico, analise as afirmativas abaixo.
I. O preparo do intestino com o uso de Manitol via oral e enemas no pré-operatório é primordial para cirurgias intestinais. Este preparo tem como objetivo eliminar resíduos fecais e diminuir a flora bacteriana intestinal, minimizando assim os riscos de infecção no pós-operatório.
II. A administração de medicação pré-anestésica tem o objetivo de reduzir a ansiedade e as secreções brônquicas, facilitar a indução e a manutenção da anestesia, diminuir a dosagem dos agentes anestésicos e produzir aumento do tônus muscular.
III. Estimular a deambulação precoce para diminuir os gases e a distensão abdominal, bem como promover a motilidade intestinal são medidas importantes nas cirurgias de colicistectomia aberta.
IV. Comunicar qualquer diminuição no débito urinário e a presença de coágulos para cirurgias de próstata e de desvio urinário.
V. A ação das secreções digestivas sobre a pele determina importantes lesões como escoriações e maceração da pele. São lesões que trazem intenso sofrimento físico e psicológico ao paciente, além de agravarem seu quadro geral e infeccioso. Há necessidade de se adotarem medidas que busquem, de um lado, impedir a chegada das secreções até a pele e, de outro, recobrir o tegumento com algum tipo de protetor que funcione como barreira à ação cutânea dos líquidos drenados pela fístula.
VI. Observar os sinais de irritabilidade, contraturas e espasmos de mãos e pés característicos de hipocalcemia é cuidado necessário nas cirurgias de vesícula biliar.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
414915 Ano: 2011
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação a distúrbios urinários, assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as afirmativas falsas.
( ) As infecções do trato urinário (ITU) são causadas por micro-organismos patogênicos no trato urinário.
( ) As ITU são classificadas como infecções iatrogênicas que, em casos graves, podem ocasionar a morte do paciente.
( ) Entre os fatores de risco para as infecções do trato urinário estão: incapacidade ou falha em esvaziar por completo a bexiga; obstrução do fluxo urinário; aumento excessivo do consumo de sódio; imunossupressão.
( ) A pielonefrite é uma infecção da pelve renal que pode ser causada por bactérias que alcançam a bexiga e ascendem ao rim, ou que chegam ao rim por meio da circulação sanguínea.
( ) Como exemplo de infecções do trato urinário inferior temos a cistite, prostatite, uretrite e pielonefrite.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
405752 Ano: 2011
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A capacitação de todos os profissionais de saúde é fator fundamental na atenção à dengue. A enfermagem tem papel importante na identificação dos casos suspeitos, dos casos graves e no tratamento da doença. Sobre a dengue, analise as afirmativas abaixo.
I. É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no final do inverno e início da primavera.
II. Suspeita-se de dengue quando a pessoa procura o serviço de saúde com histórico de doença febril aguda com duração de até 7 dias, e com pelo menos dois destes sintomas: cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração, exantema, associados ou não à presença de hemorragia.
III. São sinais de alarme na dengue: a dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, hepatomegalia dolorosa, desconforto respiratório, hipertensão postural, hipertermia, hemorragia, diminuição da diurese, queda brusca de plaquetas, diminuição repentina do hematócrito.
IV. A “prova de laço” deve ser realizada em todos os casos suspeitos de dengue na ausência de manifestações hemorrágicas. É considerada positiva quando houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais petéquias em crianças.
V. O período crítico da dengue coincide com a defervescência da febre, quando durante a queda da febre, ou logo depois, pode ser constatada a hemoconcentração com o surgimento dos derrames cavitários resultantes do extravasamento plasmático.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante o século passado, a doutrina da tábula rasa norteou os trabalhos de boa parte das ciências sociais e humanidades. A psicologia procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento com alguns mecanismos simples de aprendizado. As ciências sociais procuram explicar todos os costumes e disposições sociais como um produto da socialização das crianças pela cultura circundante: um sistema de palavras, imagens, estereótipos, modelos e contingências de recompensa e punição. Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como “inventada” ou “socialmente construída”.
A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas. Segundo a doutrina, toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém não de diferenças em sua constituição inata, mas de diferenças em suas experiências. Mudando as experiências – reformando o modo de criar os filhos, a educação, a mídia e as recompensas sociais – podemos mudar a pessoa. Notas baixas, pobreza e comportamento antissocial podem ser melhorados; de fato, não fazê-lo é uma irresponsabilidade. Toda discriminação com base em características ditas inatas de um sexo ou grupo étnico é absolutamente irracional.
É consternador pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens. Máquinas são insensíveis, construídas para ser usadas e descartadas; seres humanos têm sensibilidade, possuem dignidade e direitos e são infinitamente preciosos. Uma máquina tem algum propósito prosaico, como moer grãos ou apontar lápis; um ser humano tem propósitos mais elevados, como amor, devoção, boas obras e criação de conhecimento e beleza. O comportamento das máquinas é determinado pelas leis da física e da química; o comportamento das pessoas é livremente escolhido. Com a escolha vem a liberdade e, portanto, o otimismo quanto às nossas possibilidades para o futuro. Com a escolha vem também a responsabilidade, o que nos permite sustentar que as pessoas têm de responder por suas ações.
O filósofo Rousseau não acreditava exatamente numa tábula rasa, mas acreditava que o comportamento ruim era produto do aprendizado e socialização. As pessoas educadas procuram ser conscientes de seus preconceitos ocultos e avaliá-los com base nos fatos e nas sensibilidades dos outros. Na vida pública, tentamos julgar as pessoas como indivíduos, e não como espécimes de um sexo ou grupo étnico. Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa. Ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos.
Pesquisadores das ciências humanas começaram a dar corpo à hipótese de que a mente evoluiu como uma estrutura universal complexa. A ideia de que a seleção natural dotou os humanos com uma mente universal complexa recebeu apoio de outras áreas. Com tantas capacidades mentais aparecendo em todas as culturas humanas, a mente nas crianças já não parece uma massa informe que a cultura molda. Do mesmo modo, nossa compreensão de nós mesmos e de nossas culturas só pode ser enriquecida pela descoberta de que nossa mente se compõe de intrincados circuitos neurais para pensar, sentir e aprender, ao invés de tábulas rasas, massas informes ou fantasmas inescrutáveis.
PINKER, Steven. Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 19-31. [adaptado]
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação aos verbos sublinhados nos fragmentos do Texto.
( ) A locução verbal na frase “procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento [...]” sinaliza uma ação futura.
( ) Na frase “A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas”, o verbo está conjugado no pretérito perfeito do modo indicativo.
( ) Na frase “pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens”, o verbo está no modo infinitivo sem flexão.
( ) Em “ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos” , o verbo pode ser substituído por ocorrera.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
387063 Ano: 2011
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
J.V.O, 12 anos de idade, foi admitido no hospital X, com diagnóstico de febre reumática aguda. Analise as afirmativas abaixo.
I. A febre reumática aguda, doença autoimune aguda, ocorre como sequela de infecção por estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
II. É caracterizada por lesões inflamatórias do tecido conjuntivo e do tecido endotelial, principalmente as articulações e o coração.
III. Dentre as manifestações maiores da febre reumática aguda está a coreia, caracterizada por movimentos involuntários lentos não propositais e rigidez muscular.
IV. Orientar e supervisionar o repouso no leito, durante a fase aguda da doença, e enquanto a insuficiência cardíaca congestiva estiver presente são intervenções de enfermagem que auxiliam a melhorar o débito cardíaco.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante o século passado, a doutrina da tábula rasa norteou os trabalhos de boa parte das ciências sociais e humanidades. A psicologia procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento com alguns mecanismos simples de aprendizado. As ciências sociais procuram explicar todos os costumes e disposições sociais como um produto da socialização das crianças pela cultura circundante: um sistema de palavras, imagens, estereótipos, modelos e contingências de recompensa e punição. Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como “inventada” ou “socialmente construída”.
A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas. Segundo a doutrina, toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém não de diferenças em sua constituição inata, mas de diferenças em suas experiências. Mudando as experiências – reformando o modo de criar os filhos, a educação, a mídia e as recompensas sociais – podemos mudar a pessoa. Notas baixas, pobreza e comportamento antissocial podem ser melhorados; de fato, não fazê-lo é uma irresponsabilidade. Toda discriminação com base em características ditas inatas de um sexo ou grupo étnico é absolutamente irracional.
É consternador pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens. Máquinas são insensíveis, construídas para ser usadas e descartadas; seres humanos têm sensibilidade, possuem dignidade e direitos e são infinitamente preciosos. Uma máquina tem algum propósito prosaico, como moer grãos ou apontar lápis; um ser humano tem propósitos mais elevados, como amor, devoção, boas obras e criação de conhecimento e beleza. O comportamento das máquinas é determinado pelas leis da física e da química; o comportamento das pessoas é livremente escolhido. Com a escolha vem a liberdade e, portanto, o otimismo quanto às nossas possibilidades para o futuro. Com a escolha vem também a responsabilidade, o que nos permite sustentar que as pessoas têm de responder por suas ações.
O filósofo Rousseau não acreditava exatamente numa tábula rasa, mas acreditava que o comportamento ruim era produto do aprendizado e socialização. As pessoas educadas procuram ser conscientes de seus preconceitos ocultos e avaliá-los com base nos fatos e nas sensibilidades dos outros. Na vida pública, tentamos julgar as pessoas como indivíduos, e não como espécimes de um sexo ou grupo étnico. Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa. Ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos.
Pesquisadores das ciências humanas começaram a dar corpo à hipótese de que a mente evoluiu como uma estrutura universal complexa. A ideia de que a seleção natural dotou os humanos com uma mente universal complexa recebeu apoio de outras áreas. Com tantas capacidades mentais aparecendo em todas as culturas humanas, a mente nas crianças já não parece uma massa informe que a cultura molda. Do mesmo modo, nossa compreensão de nós mesmos e de nossas culturas só pode ser enriquecida pela descoberta de que nossa mente se compõe de intrincados circuitos neurais para pensar, sentir e aprender, ao invés de tábulas rasas, massas informes ou fantasmas inescrutáveis.
PINKER, Steven. Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 19-31. [adaptado]
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao Texto.
( ) O autor emprega os termos “inventada” e “socialmente construída” referindo-se ao modo como alguns conceitos passaram a ser vistos na doutrina da tábula rasa.
( ) A questão da livre escolha (livre-arbítrio) aparece no texto no momento em que o autor aponta propriedades que diferenciam as máquinas dos seres humanos.
( ) Para o filósofo Rousseau a sociedade é que corrompe os homens. Isso quer dizer que não há correlação alguma entre a sua filosofia e a doutrina da tábula rasa.
( ) De acordo com a doutrina da tábula rasa, a distinção entre “raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos” provém do aparato genético dos seres humanos.
( ) Segundo o texto, é inadequado pensar na mente das crianças como uma caixa vazia que vai sendo preenchida com o convívio em sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas