Magna Concursos

Foram encontradas 65 questões.

No âmbito do gerenciamento de projetos, pode-se afirmar sobre a metodologia PMI que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
629545 Ano: 2017
Disciplina: Gerência de Projetos
Banca: Consulplan
Orgão: TRE-RJ
O Guia PMBOK® 5 apresenta cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos. As dez áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos com seus respectivos processos estão estruturadas dentro desses cinco grupos de processos. Realizar a garantia da qualidade e mobilizar a equipe do projeto são dois desses processos e pertencem, respectivamente, ao gerenciamento da qualidade do projeto e ao gerenciamento dos recursos humanos do projeto. Assinale a alternativa que apresenta o grupo de processo que esses respectivos processos pertencem.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“Um servidor do Tribunal Regional Eleitoral, no decorrer de processo administrativo em que pleiteia afastamento para estudo no exterior, contraiu doença grave após contaminação por radiação.” Na situação apresentada, à luz das normas aplicáveis aos servidores federais, é correto afirmar que o servidor
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Quanto às normas aplicáveis aos servidores, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação juridicamente correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A partir dos dispositivos da Lei nº 8.112/90, interprete as sentenças e o conectivo entre elas. Em seguida, assinale a afirmativa juridicamente verdadeira.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Quanto ao Balanced Scorecard – BSC, pode-se afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
629490 Ano: 2017
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: Consulplan
Orgão: TRE-RJ
Devido à seca que assola o nosso país agora em 2017, uma fábrica de doces não está conseguindo matéria-prima para a fabricação. P: se não há matéria-prima para fabricação ou indicação de como solucionar uma irrigação do plantio para que haja produção, então não há produção de leite ou produção de frutas para produção de doces. Na proposição P, a negação do consequente estaria corretamente expressa por: “há produção de leite ou há produção de frutas”. Concluímos que a NEGAÇÃO pode ser escrita como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
629488 Ano: 2017
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: Consulplan
Orgão: TRE-RJ

A tabela-verdade com proposições lógicas terá sua coluna equivalência completada na ordem:

Enunciado 629488-1

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
629486 Ano: 2017
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: Consulplan
Orgão: TRE-RJ

De acordo com algumas implicações lógicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Se p é verdadeira e q é verdadeira, então p Λ q é verdadeira.

II. Se p é verdadeira ou q é verdadeira, então p V q é falsa.

III. Se p é verdadeira e p q é verdadeira, então q é verdadeira.

IV. Se ~p é verdadeira e p V q é verdadeira, então q é verdadeira.

V. Se ~q é verdadeira e p q é verdadeira, então ~p é verdadeira.

VI. Se p V q é verdadeira, p r é verdadeira e q r é verdadeira, então r é verdadeira.

VII. p V [q Λ (~q)] p.

VIII. p q(~p) V p.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Estado e interesses coletivos

[...] como é necessário haver uma palavra para designar o grupo especial de funcionários encarregados de representar essa autoridade, conviremos em reservar para esse uso a palavra Estado. Sem dúvida é muito frequente chamar-se de Estado não o órgão governamental, mas a sociedade política em seu conjunto, o povo governado e seu governo juntos, e nós mesmos empregamos a palavra nesse sentido. Assim, fala-se em Estados europeus, diz-se que a França é um Estado. Porém, como é bom que haja termos especiais para realidades tão diferentes quanto a sociedade e um de seus órgãos, chamaremos mais especialmente de Estado os agentes da autoridade soberana, e de sociedade política o grupo complexo de que o Estado é o órgão eminente. [...]

Eis o que define o Estado. É um grupo de funcionários sui generis, no seio do qual se elaboram representações e volições que envolvem a coletividade, embora não sejam obra da coletividade. Não é correto dizer que o Estado encarna a consciência coletiva, pois esta o transborda por todos os lados. É em grande parte difusa; a cada instante há uma infinidade de sentimentos sociais, de estados sociais de todo o tipo de que o Estado só percebe o eco enfraquecido. Ele só é a sede de uma consciência especial, restrita, porém mais elevada, mais clara, que tem de si mesma um sentimento mais vivo. [...] Podemos então dizer em resumo; o Estado é um órgão especial encarregado de elaborar certas representações que valem para a coletividade. Essas representações distinguem-se das outras representações coletivas por seu maior grau de consciência e de reflexão. [...]

(DURKHEIM, Émile. Lições de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 67-71.)

Estado e liberdade

Depois que nos livrarmos do preconceito de que tudo o que faz o Estado e a sua burocracia é errado, malfeito e contrário à liberdade, e de que tudo o que é feito pelos indivíduos particulares é eficiente e sinônimo de liberdade – poderemos enfrentar adequadamente o verdadeiro problema. Reduzido a uma só frase, o problema consiste em que, em nosso mundo moderno, tudo é político, o Estado está em toda parte e a responsabilidade política acha-se entrelaçada em toda a estrutura da sociedade. A liberdade consiste não em negar essa interpenetração, mas em definir seus usos legítimos em todas as esferas, demarcando limites e decidindo qual deve ser o caminho da penetração, e, em última análise, em salvaguardar a responsabilidade pública e a participação de todos no controle das decisões.

(MANNHEIM, Karl. Liberdade, poder e planificação democrática. São Paulo: Mestre Jou, 1972. p. 66.)

Acerca das relações estabelecidas entre termos regentes e termos regidos, assinale a afirmativa cuja expressão indica correção.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas