Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

239839 Ano: 2010
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
A mortalidade perinatal constitui um importante indicador para avaliação da qualidade:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
239282 Ano: 2010
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Com relação às afirmativas a seguir:
I. A lei brasileira considera adolescente a faixa etária de 12 a 18 anos.
II. A Organização Mundial da Saúde circunscreve a adolescência à segunda década da vida (de 10 a 19 anos) e considera que a juventude se estende dos 18 aos 24 anos.
III. O Código Civil em vigor determina que para os atos da vida civil (contratar, casar, firmar obrigações, etc.), os adolescentes com menos de 16 anos não podem exercer pessoalmente qualquer desses direitos, que deverão ser exercidos por meio de seus pais ou responsáveis legais.
IV. No âmbito do Direito do Trabalho, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente determinaram a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 12 anos.
V. No direito penal, os menores de 18 anos de idade são inimputáveis, e os jovens entre 18 e 21 anos têm sua pena reduzida.
VI. No direito eleitoral, o jovem de 16 anos pode votar, mas só poderá eleger-se a cargo eletivo aos 18 anos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas INCORRETAS:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
237483 Ano: 2010
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
A pressão arterial varia naturalmente durante a vida de um indivíduo. A elevação da pressão nas artérias pode ocorrer de várias maneiras. Existem variáveis hemodinâmicas que influenciam a pressão sangüínea, a saber:
I. O volume do sangue, viscosidade do sangue e a elasticidade arterial. O endotélio sofre várias influências, como a liberação em situações de estresse do óxido nítrico, que é vasoconstritor e diminui a resistência vascular periférica.
II. A arteriosclerose produz enrijecimento das artérias, impedindo sua dilatação, que auxiliaria na redução da pressão arterial aos seus níveis normais. Alterações arterioscleróticas renais também podem comprometer a capacidade dos rins de excretar sal e água, o que contribui para a elevação da pressão arterial.
III. Uma queda na pressão arterial provoca a liberação de renina, uma enzima renal. A renina ativa a angiotensina, hormônio que provoca contração das paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas), aumentando a pressão arterial. A angiotensina também desencadeia a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais, provocando a retenção de sal (sódio) e a excreção de potássio. O sódio promove a retenção de água e, dessa forma, provoca a expansão do volume sangüíneo e o aumento da pressão arterial, compensando a situação.
IV. O controle da pressão arterial a curto prazo, durante períodos de segundos ou minutos, é realizado quase que integralmente por reflexos nervosos. Na prática de enfermagem observa-se que fatores como ansiedade e estresse são irrelevantes no controle da pressão arterial.
V. Os rins são o mais importante órgão para a regulação a longo prazo da pressão arterial. Atuam por meio de dois mecanismos muito importantes para o controle da pressão arterial: um deles é o mecanismo hemodinâmico, o outro é o mecanismo hormonal.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
237444 Ano: 2010
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Um jovem com Diabetes Mellitus dá entrada na emergência, 1 hora após ter-se auto-aplicado injeção de insulina. Para prestar correto atendimento de urgência é necessário identificar se ele apresenta sinais e sintomas de hipoglicemia tais como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
233514 Ano: 2010
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Com relação ao processo saúde-doença, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
I) O indivíduo saudável se adapta às alterações nos ambientes interno e externo e, deste modo, mantém um estado de bem-estar em todas as dimensões;
II) O estado de saúde ou de doença de uma pessoa deveria ser considerado em relação aos valores, personalidade e estilo de vida do indivíduo, em vez de ser medido por qualquer padrão absoluto;
III) O modelo de agente-hospedeiro-ambiente descreve a doença como resultante da interação dinâmica dos fatores relacionados com o agente, hospedeiro e ambiente. Nenhum fator isolado é a causa da doença.
IV) A enfermagem incorpora as atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças em vez de, simplesmente, tratar a doença depois que ela ocorre;
V) O comportamento do doente, como as práticas de saúde, é influenciado por diversas variáveis e deve ser considerado pelo enfermeiro ao planejar os cuidados.
A seqüência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
231416 Ano: 2010
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
São fatores de risco para o câncer de colo uterino. Marque a alternativa CORRETA:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
227142 Ano: 2010
Disciplina: Matemática Financeira
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Uma loja de eletrodomésticos vende uma geladeira em 12 parcelas mensais, sendo cada prestação igual a 10% do preço de venda à vista da geladeira. A primeira parcela é paga 1 mês após a data da compra. A taxa mensal de juros simples praticada é igual a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
226257 Ano: 2010
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
De acordo com as Diretrizes Essenciais contidas na Política Nacional de Saúde do Idoso, cabe ao enfermeiro desenvolver o seu plano de cuidados baseado em alguns princípios:
I. A avaliação dos idosos atendidos pela(o) enfermeira(o) deve contemplar apenas os aspectos da saúde física e mental.
II. A avaliação de enfermagem contempla a capacidade de autocuidado e as demandas assistenciais para a sua reintegração social e familiar em caso de alta.
III. O atendimento à saúde do idoso poderá ser em internação hospitalar e no domicílio, adequada às necessidades terapêuticas e de seus cuidadores e/ou familiares, justificando a longa permanência em ambiente hospitalar.
IV. Os idosos egressos da internação hospitalar, de acordo com suas peculiaridades, devem ser cadastrados em um programa de acompanhamento ambulatorial e, eventualmente, de hospital-dia ou assistência domiciliar.
V. O atendimento à saúde do idoso deve ser centrado nas necessidades do cliente visando à prevenção de agravos, promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso.
Pode-se afirmar que estão corretas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
220772 Ano: 2010
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Planejar significa pensar antes de agir, pensar sistematicamente, com método: explicar cada uma das possibilidades de ação e analisar suas respectivas vantagens e desvantagens. Dentre os métodos de planejamento, existe o normativo e o estratégico. Relacione as colunas com (N) para características do planejamento normativo e (E) para planejamento estratégico.
N- planejamento normativo
E- planejamento estratégico
( ) Indeterminista (predições incertas)
( ) Determinista (predições certas)
( ) Objetivo (diagnóstico)
( ) Subjetivo ( apreciação situacional)
( ) Plano por setores
( ) Plano por problemas
( ) Cálculo técnico
( ) Cálculo técnicopolítico
( ) Sistema aberto (várias possibilidades)
( ) Sistema fechado (metas únicas)
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
209398 Ano: 2010
Disciplina: Informática
Banca: UFES
Orgão: UFES
Provas:
Considere que, em uma planilha Excel, a célula A1 contém o valor ABCDE e a célula A2 contém o valor FGHIJK. Ao se digitar a fórmula =CONCATENAR(ESQUERDA(A1;1); DIREITA(A2;3)) em uma célula, o resultado será:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas