Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2196811 Ano: 2021
Disciplina: Farmácia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

Um homem de 33 anos foi diagnosticado com oftalmoplegia na clínica oftalmológica e veio para a farmácia com a seguinte prescrição: pomada oftálmica de ciprofloxacino 0,3%, aplicar dose apropriada três vezes ao dia, de manhã, ao meio-dia e à noite.

Qual das seguintes maneiras é a mais apropriada para o farmacêutico explicar ao paciente o uso da pomada para os olhos?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196809 Ano: 2021
Disciplina: Farmácia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

Os corticosteroides apresentam excelentes efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores, sendo frequentemente usados em preparações tópicas para o tratamento de dermatites. As emulsões (cremes) são formas farmacêuticas muito utilizadas para veicular estes ingredientes farmacêuticos ativos. Considere as seguintes mudanças na estabilidade de emulsões e a sua causa.

I) Mudanças na temperatura faz variar a solubilidade do surfactante, podendo desestabilizar a emulsão e afetar diretamente a taxa de coalescência.

II) A presença de sais dissolvidos na fase aquosa (contínua) pode causar redução do diâmetro médio das gotas da fase oleosa (dispersa).

III) Solventes orgânicos que são miscíveis com a água e óleos, dependendo da quantidade introduzida, podem promover a separação entre as fases.

IV) Alterações do pH podem alterar a capacidade de ionização das moléculas em solução ou dispersas, alterando o seu comportamento físico-químico.

Estão corretas,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196806 Ano: 2021
Disciplina: Farmácia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

Um homem de 29 anos tomou algumas cervejas artesanais com amigos em um bar.

Algumas horas depois, ele se apresentou na emergência de um hospital com dor abdominal baixa, diarreia, náuseas e vômitos, e seu nível de consciência diminuiu gradualmente. Após análise, o nível de dietilenoglicol no sangue foi de 56 mg/dL e seus exames de sangue e análise de gases sanguíneos foram os seguintes:

Nível de creatinina sérica: 1,9 mg/dL (normal: 0,6 a 1,2 mg/dL).

Resultados da análise de gases sanguíneos: pH 7,00; PaO2 = 98 mmHg; PaCO2, = 33 mmHg e HCO3- = 7,7 mEg/L.

Sobre a substância encontrada nesse paciente e o seu tratamento, analise as afirmativas:

I) O dietilenoglicol é metabolizado principalmente no fígado pelas enzimas álcool desidrogenase e aldeído desidrogenase.

II) O dietilenoglicol é metabolizado principalmente pelas enzimas do citocromo P450 no fígado.

IlI) O bicarbonato de sódio corrige a acidose metabólica causada pelos metabólitos do dietilenoglicol.

IV) O ácido glicólico produzido pelo metabolismo do dietilenoglicol combina com o cálcio para se tornar insolúvel e é depositado nos túbulos renais, causando danos renais.

Estão corretas,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196800 Ano: 2021
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

Considerando as normas constitucionais sobre servidores públicos, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196790 Ano: 2021
Disciplina: Farmácia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

A segurança do paciente sempre foi um assunto debatido no mundo inteiro, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Brasil, por exemplo, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo de adotar medidas para prevenir e reduzir os erros de medicação, reduzindo assim os riscos de danos aos pacientes. Com a pandemia iniciada em 2020 foi necessário haver uma reorganização dos sistemas de saúde, adotando mais estratégias para prevenir os erros de medicação e o desabastecimento de medicamentos.

Com relação a essas novas estratégias,, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Manter os fluxos de cuidado, considerandoa segurança no uso dos medicamentos.

( ) A comunicação multiprofissional precisou ser mais efetiva nas unidades de saúde, adotando ferramentas padronizadas de comunicação.

( ) Ao haver o desabastecimento de algum medicamento, a equipe da farmácia passou a ser responsável por selecionar outra alternativa farmacêutica.

( ) Consultar a equipe assistencial antes da implementação de qualquer mudança que possa afetar as práticas assistenciais.

A sequência correta, de preenchimento das lacunas, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196789 Ano: 2021
Disciplina: Farmácia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

Paciente, sexo feminino, 58 kg, se encontra na sala de cirurgia para remoção de um tumor. Por se encontrar muito agitada, a equipe médica decidiu administrar o Maleato de Midazolam. Após início da sedação, foi administrado a Lidocaína por via subcutânea, para a inserção de um cateter intravenoso. Depois da inserção do cateter, administrou-se a Morfina.

Trinta minutos após administração da Morfina, o médico induz a anestesia com uma administração intravenosa de Tiopental. Para manter o estado de anestesia durante a cirurgia, foi utilizado o Isoflurano.

Sobre os medicamentos utilizados na cirurgia, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196788 Ano: 2021
Disciplina: Farmácia
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 596 de 21 de fevereiro 2014 do Conselho Federal de Farmácia dispõe sobre o código de ética farmacêutico. Considere as afirmativas:

I) A profissão farmacêutica deve ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e sem fins meramente comerciais.

II) O farmacêutico não pode recusar a exercer a profissão em qualquer tipo de instituição sem condições dignas de trabalho, já que é dever deste profissional promover a saúde da população.

III) O farmacêutico tem o direito adquirido de exercer a sua profissão sem discriminação de qualquer natureza vedada por lei.

IV) É conferido ao farmacêutico trabalhar com autonomia técnica, sem interferência e sem qualquer forma de exploração em descaso da sociedade.

Estão corretas,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196787 Ano: 2021
Disciplina: Português
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

LER DEVAGAR

Para aprender a ler é preciso ler bem devagar, e em seguida é preciso ler bem devagar e, sempre, até o último livro que terá a honra de ser lido por você, será preciso ler bem devagar. É preciso ler devagar um livro tanto para desfrutar dele quanto para se instruir ou para criticá-lo. Flaubert dizia: “Ah! Esses homens do século XVII! Como sabiam latim! Como liam devagar!”. Mesmo sem a intenção de escrever você mesmo, é preciso ler com lentidão o que quer que seja, sempre se perguntando se compreendeu corretamente e se a ideia com que acabou de se deparar é a do autor e não a sua. “É isso mesmo?” deve ser a pergunta contínua que o leitor faz a si mesmo.

Os filólogos têm uma mania um pouco divertida, mas que parte do melhor sentimento do mundo e que devemos ter e conservar como princípio, como raiz. Eles se perguntam sempre: “É este mesmo o texto? Não seria ergo em lugar de ego, e ex templo em lugar de extemplo? Isso faria diferença”. Essa mania lhes surgiu de um hábito excelente, que é o de ler devagar, que é o de desconfiar do primeiro sentido que se vê nas coisas, que é o de não se abandonar, que é o de não sermos preguiçosos ao ler. Dizem que, no texto de Pascal sobre o ácaro, ao ver o manuscrito, Cousin leu: “nos contornos dessa síntese de abismo”. E como ele o admirou! Como o admirou! Estava escrito: “nos contornos dessa síntese de átomo” o que faz sentido. Cousin, levado por seu entusiasmo romântico, não se perguntou se “síntese de abismo” também fazia. É preciso não ter preguiça ao ler, mesmo uma preguiça lírica.

Nem precipitação. A precipitação não passa, aliás, de uma forma de preguiça. Nossos pais diziam: “Ler com os dedos”. Isso queria dizer folhear de tal modo que, feitas as contas, os dedos tinham mais trabalho do que os olhos. “O sr. Beyle lia muito com os dedos, o que quer dizer que ele percorria muito mais do que lia, e deparava sempre com o lugar essencial e curioso do livro”. É preciso não pensar muito mal desse método que é o dos homens que são, como Beyle, colecionadores de ideias. Ocorre apenas que esse método tira todo o prazer da leitura e o substitui pelo da caça. Se você quer ser um leitor diletante e não um caçador, seu método precisa ser exatamente o oposto. De forma alguma deve ler com os dedos, nem ler na diagonal, como também se diz de modo bastante pitoresco. Deve ler com um espírito atento e bastante desconfiado de sua primeira impressão.

Você me dirá que há livros que não podem ser lidos devagar, que não suportam a leitura lenta. E os há, de fato, mas esses são os livros que não é preciso ler em absoluto. Primeira consequência benéfica da leitura lenta: ela faz a separação, desde o início, entre o livro que se deve ler e o livro que só foi feito para não ser lido.

Ler devagar é o primeiro princípio, e se aplica a toda e qualquer leitura. É como a essência da arte de ler. Há outras? Sim, mas nenhuma se aplica a todos os livros sem distinção. Além de “ler devagar” não há uma arte de ler; há artes de ler, e muito diferentes conforme as diferentes obras. São essas artes de ler que tentaremos sucessivamente destrinchar.

(FAGUET, Émile. A arte de ler. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.)

O vocábulo diletante tem como sinônimo

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196782 Ano: 2021
Disciplina: Administração Pública
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

O Decreto Nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. Em seu Art. 4º o PDP conterá, no mínimo

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2196781 Ano: 2021
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:

Conforme prevê a Lei nº 8.112 de 1999, acerca do regime disciplinar dos servidores públicos federais, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas