Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

Segundo Azevedo & Freire (2006), a velocidade e direção dos ventos possuem influência sobre as gotas de pulverização, após serem geradas pelos bicos dos pulverizadores em processo de queda até o alvo biológico ser atingido. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:

01. A influência negativa dos ventos está diretamente relacionada com a velocidade com que uma gota aquosa perde peso ou permanece mais tempo em suspensão no ar.

10. Em locais com ausência de vento (calmaria total), pode ocorrer inversão térmica, o que aumenta a eficiência da ação dos produtos.

100. Aplicações sem vento, não são tão prejudiciais como aquelas, efetuadas com velocidades de ventos acima de 10 km/h.

1000. A condição mais segura para se pulverizar é com um vento constante de 3,2 a 6,5 km/h, capaz de movimentar apenas levemente as folhas das plantas.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os agentes auxiliares de uma formulação de um agrotóxico com seus respectivos usos e ações nas aplicações em cultivos agrícolas.

Coluna 1

1. Surfactantes.

2. Emulsionantes.

3. Antiespumantes.

4. Estabilizantes.

5. Agentes dispersantes.

Coluna 2

( ) Facilita a mistura com a água e permite uma boa adesividade e absorção do ingrediente ativo pelos tecidos vegetais.

( ) Compatibilizam o ingrediente ativo e os solventes da formulação com água. Diminuem a tensão superficial entre a gota de pulverização e a superfície aplicada, aumentando o contato entre o ingrediente ativo e o alvo desejado.

( ) Evita que o ingrediente ativo se decomponha, mantendo as características de uma formulação por um longo período de armazenamento sob a ação do calor, luz e umidade.

( ) Facilitam a dispersão dos pós nas misturas e os mantêm em suspensão, para que não ocorram formações de grumos e a compactação, causadoras de obstruções nos bicos e equipamentos de pulverização.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Segundo Sabato (2018), a sobrevivência da cigarrinha-do-milho Dalbulus maidis e dos patógenos causadores dos enfezamentos do milho se dá:

I. Pelo milho tiguera (ou milho guacho), proveniente da germinação dos grãos remanescentes no local de colheita ou perdidos durante o transporte, transmitindo entre as safras.

II. Pela semeadura de safras subsequentes que também garante essa sobrevivência, permitindo a migração da cigarrinha das lavouras em colheita para as plântulas de novas lavouras.

III. Na ausência do milho, em hospedeiros alternativos, como espécies de braquiária, sorgo, milheto e outras, onde as cigarrinhas conseguem completar seu ciclo reprodutivo.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Segundo Sabato (2018), os enfezamentos do milho são doenças sistêmicas que afetam severamente o desenvolvimento e a produção da planta afetada, e são causadas por patógenos transmitidos pela cigarrinha Dalbulus maidis, que é o inseto-vetor do espiroplasma (Spiroplasma kunkelli) agente causal do enfezamento-pálido e maize bushy stunt fitoplasma, causador do enfezamento-vermelho. O espiroplasma e o fitoplasma, agentes causais do complexo de enfezamentos do milho, são microrganismos denominados:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Segundo Batista et al. (2018), a disponibilidade dos micronutrientes é controlada por algumas alterações que ocorrem no solo com a mudança do pH.

PORQUE

II. Altera a capacidade de troca catiônica e a capacidade de troca aniônica do solo, as espécies químicas dos elementos, a solubilidade dos minerais que contêm micronutrientes, a mineralização da matéria orgânica do solo e/ou a imobilização pelos microrganismos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O magnésio (Mg) é um nutriente essencial para as plantas, pois é o átomo central da molécula da clorofila, que confere cor verde às plantas. Na fotossíntese, o elemento é ligado ao processo de carboxilação, podendo seu conteúdo foliar limitar a fixação de CO2 durante o processo. Em relação ao magnésio, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Mg atinge as raízes das plantas principalmente via interceptação radicular, semelhantemente ao P.

( ) O Mg é pouco móvel tanto no xilema quanto no floema.

( ) Os sintomas de deficiência se manifestam nas folhas mais velhas, normalmente por clorose internerval nas folhas próximas aos drenos de nutrientes.

( ) Adubações pesadas com Ca e K também podem provocar a deficiência induzida de Mg por efeito de inibição competitiva.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analise as seguintes assertivas sobre as estratégias do combate à erosão do solo:

I. Redução da energia de impacto das gotas de chuva na superfície com aumento da cobertura vegetal, visando reduzir a desagregação do solo.

II. Aumento da capacidade de armazenamento de água no solo, através da melhoria da infiltração da água no perfil do solo, objetivando a diminuição do deflúvio superficial.

III. Controle do escorrimento superficial, proporcionando a redução do desgaste do solo pelo processo erosivo, com consequente redução da poluição dos mananciais por sedimentos ou insumos agrícolas e regularização do regime hídrico da bacia hidrográfica.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A definição da quantidade de calcário pelo índice SMP ou pelo cálculo da saturação por bases são semelhantes, podendo haver maiores diferenças em solos com acidez potencial e/ou elevados teores de Ca e de Mg. Nesses casos, a saturação por bases tende a indicar uma dose de calcário que o índice SMP. Isso pode significar uma de pH aquém do desejado inicialmente e/ou um efeito residual da calagem.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A determinação da camada de amostragem do solo é realizada de acordo com a camada diagnóstica para a recomendação de corretivos da acidez e adubação. Para culturas em sistema convencional, com revolvimento do solo, a camada de amostragem indicada é de cm, enquanto para sistemas em plantio direto consolidado, sem revolvimento do solo, a profundidade de coleta é deve ser de cm, com monitoramento eventual da camada de cm.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O procedimento de amostragem do solo é uma das etapas do processo de calagem e adubação dos cultivos. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. A representatividade da amostra de solo é uma das principais causas de erro das etapas envolvidas no processo de calagem e adubação de um cultivo.

II. A escolha do melhor procedimento de amostragem e do número de subamostras necessárias para formar uma amostra composta depende necessariamente de se conhecer a variabilidade dos atributos do solo.

III. A amostragem casualizada é indicada quando a distribuição espacial dos atributos do solo é aleatória, sendo recomendável o uso de estatística clássica para esse tipo de estudo.

IV. A amostragem sistemática é indicada quando as variações dos atributos do solo têm dependência espacial, podendo a geoestatística ser utilizada para esse tipo de estudo.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas