Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1515996 Ano: 2016
Disciplina: Nutrição
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Nos últimos anos, os fabricantes de laticínios têm concentrado esforços no desenvolvimento de novos produtos, disponibilizando para o mercado leite e alguns derivados sem lactose, com o objetivo de atender a um público específico, que são os consumidores intolerantes. Em relação à lactose, analise as afirmativas abaixo.
I. A lactose é um dissacarídeo naturalmente presente no leite.
II. No processamento de leite e de seus derivados sem lactose, esse açúcar é hidrolisado em duas moléculas de glicose.
III. Na indústria de laticínios, a lactase é a enzima utilizada na obtenção de leite e derivados sem lactose.
É CORRETO o que se afirma em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1515746 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
A atividade de água é um fator intrínseco que influencia na conservação de alimentos. Sobre a atividade de água nos alimentos, analise as afirmativas abaixo.
I. O valor da atividade de água de um produto exerce maior influência na sua estabilidade do que o conteúdo de água total (teor de umidade em %) desse produto.
II. A atividade de água é definida como sendo a razão entre a pressão de vapor da água livre e a pressão de vapor da água do alimento.
III. Se, após o processamento, a atividade de água da banana-passa apresenta o mesmo valor da atividade de água da geleia de banana, isso significa que elas têm o mesmo teor de água.
IV. Quanto menor for o valor de atividade de água de um produto, menor será o crescimento microbiano naquele produto.
É CORRETO o que se afirma em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1511676 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Toxicantes naturais são substâncias tóxicas que fazem parte da composição natural de alguns alimentos, ou seja, estão naturalmente presentes em certos alimentos. São toxicantes naturais de origem vegetal:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1281996 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
O rótulo dos alimentos industrializados constitui importante fonte de informação para os consumidores, auxiliando-os na escolha dos alimentos a serem consumidos. Esses rótulos precisam conter informações corretas e de acordo com a legislação vigente. Sobre os rótulos dos alimentos industrializados, analise as afirmativas abaixo.
I. As inscrições “contém glúten” ou “não contém glúten”, nos rótulos dos alimentos industrializados, conforme o caso, são de caráter obrigatório. A obrigatoriedade de informar sobre a presença de glúten é adotada como uma medida preventiva e de controle da doença celíaca.
II. Com exceção de alimentos com um único ingrediente, é obrigatório constar no rótulo a lista de ingredientes. Essa lista deve ser organizada de forma que todos os ingredientes constem na ordem decrescente da respectiva proporção.
III. A Informação Nutricional, ou declaração de valor energético e de nutrientes, nos rótulos dos alimentos industrializados, é de caráter opcional.
É CORRETO o que se afirma em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1145610 Ano: 2016
Disciplina: Nutrição
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
O morango está entre as principais frutas cultivadas no Espírito Santo. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, o morango contribui efetivamente para compor a renda dos agricultores de base familiar envolvidos com atividades do
agroturismo e da agroindústria da região de montanhas do estado.
Um dos fatores que afetam a conservação e a qualidade dos morangos é o desenvolvimento de fungos. Na tabela abaixo, é apresentada a deterioração fúngica (%) em morangos tratados com revestimentos à base de goma xantana e/ou de óleo essencial de sálvia, armazenados a 4 ± 1 ºC por 12 dias.
Enunciado 2656951-1
Médias seguidas de mesma letra minúscula na coluna não diferem entre si pelo teste de Tukey (p > 0,05). Tratamento A –
Controle (morango sem tratamento); Tratamento B – óleo essencial de sálvia (0,2 % v/v), Tween 80 (0,1 % v/v); Tratamento C
– goma xantana (0,5 % p/v), glicerol (1% v/v), Tratamento D – óleo essencial de sálvia (0,2 % v/v), goma xantana (0,5 % p/v),
glicerol (1% v/v), Tween 80 (0,1 % v/v).
Fonte: BORGES, C.D. ; MENDONÇA, C.R.B.; ZAMBIAZI, R.C.; NOGUEIRA, D.; PINTO, E.M.; PAIVA, F.F. Conservação de morangos com
revestimentos à base de goma xantana e óleo essencial de sálvia. Bioscience Journal, v. 29, n. 5, p. 1071-1083, set./out. 2013. (Adaptado).
Com base nas informações da tabela acima, é CORRETO afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1070595 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
A qualidade do leite cru refrigerado é fundamental no processamento de leite e derivados e influencia tanto no aspecto microbiológico quanto no rendimento do leite e de seus produtos. Em relação à qualidade do leite cru refrigerado, considere os itens abaixo:
I. Boas práticas agropecuárias na produção de leite envolvem aspectos como a saúde e a alimentação do animal, as condições dos estábulos e a higiene na ordenha.
II. Bactérias psicrotróficas.
III. Células somáticas.
É CORRETO afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
667572 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia de Alimentos
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
O congelamento é uma importante técnica usada na conservação de carne e derivados. Estão apresentadas, na tabela abaixo, características físico-químicas da carne ovina em função do tempo de armazenamento a -18 ºC.
Enunciado 2623240-1
Nas equações de regressão, Y representa a variável resposta e D representa o tempo de estocagem em dias.
Fonte: PELLEGRINI, L.G.; PELLEGRINI, L.G.; PELEGRINI, L.F.V.; PELLEGRIN, A.C.R.S.; PIRES, C.C. Efeito do tempo de
armazenamento sob as características físico-químicas da carne ovina. Synergismus scyentifica UTFPR, v. 7, n. 1, 2012. (Adaptado).
Com base nas informações da tabela acima, é CORRETO afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
367183 Ano: 2016
Disciplina: Direito Sanitário
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
A legislação de alimentos deve ser seguida pelos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos, a fim de que estes sejam produzidos e industrializados de maneira segura. A Portaria nº 1.428, de 23 de novembro de 1993, do Ministério da Saúde, dispõe sobre o Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos, sobre as Diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos e sobre o Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrões de Identidade e Qualidade (PIQs) para Serviços e Produtos na Área de Alimentos. Já a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 275, de 21 de outubro de 2001, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e sobre a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Com base nessas legislações, analise as afirmativas abaixo.
I. Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) são fundamentais para se obter alimentos que atendam aos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQs).
II. Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) são exigidos apenas para a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios dos estabelecimentos produtores e/ou industrializadores de alimentos.
III. Um Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) é um conjunto de atributos que identifica e qualifica um produto na área de alimentos.
É CORRETO o que se afirma em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Uma planilha com o registro de temperaturas mínimas e máximas, durante um período de 13 dias, foi criada no Microsoft Excel 2013, conforme a figura abaixo:
Enunciado 3285558-1
Essa planilha foi construída em cinco passos:
(1) os dados presentes nas colunas A a D foram digitados manualmente;
(2) os nomes abreviados dos dias da semana foram digitados manualmente na coluna F;
(3) uma fórmula para o cálculo da média das temperaturas mínimas de domingo foi inserida na célula G2;
(4) por meio do recurso de autopreenchimento, a partir da célula G2 foi preenchida a célula H2 (média das temperaturas máximas de domingo);
(5) usando novamente o autopreenchimento, a partir das células G2: H2 foram preenchidas as células G3:H8 (médias das temperaturas de segunda a sábado).
A fórmula inserida na célula G2, no passo 3, para que o recurso de autopreenchimento produza o resultado obtido por meio dos passos 4 e 5 é:
Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Leia o texto a seguir e responda a questão.
Poluição do ar tira R$ 15,8 bi anuais do Brasil com 62 mil mortes prematuras
Décadas atrás, quem dirigia pelas estradas brasileiras topava com placas de mensagens lúgubres como “não faça do seu carro uma arma – a vítima pode ser você”.
As placas sumiram, mas as mortes no trânsito, não: são mais de 40 mil por ano, e crescendo. De 19 óbitos por 100 mil habitantes em 2009, o país passou para 23,4/100 mil em 2013, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Correr demais ou usar o celular enquanto se dirige não são, porém, as únicas maneiras de fazer do seu carro uma arma. São apenas as mais ruidosas, como sair dando tiros por aí. Basta ligar o motor para fazer dele também uma arma química.
O cano de escapamento cospe uma série de compostos tóxicos, como os monóxidos de nitrogênio!$ ^{(A)} !$ !$ (NO) !$ ou de carbono !$ (CO) !$ e precursores de ozônio !$ (O_3) !$. Dali sai também material particulado, com destaque para a poeira fina !$ (PM_{2,5}) !$ que penetra até os alvéolos dos pulmões e faz estragos neles.
Não faltam pesquisas a mostrar que a poluição do ar está diretamente relacionada com mortes prematuras causadas por doença cardíaca isquêmica (enfarte), derrame, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, infecção respiratória aguda e pneumonia. Velhos e crianças pequenas são as maiores vítimas.
O Banco Mundial estima que 2,9 milhões morrem antes da hora no mundo, todos os anos, por causa da poluição do ar. A maior parte por cozinhar dentro de casa com lenha e carvão, como fazem 2,8 bilhões de pessoas, principalmente na África e no Sul da Ásia. Fora daí, as mortes por poluição do ar se dão por força das emissões veiculares!$ ^{(B)} !$ .
As cifras acabrunhantes estão na publicação “O Custo da Poluição do Ar!$ ^{(C)} !$ ”, que teve lançamento na semana passada. Em anos de vida produtiva perdidos, isso custou à economia global, em 2013, a bagatela de estimados US$ 225 bilhões.
Outra medida feita pelo Banco Mundial diz respeito à perda de bem-estar!$ ^{(D)} !$ . Aqui, o valor monetário do prejuízo é calculado por meio de metodologia diversa – quanto cada pessoa se disporia a pagar para livrar-se do risco de morrer por aquela causa. Neste caso, o montante sobe para US$ 5,1 trilhões.
Estima-se que 87% da população mundial viva em áreas acima do máximo de concentração de !$ PM_{2,5} !$ recomendado pela OMS, de 10 microgramas por metro cúbico. A de ozônio vem caindo no mundo, mas Brasil, China, Índia, Paquistão e Bangladesh viram-na aumentar entre 10% e 20%.
No que toca ao !$ PM_{2,5} !$, a média do Brasil se encontrava ligeiramente abaixo do recomendado pela OMS em 2009, com 9,68 micrograma/!$ m^3 !$. Em 2013, contudo, esse valor já se encontrava em 16,5 micrograma/!$ m^3 !$.
As mortes decorrentes, segundo a estimativa do Banco Mundial, subiram de 59,6 mil para 62,2 mil ao ano no intervalo. Em matéria de produtividade perdida, o custo foi de US$ 4,9 bilhões em 2013, ou R$ 15,8 bilhões na taxa de câmbio atual.
Com transporte de massa eletrificado!$ ^{(E)} !$ , seria possível matar três coelhos com um único golpe de progresso tecnológico: diminuir os acidentes fatais, abater as mortes prematuras por poluição e ainda mitigar o aquecimento global, pois os motores a explosão também emitem gases do efeito estufa.
Não há por que continuar indefinidamente com essa insanidade de ênfase no deslocamento individual propelido a combustíveis poluentes. Melhor seria retomar as placas dos anos 1970, com uma pequena adaptação: “Não faça de seu carro uma arma – o fóssil pode ser você”.
(LEITE, Marcelo. Poluição do ar tira R$ 15,8 bi anuais do Brasil com 62 mil mortes prematuras. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ colunas/marceloleite/2016/09/1812251-poluicao-do-ar-tira-r-158-bi-anuais-do-brasil-com-62-mil-mortes-prematuras.shtml>. Acesso em: 15 set. 2016.)
A estrutura grifada NÃO caracteriza o termo que a antecede em:
Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas