Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1326134 Ano: 2009
Disciplina: Zootecnia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação ao comportamento dos animais, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Comportamentos inatos são geneticamente herdados e fazem parte do padrão comportamental das 97 espécies animais consideradas domesticadas. A impossibilidade de manifestar esses comportamentos pode resultar em elevadas frequências de comportamentos anormais e estereotipados.
( ) Comportamentos inatos, como os que ocorrem em animais silvestres, aparecem com menor frequência em animais domesticados que sofreram seleção genética para adaptação aos meios de criação modernos.
( ) Comportamentos estereotipados são comportamentos repetitivos, sem função, tipicamente manifestados em alta frequência por animais criados em cativeiro.
( ) Embora na natureza as aves tenham o hábito de se empoleirar, em frangos criados em sistemas comerciais esse comportamento é dispensável, já que não existe a presença de predadores e a inserção de poleiros nas instalações pode diminuir o consumo de ração, prejudicando o desempenho, além de dificultar a limpeza e outros manejos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1326124 Ano: 2009
Disciplina: Zootecnia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação ao comportamento, manejo e bem-estar de suínos, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Resultados científicos da última década demonstram que é importante manter a amamentação por pelo menos quatro semanas, para garantir que os leitões possam ingerir colostro por todo esse período. Isso explica a menor incidência de diarréias em leitões criados em sistemas orgânicos, em que o desmame é realizado após os 42 dias de idade.
( ) Os suínos domésticos mantêm uma alta motivação para realizar o comportamento de fuçar. A impossibilidade de manifestar esse comportamento leva à aerofagia em porcas criadas em baias individuais durante a gestação.
( ) A domesticação causou uma série de importantes alterações qualitativas no comportamento dos suínos, o que lhes confere adaptação para a criação sob confinamento. As principais consequências da domesticação foram a transformação social da espécie, gerando animais gregários, ou seja, que se congregam para desenvolver comportamentos como amamentar e se alimentar.
( ) O desmame de suínos, em condições naturais, ocorre gradualmente, num período que pode levar até 17 semanas. Na suinocultura convencional, esse manejo é realizado a partir das três semanas de vida; devido à variação nos dias de nascimento das leitegadas de um mesmo lote, alguns leitões podem ser desmamados ainda mais cedo. Isso leva a uma alta incidência de diarreias e comportamentos anômalos.
( ) Suínos criados em ambientes monótonos apresentam frequências aumentadas de comportamentos como morder barras das baias, canibalismo e interações agressivas. Esses comportamentos são menos frequentes em criações em que o ambiente é enriquecido através da oferta de substrato ou aumento do espaço por animal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1325976 Ano: 2009
Disciplina: Veterinária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação à cetose nos bovinos e ovinos, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.
A etiologia da cetose ou acetonemia em bovinos e ovinos é a ________________em vacas leiteiras principalmente no ___________________ e em ovelhas no ____________________.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1325596 Ano: 2009
Disciplina: Zootecnia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Existe considerável variação na susceptibilidade (por Kg de peso vivo) ao veneno de Bothrops nas diferentes espécies de animais domésticos.
Em relação à susceptibilidade aos efeitos dos venenos ofídicos, assinale a alternativa que apresente a ordem decrescente CORRETA de espécies de interesse zootécnico.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1324150 Ano: 2009
Disciplina: Zootecnia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em relação ao comportamento, manejo e bem-estar de bovinos, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) O manejo adequado da dor é imprescindível para assegurar bons níveis de bem-estar animal. A xilazina é um potente sedativo e analgésico, além de agir como anestésico local, que pode ser injetado no espaço peridural de bovinos para realizar uma anestesia regional dos membros, por si só ou em combinação com a lidocaína.
( ) O pastoreio em bovinos é concentrado em dois períodos: no início e ao final do dia.
( ) Parâmetros fisiológicos, como alterações na frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial e dilatação das pupilas, e comportamentais, como inatividade, perda de apetite, podem ser utilizados no diagnóstico da dor em bovinos, mas não são suficientes.
( ) Os bovinos são animais gregários. Os rebanhos dessa espécie tendem a apresentar uma certa sincronia nos seus comportamentos, o que deve ser considerado ao desenhar os espaços e detalhes das instalações para esses animais, como a disposição e os espaços disponíveis por animal em comedouros, bebedouros e camas em estábulos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1320292 Ano: 2009
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Texto 1
Psicanálise é linguagem
A linguagem está tão presente em cada um de nós que, muitas vezes, a consideramos um instrumento. Quem a usa com maestria é admirado. São autores que, com a linguagem, emocionam em obras da literatura, teatro, poesia e cinema. Mas, quando há uma dúvida, e uma palavra é incompreendida, a leitura se interrompe para a busca de um significado.
O ser humano, habituado com a linguagem, seja qualquer uma das tantas línguas, procura verdades expressas nas declarações que faz sobre si mesmo e o mundo.
A palavra também serve como bálsamo para a dor, seja no riso quando se diz algo espirituoso, seja no acolhimento ao ouvir sobre o sofrimento do outro.
A palavra abriga a diversidade linguística. A imagem bíblica da Torre de Babel, um prenúncio das muitas línguas que seriam criadas no mundo hoje globalizado, só errou num ponto. De algum modo, os homens se fazem entender, não importa onde nasceram ou vivem.
Os seres humanos estão habituados a cantarolar, pedir socorro, demandar, ordenar e espantar-se quando falas inusitadas lhes escapam. Fantasias, enganos, mentiras e verdades. Há um momento em que o ser acredita ser verdade o que diz, e se julga senhor do instrumento, como um pincel, um lápis, um formão, uma arma, um espelho.
Verdades construídas
Imersos na linguagem, não percebemos que ela constitui o universo ao nosso redor, a comunicação, o onírico e o real, que nomeia o que nos rodeia. É senhora de tudo: ordena o pensamento, o devaneio, o projeto e a imaginação.
O nome, próprio, é um pedacinho de linguagem, na cadeia da linguagem. Acreditar que simplesmente somos os senhores da linguagem é uma ilusão que o ser humano nutre. Eu domino a linguagem e vou até fazer um curso de oratória para fascinar o mundo. Eu percebo que falo a alguém apenas o que pretendo. Eu percebo que a camuflagem e o engodo são atributos que manejo. Eu, assim, imagino que nada escapa se eu não quiser.
Sigmund Freud é o médico que, ainda no final do século 19, ousou tratar, por meio da linguagem, o sofrimento histérico, fóbico, obsessivo, depressivo. Ousadia vitoriosa. Aplicar a linguagem por meio da psicanálise é uma faceta de sua obra que seria resgatada por, dentre outros, Jacques Lacan.
Cruzamos o século 20 e entramos no século 21 ouvindo o anúncio da morte anunciada da psicanálise. E, mesmo assim, essa forma de psicoterapia permanece no campo das terapêuticas. Certamente, essa permanência é devida, entre outras referências, à maneira como os psicanalistas demonstram que a linguagem, não obstante os labirintos que se constroem com ela, transporta pelo menos um pedacinho de verdade.
Não a verdade da religião, não a verdade referencial, mas o pedacinho da verdade que cada um carrega no coração do seu ser.
(MAZZEI, D. Psicanálise é linguagem. Língua Portuguesa, São Paulo, ano 2, edição 5, p. 8, maio
2007. Especial Psicanálise & Linguagem.)
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao texto 1.
( ) O erro mencionado em relação à imagem bíblica da Torre de Babel refere-se ao fato de que, apesar da diversidade linguística, os homens, de algum modo, se comunicam.
( ) A linguagem, por causa dos labirintos que se constroem com ela, transporta pelo menos um pedacinho de verdade.
( ) Aplicar a linguagem por meio da psicanálise é uma faceta da obra do pioneiro nessa área: Jacques Lacan.
( ) O texto coloca em contraste duas ideias acerca da relação entre o homem e a linguagem: ora ele a maneja como um instrumento, ora ela o influencia.
( ) “Verdades construídas”, a que se refere o texto, retoma a ideia da metáfora da Torre de Babel.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1319685 Ano: 2009
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Texto 2
SOS Gramatical
Uma esquina educativa
Às dez e meia da manhã, o telefone tocou mais uma vez. Do outro lado da linha, uma dúvida – a décima segunda do dia. “Você(d) quer saber como se escreve insossa?”, repetiu a plantonista. Sim, era o que a pessoa(e) queria. Considerando o nível de dificuldade das perguntas que Illiana da Costa Forte enfrenta diariamente, essa poderia entrar na categoria bico(c). Ainda assim, tal como canja de galinha e água-benta, um Aurélio ou um Houaiss nunca é demais. Depois de uma espiada(c) no computador, ela responde: “A palavra é com s e ss.”
Illiana é a coordenadora do Plantão Gramatical de Fortaleza, um tira-dúvidas linguístico mantido há quase trinta anos pela prefeitura da cidade. De segunda a sexta, das 8 às 18 horas, ela e um grupo de oito professores – seis de português, um de inglês e um de espanhol – se revezam em dois turnos para destrinchar, por exemplo, as 27 (dizem alguns) funções gramaticais da palavra que (conjunção, pronome, preposição, advérbio etc.). As perguntas são feitas por telefone e fax ou “presencialmente” (como dizem os modernos). É a modalidade preferida dos moradores do bairro Damas, onde fica o escritório, porque um pulo no plantão(c) economiza o telefonema.
Além de lançar luz sobre os mistérios dos três idiomas, os mestres fornecem a origem e o significado de nomes de pessoa. Circula pelo escritório o polpudo Dicionário de Nomes de Bebês, com 8 mil verbetes. “Quer saber o seu?”, Illiana pergunta ao usuário Henrique. “Está aqui: ‘príncipe encantador e poderoso.’” Há que [prep. acidental] duvidar um tanto dos rigores do dicionário, o que não impediu Henrique de ganhar o dia. De posse da informação, certamente apareceu no emprego com a altivez de um cavaleiro medieval.
Variando dos 30 aos 50 anos de idade, todos os plantonistas têm curso superior e quase todos lecionam nas universidades públicas de Fortaleza (são duas). Com o cargo de oráculo gramatical, reforçam o orçamento em 953 reais mensais.
Entre uma pergunta e outra sobre ortografia, sintaxe, morfologia ou pontuação, são por vezes instados a dirimir dúvidas que [pron. rel. com função de sujeito] extrapolam os precisos limites da ciência gramatical. Uma vez, preparada para atender o telefone e fazer, digamos, alguma rápida análise sintática – por exemplo, da frase “Vão-se os anéis, ficam os dedos” –, Illiana foi surpreendida: “Quem era o ator que [pron. rel. com função de sujeito] fazia O Bem-Amado?” Meio no reflexo, ela respondeu na bucha(c): “Paulo Gracindo.” Entusiasmada, a consulente prosseguiu: “Já que a senhora foi tão simpática comigo, não teria aí o telefone do padre Marcelo Rossi?” Illiana não tinha.
(Adaptado de SOS Gramatical. Piauí, Rio de Janeiro, ano 3, n. 30, p. 12-13, mar. 2009
Com base no texto 2, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1494088 Ano: 2009
Disciplina: Zootecnia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
Plantas forrageiras que encerram glicosídeos cianogênicos são bocígenos devido à conversão, no organismo animal, do HCN em tiocianato, que age inibindo a concentração seletiva de iodo pela tireoide. Entre essas plantas destaca-se:
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1494052 Ano: 2009
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em relação à Lei n° 11.959, de 29 de junho de 2009, art. 2°, relacione os termos da Coluna 1 com as definições contidas na Coluna 2.
Coluna 1
1) recursos naturais
2) recursos pesqueiros
3) recursos genéticos
4) maricultura
5) piscicultura
6) pesca
7) aquicultura
8) agricultor
9) maricultor
10) aquicultor
Coluna 2
( ) os animais e os vegetais hidróbios passíveis de exploração, estudo ou pesquisa pela pesca amadora, de subsistência, científica, comercial e pela aquicultura.
( ) a atividade de cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá total ou parcialmente em meio aquático, implicando a propriedade do estoque sob cultivo, equiparada à atividade agropecuária e classificada nos termos do art. 20 desta Lei.
( ) toda operação, ação ou ato tendente a extrair, colher, apanhar, apreender ou capturar recursos pesqueiros.
( ) a pessoa física ou jurídica que, registrada e licenciada pelas autoridades competentes, exerce a piscicultura com fins comerciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1494014 Ano: 2009
Disciplina: Veterinária
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação à mastite, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) A contagem de células somáticas é utilizada para identificar casos de mastite subclínica.
( ) A liberação de adrenalina na corrente sanguínea durante a ordenha pode inibir a ejeção do leite.
( ) O teste CMT (California Mastitis Test) é recomendado para identificar o agente causal da mastite.
( ) Para realizar o diagnóstico definitivo da mastite clínica, o teste do caneco de fundo preto é o mais rápido, barato e prático.
( ) A Instrução Normativa n° 51, de 18 de setembro de 2002, trata dos regulamentos técnicos de produção, identidade e qualidade do leite tipo A, tipo B, tipo C, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado, além do regulamento técnico da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel. Segundo essa instrução, o leite cru refrigerado tipo B integral deve apresentar acidez, em gramas de ácido láctico/100 mL, de 0,14 a 0,18 e Contagem de Células Somáticas (CS/mL) máxima de 6x105.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas