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Um número foi pintado em cada uma das seis faces de um cubo de tal modo que todas as somas dos números que estão em faces opostas fossem iguais. Cinco dos números pintados são: 5, 6, 9, 11 e 14. O número pintado na sexta face é
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Há 20 alunos em uma classe, entre meninas e meninos. O professor distribui 41 lápis entre as meninas. Cada menina recebe o mesmo número de lápis e sobram 2 lápis. Se há mais meninas do que meninos, o número de meninos na turma é
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Associada ...I... Esopo, ...II... fábula é muito mais antiga do que ele. Ainda assim, Esopo é tido em larga medida como seu pai e ...III... Grécia, como sua mãe.
Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, preenchem corretamente as lacunas I, II e III, respectivamente:
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Leia a fábula “O cabrito e o lobo flautista”, de Esopo, para responder a questão.
Um cabrito que ficou por último atrás do rebanho estava sendo perseguido por um lobo. Então ele se virou para o lobo e disse: “Lobo, estou conformado em ser sua comida. Mas, para que eu não morra de forma indigna, toque uma flauta para eu dançar.” E o lobo se pôs a tocar flauta e o cabrito, a dançar. Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo. Então este se voltou e disse ao cabrito: “Isso é benfeito para mim, pois eu, que sou magarefe*, não devia me pôr a imitar um flautista.”
(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)
*magarefe: indivíduo que abate e esfola as reses nos matadouros; açougueiro, carniceiro.
Um cabrito [...] estava sendo perseguido por um lobo.
Transposto para a voz ativa, o trecho acima assume a seguinte redação:
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Leia a fábula “O cabrito e o lobo flautista”, de Esopo, para responder a questão.
Um cabrito que ficou por último atrás do rebanho estava sendo perseguido por um lobo. Então ele se virou para o lobo e disse: “Lobo, estou conformado em ser sua comida. Mas, para que eu não morra de forma indigna, toque uma flauta para eu dançar.” E o lobo se pôs a tocar flauta e o cabrito, a dançar. Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo. Então este se voltou e disse ao cabrito: “Isso é benfeito para mim, pois eu, que sou magarefe*, não devia me pôr a imitar um flautista.”
(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)
*magarefe: indivíduo que abate e esfola as reses nos matadouros; açougueiro, carniceiro.
Exprime circunstância de tempo o termo sublinhado em:
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Leia a fábula “O cabrito e o lobo flautista”, de Esopo, para responder a questão.
Um cabrito que ficou por último atrás do rebanho estava sendo perseguido por um lobo. Então ele se virou para o lobo e disse: “Lobo, estou conformado em ser sua comida. Mas, para que eu não morra de forma indigna, toque uma flauta para eu dançar.” E o lobo se pôs a tocar flauta e o cabrito, a dançar. Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo. Então este se voltou e disse ao cabrito: “Isso é benfeito para mim, pois eu, que sou magarefe*, não devia me pôr a imitar um flautista.”
(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)
*magarefe: indivíduo que abate e esfola as reses nos matadouros; açougueiro, carniceiro.
Em toque uma flauta para eu dançar, a preposição destacada introduz ideia de
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Leia a fábula “O cabrito e o lobo flautista”, de Esopo, para responder a questão.
Um cabrito que ficou por último atrás do rebanho estava sendo perseguido por um lobo. Então ele se virou para o lobo e disse: “Lobo, estou conformado em ser sua comida. Mas, para que eu não morra de forma indigna, toque uma flauta para eu dançar.” E o lobo se pôs a tocar flauta e o cabrito, a dançar. Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo. Então este se voltou e disse ao cabrito: “Isso é benfeito para mim, pois eu, que sou magarefe*, não devia me pôr a imitar um flautista.”
(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)
*magarefe: indivíduo que abate e esfola as reses nos matadouros; açougueiro, carniceiro.
Verifica-se o emprego de vírgula para assinalar a supressão de um verbo no seguinte trecho:
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Leia a fábula “O cabrito e o lobo flautista”, de Esopo, para responder a questão.
Um cabrito que ficou por último atrás do rebanho estava sendo perseguido por um lobo. Então ele se virou para o lobo e disse: “Lobo, estou conformado em ser sua comida. Mas, para que eu não morra de forma indigna, toque uma flauta para eu dançar.” E o lobo se pôs a tocar flauta e o cabrito, a dançar. Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo. Então este se voltou e disse ao cabrito: “Isso é benfeito para mim, pois eu, que sou magarefe*, não devia me pôr a imitar um flautista.”
(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)
*magarefe: indivíduo que abate e esfola as reses nos matadouros; açougueiro, carniceiro.
Em Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo, o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
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Leia a fábula “O cabrito e o lobo flautista”, de Esopo, para responder a questão.
Um cabrito que ficou por último atrás do rebanho estava sendo perseguido por um lobo. Então ele se virou para o lobo e disse: “Lobo, estou conformado em ser sua comida. Mas, para que eu não morra de forma indigna, toque uma flauta para eu dançar.” E o lobo se pôs a tocar flauta e o cabrito, a dançar. Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo. Então este se voltou e disse ao cabrito: “Isso é benfeito para mim, pois eu, que sou magarefe*, não devia me pôr a imitar um flautista.”
(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)
*magarefe: indivíduo que abate e esfola as reses nos matadouros; açougueiro, carniceiro.
Considerando o conjunto de fábulas, a conduta do cabrito permite caracterizá-lo como
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Leia a fábula “O cabrito e o lobo flautista”, de Esopo, para responder a questão.
Um cabrito que ficou por último atrás do rebanho estava sendo perseguido por um lobo. Então ele se virou para o lobo e disse: “Lobo, estou conformado em ser sua comida. Mas, para que eu não morra de forma indigna, toque uma flauta para eu dançar.” E o lobo se pôs a tocar flauta e o cabrito, a dançar. Entretanto, os cães o ouviram e saíram no encalço do lobo. Então este se voltou e disse ao cabrito: “Isso é benfeito para mim, pois eu, que sou magarefe*, não devia me pôr a imitar um flautista.”
(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)
*magarefe: indivíduo que abate e esfola as reses nos matadouros; açougueiro, carniceiro.
Na construção da fábula, Esopo recorre fundamentalmente à seguinte figura de linguagem:
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