Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

516927 Ano: 2011
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido pelo __________ para a construção e a gestão de __________. Trata-se de uma tradução adaptada do __________.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
505680 Ano: 2011
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.
O nome do conjunto de procedimentos utilizados pelo(a) __________ para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação é __________.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
503708 Ano: 2011
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
De acordo com a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002, analise as afirmativas abaixo.
I. CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de; ROMÃO, Lucilia Maria de Sousa (orgs.). Diretrizes sobre biblioteca escolar: palavras em movimento. Ribeirão Preto, SP: Alphabeto, 2011. 184 p.
II. RABELLO, Rodrigo. A dimensão categórica do documento na ciência da informação. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 131-156, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/articl /view/1518-2924.2011v16n31p131/ 17767>. Acesso em: 26 maio 2011.
III. ROTHER, Rodrigo Garcia. Processo para recuperar produtos de inteligência competitiva a partir da memória organizacional: proposta de uma taxonomia para o sistema Mindpuzzle. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento)–Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
IV. ALVARENGA, Lídia. Organização da informação nas bibliotecas digitais. In: KURAMOTO, Hélio; NAVES, Madalena Martins Lopes (Org.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2006. p. 76-98.
V. LOUSADA, Mariana; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Modelos de tomada de decisão e sua relação com a informação orgânica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 147-164, jan./mar. 2011. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/1028/838>. Acesso em: 26 maio 2011.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
482201 Ano: 2011
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Fontes primárias registram informações selecionadas e sistematizadas conforme sua finalidade. Exemplos de fontes primárias são as enciclopédias, dicionários e manuais.
( ) Nos canais informais, a comunicação é transmitida diretamente de pessoa a pessoa por meio de reuniões científicas, cartas e telefonemas.
( ) Os sistemas de classificação são instrumentos que auxiliam a representação descritiva e bibliográfica dos documentos.
( ) A literatura cinzenta se caracteriza por documentos convencionais, facilmente encontrados nos canais de venda de publicações.
( ) Os cabeçalhos de assunto são listas alfabéticas utilizadas em sistemas pré-coordenados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Durante o século passado, a doutrina da tábula rasa norteou os trabalhos de boa parte das ciências sociais e humanidades. A psicologia procurou explicar todo pensamento, sentimento e comportamento com alguns mecanismos simples de aprendizado. As ciências sociais procuram explicar todos os costumes e disposições sociais como um produto da socialização das crianças pela cultura circundante: um sistema de palavras, imagens, estereótipos, modelos e contingências de recompensa e punição. Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como “inventada” ou “socialmente construída”.
A tábula rasa também serviu de sagrada escritura para crenças políticas e éticas. Segundo a doutrina, toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém não de diferenças em sua constituição inata, mas de diferenças em suas experiências. Mudando as experiências – reformando o modo de criar os filhos, a educação, a mídia e as recompensas sociais – podemos mudar a pessoa. Notas baixas, pobreza e comportamento antissocial podem ser melhorados; de fato, não fazê-lo é uma irresponsabilidade. Toda discriminação com base em características ditas inatas de um sexo ou grupo étnico é absolutamente irracional.
É consternador pensarmos em nós como enobrecidos conjuntos de molas e engrenagens. Máquinas são insensíveis, construídas para ser usadas e descartadas; seres humanos têm sensibilidade, possuem dignidade e direitos e são infinitamente preciosos. Uma máquina tem algum propósito prosaico, como moer grãos ou apontar lápis; um ser humano tem propósitos mais elevados, como amor, devoção, boas obras e criação de conhecimento e beleza. O comportamento das máquinas é determinado pelas leis da física e da química; o comportamento das pessoas é livremente escolhido. Com a escolha vem a liberdade e, portanto, o otimismo quanto às nossas possibilidades para o futuro. Com a escolha vem também a responsabilidade, o que nos permite sustentar que as pessoas têm de responder por suas ações.
O filósofo Rousseau não acreditava exatamente numa tábula rasa, mas acreditava que o comportamento ruim era produto do aprendizado e socialização. As pessoas educadas procuram ser conscientes de seus preconceitos ocultos e avaliá-los com base nos fatos e nas sensibilidades dos outros. Na vida pública, tentamos julgar as pessoas como indivíduos, e não como espécimes de um sexo ou grupo étnico. Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa. Ocorreu uma revolução no tratamento da natureza humana pelos cientistas e estudiosos.
Pesquisadores das ciências humanas começaram a dar corpo à hipótese de que a mente evoluiu como uma estrutura universal complexa. A ideia de que a seleção natural dotou os humanos com uma mente universal complexa recebeu apoio de outras áreas. Com tantas capacidades mentais aparecendo em todas as culturas humanas, a mente nas crianças já não parece uma massa informe que a cultura molda. Do mesmo modo, nossa compreensão de nós mesmos e de nossas culturas só pode ser enriquecida pela descoberta de que nossa mente se compõe de intrincados circuitos neurais para pensar, sentir e aprender, ao invés de tábulas rasas, massas informes ou fantasmas inescrutáveis.
PINKER, Steven. Tábula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 19-31. [adaptado]
Indique com (V) a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) falsa(s), de acordo com o Texto e com a norma padrão escrita.
( ) Se na oração “toda diferença que vemos entre raças, grupos étnicos, sexos e indivíduos provém” [...] trocássemos “toda diferença” por as diferenças a grafia da forma verbal “provém” não precisaria ser alterada.
( ) Na oração “Tentamos distinguir entre força e direito e assim respeitar culturas que são diferentes da nossa.” o uso de vírgulas antes e depois do vocábulo assim é opcional.
( ) O sujeito da oração principal de “Uma longa e crescente lista de conceitos que pareceriam naturais ao modo de pensar humano (emoções, parentesco, os sexos, doença, natureza, o mundo) passou então a ser vista como „inventada" ou „socialmente construída".” é humano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
473227 Ano: 2011
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
De acordo com a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011, analise as afirmativas abaixo.
I. Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação, que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.
II. Todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.
III. O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere.
IV. Após a ilustração, na parte inferior, indica-se a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver).
V. Tabela é a forma discursiva de apresentar informações das quais o dado numérico se destaca como informação central.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
436033 Ano: 2011
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Com relação à Classificação Decimal Universal, analise as afirmativas abaixo.
I. Quanto à ausência de ambiguidade, podemos dizer que a notação na Classificação Decimal Universal corresponde a uma linguagem artificial da qual foram eliminadas muitas das ambiguidades da linguagem natural.
II. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia é o órgão responsável pela publicação da Classificação Decimal Universal no Brasil.
III. As tabelas principais, e, por conseguinte, a notação primária da Classificação Decimal Universal, são as que mais se aproximam da Classificação Decimal de Dewey.
IV. A classificação é um meio de introduzir ordem em uma multiplicidade de conceitos, ideias, informações, organizando-os em classes, isto é, grupos de coisas que têm algo em comum.
V. Inglês, francês e alemão continuam sendo os idiomas oficiais para a manutenção e a administração da Classificação Decimal Universal, e a língua oficial do consórcio é o francês.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
411633 Ano: 2011
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Com relação às cinco Leis da Biblioteconomia – princípios elaborados pelo bibliotecário indiano Shialy Ramamrita Ranganathan para a área de Biblioteconomia, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Os livros são para serem usados; a cada leitor o seu livro; a cada livro o seu leitor; poupe o tempo do leitor; a biblioteca é uma organização em crescimento.
( ) Os livros são para serem lidos; o leitor é quem escolhe o seu livro; a cada livro a sua escolha; poupe o tempo do leitor; o bibliotecário é uma organização em crescimento.
( ) Os livros são para serem emprestados; o leitor é quem escolhe o seu livro; um empréstimo para cada leitor; para cada livro um leitor; poupe o tempo do leitor.
( ) Os livros são para serem usados; a cada leitor o seu livro; a cada livro o seu leitor; poupe o tempo do leitor; a biblioteca é uma organização em crescimento.
( ) Os livros são para serem divulgados; a cada leitor o seu livro; a cada livro o seu leitor; poupe o tempo do leitor; a biblioteca é uma organização que busca divulgar online a informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
387276 Ano: 2011
Disciplina: Direito Civil
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo.
A lei que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências é a ____________________.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
387245 Ano: 2011
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.
__________ é um conjunto de serviços que uma instituição oferece aos membros de sua comunidade para a gestão e disseminação de materiais digitais criados pela instituição e membros de sua comunidade (LUNCH, 2008). O __________ é um software que pode ser utilizado em sua implementação.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas