Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

A enxertia é uma técnica muito utilizada em hortaliças para inibir problemas de salinização em ambiente protegido e problemas com patógenos de solo. São métodos de enxertia utilizados indicados para cucurbitáceas (P. ex: pepineiros e meloeiros):

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Segundo Oliveira & Frizzas (2014), o maracujazeiro pode ser atacado por diversas espécies de insetos e ácaros. NÃO são consideradas pragas-chave na cultura do maracujazeiro:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Segundo Terao et al. (2019), a murcha-de-fusário (Fusarium oxysporum f. sp. niveum) pode causar até 75% de perda na cultura da melancia. Sobre as medidas de controle recomendadas para a murcha-de-fusário, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Plantar em áreas sem histórico de ocorrência da doença.

II. Corrigir o pH do solo para valores próximos a 6,5.

III. Pulverizar com fungicidas registrados, quando necessário.

IV. Usar sementes sadias e de cultivares tolerantes.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330863 Ano: 2022
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS

Segundo o Código Florestal Brasileiro (Lei Federal nº 12.651/2012), no capítulo nono, sobre a proibição do uso de fogo e do controle dos incêndios, no seu artigo 38, é proibido o uso de fogo na vegetação. Analise a sentença abaixo sobre as exceções do artigo 38:

Locais ou regiões cujas peculiaridades justifiquem o emprego do fogo em práticas agropastoris ou florestais, mediante prévia aprovação do órgão estadual ambiental competente (1ª parte); a aprovação para uso de fogo nos locais ou regiões cujas peculiaridades justifiquem o seu emprego se dará para cada imóvel rural ou de forma regionalizada pelo órgão estadual ambiental competente (2ª parte); a queima controlada em Unidades de Conservação poderá ser empregada mediante prévia aprovação do órgão gestor da Unidade de Conservação, visando ao manejo conservacionista da vegetação nativa, cujas características ecológicas estejam associadas evolutivamente à ocorrência do fogo (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O Código Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, Lei nº 15.434/2020, tem no seu artigo 16 que: “O planejamento ambiental terá como unidades de referência as bacias hidrográficas e será executado pelo Sistema Estadual de Proteção Ambiental – SISEPRA –, por intermédio dos seguintes instrumentos”:

I. Gestão do equilíbrio entre a oferta e a demanda de água nas bacias hidrográficas previstas no Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado.

II. Compatibilização dos planos regionais de desenvolvimento com as diretrizes ambientais da região.

III. Realização do diagnóstico ambiental e Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado.

Quais estão corretos?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2330852 Ano: 2022
Disciplina: Direito Ambiental
Banca: FUNDATEC
Orgão: SPGG-RS

Segundo o Código Florestal Brasileiro (Lei Federal nº 12.651/2012), no capítulo segundo, sobre as áreas de preservação permanente, no seu artigo sexto, “consideram-se, ainda, de preservação permanente, quando declaradas de interesse social por ato do Chefe do Poder Executivo, as áreas cobertas com florestas ou outras formas de vegetação destinadas a uma ou mais das seguintes finalidades”. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Conter a erosão do solo e mitigar riscos de enchentes e deslizamentos de terra e de rocha.

( ) Proteger as restingas ou veredas e as várzeas.

( ) Abrigar exemplares da fauna ou da flora ameaçados de extinção.

( ) Proteger sítios de excepcional beleza ou de valor científico, cultural ou histórico.

( ) Auxiliar a defesa do território nacional, a critério das autoridades militares.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analise as seguintes asserções de acordo com Bergamaschi & Matzenauer (2014) e assinale a alternativa correta.

I. A produtividade de uma cultura é dependente da quantidade de radiação fotossinteticamente ativa (RFA) absorvida pelas folhas e da eficiência do processo fotossintético, onde é convertida a energia radiante em energia química.

II. A eficiência de interceptação de RFA depende somente da área de captação de radiação no dossel vegetal (índice de área foliar), porém independe da arquitetura foliar.

III. A eficiência de interceptação de radiação solar aumenta rapidamente no início do ciclo do milho, devido ao aumento da altura das plantas.

IV. A densidade e o arranjo de plantas são considerados fatores fundamentais para otimizar a exploração do ambiente pelo milho, já que permitem ajustar a cultura à disponibilidade de radiação solar da região ou da época de cultivo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assinale a alternativa correta sobre a sensibilidade da cultura do milho ao déficit hídrico e o uso da irrigação.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Sobre a solarização como um método de controle físico de plantas daninhas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A efetividade da solarização independe do clima e da época do ano, pois a utilização cobertura do solo com filmes plásticos basta para ocasionar a morte das plantas daninhas.

II. Indica-se a cobertura do solo com o filme plástico quando ele estiver na capacidade de campo, pois a presença de umidade no solo é importante para aumentar sua habilidade em conduzir calor e por estimular a germinação do banco de sementes da área.

III. A germinação de sementes é prejudicada pelas altas temperaturas atingidas embaixo do filme plástico, na camada superficial do solo, que também levam à morte das plântulas germinadas, por inibição de processos metabólicos.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O míldio (Plasmopara vitícola) é uma das principais doenças da videira no Brasil e no mundo. Sobre os sintomas dessa doença, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Nas folhas, os primeiros sintomas visíveis são manchas de coloração verde-clara de aspecto oleoso (manchas de óleo).

II. Nas folhas, podem aparecer manchas cloróticas com uma fina camada de pó branco acinzentado, facilmente removida, constituída pela frutificação do fungo.

III. As manchas tornam-se necrosadas, causando a queda da folha.

IV. Na inflorescência, a doença causa deformação, deixando-a com aspecto de gancho. Quando o ataque ocorre na fase de floração, as inflorescências secam e caem.

V. Em infecções precoces, as bagas tornam-se coriáceas e racham, expondo as sementes. Em ataques tardios, as bagas não racham, mas apresentam manchas reticuladas escuras na superfície.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas