Magna Concursos

Foram encontradas 30 questões.

2092127 Ano: 2021
Disciplina: Filosofia
Banca: FAPEC
Orgão: SAD-MS
Provas:
Leia atentamente os textos:
Texto 1
A filosofia classifica moral e ética da seguinte forma:
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.”
Atualmente ética e política são quase adversárias no contexto da política brasileira. Portanto, com o passar dos anos os brasileiros estão descobrindo que todos nós somos seres eminentemente políticos e sem a participação do cidadão na política a sociedade corre o sério risco de ser governada por pessoas sem ética, sem moral.
Parece que neste momento da história do Brasil os políticos perderam completamente seus parâmetros éticos e, por conseguinte, a sociedade começa a fazer uma reflexão sobre a forma como é feita a política no País, pois as próximas gerações pagarão um altíssimo preço se nada for feito no presente.
O povo brasileiro passa por um momento único, no qual em meio a tanta falta de ética e de moral no cenário político é possível pensar num país melhor, num país que comece a compreender que os políticos não são pessoas que surgem de outros planetas e que chegam ao comando do Poder.
A sociedade deve entender que a POLÍTICA somos todos nós e que o político de hoje nada mais é do que o cidadão que cresceu no mesmo contexto moral e ético de todos aqueles que tanto repudiam os escândalos noticiados no cenário político. O sentido da sociedade é formar cidadãos morais e éticos para que possam representar todos com dignidade e com o verdadeiro significado de representatividade.
Disponível em:https://guilhermetelesadv.jusbrasil.com.br/artigos /349699638/politica-brasileira-etica-moral- esociedade
Texto 2
Preocupado com o estabelecimento de um Estado forte, Maquiavel defende que a autoridade do príncipe, embora às vezes brutal e calculista, é vital para o seu sucesso e consequentemente para o Estado.
Maquiavel instou um príncipe a cultivar e exibir o que ele chamava de virtù, mas com isso ele não quis dizer virtude moral como normalmente a entendemos. Ele não estava pensando em virtudes de caráter como justiça e honestidade, mas de virtuosismo político amoral. Um príncipe deve, como e quando necessário, ser forte e vigoroso como um leão ou astuto como uma raposa. Acima de tudo, a virtù de um príncipe de sucesso deve incluir uma magistral flexibilidade de ação. O príncipe deve mante-se no poder a qualquer custo.
Disponível em: https://www.pensarcontemporaneo.com/nicolaumaquiavel-e-a-etica-do-poder-politico/
Após a leitura dos textos, qual a afirmativa abaixo pode referenciar a obra de Maquiavel com a política brasileira atual:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A avaliação realizada de forma contínua e processual, tendo o aluno como ator de sua aprendizagem é denominada:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Em 2019 foi publicado o documento “Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental”. Assinale a alternativa que indica o nome da Educação voltada ao atendimento às comunidades indígenas previsto neste documento.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A Resolução CNE/CP nº 2/2017 estabelece que a implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC deva ensejar o fortalecimento de relação entre as três esferas de governo. Assinale a alternativa que indica que tipo de relação é a citada acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O Estatuto da Criança e do Adolescente determina que a criança com necessidades de cuidados odontológicos especiais será atendida pelo(a):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2045808 Ano: 2021
Disciplina: Filosofia
Banca: FAPEC
Orgão: SAD-MS
Provas:
O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. Geralmente, o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração. A razão filosófica mantém a necessidade de ir além do senso comum.
Infere-se do texto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2045807 Ano: 2021
Disciplina: Filosofia
Banca: FAPEC
Orgão: SAD-MS
Provas:
Uma das teorias mais conhecidas de Sócrates é a da virtude. O filósofo considerava o ser humano sob o ponto de vista da interioridade.
O que seria então a ética socrática?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2045806 Ano: 2021
Disciplina: Filosofia
Banca: FAPEC
Orgão: SAD-MS
Provas:
A partir do século V a.C começa uma nova fase da filosofia grega, a preocupação deixa de ser a cosmologia para atentar mas precisamente para o ser humano. O ideal de homem, para os gregos, passa a ser o cidadão, que toma o lugar do guerreiro aristocrático do período homérico. O homem agora tem que saber usar uma nova arma, a palavra. Isso é o resultado da democracia.
Nesta época surge uma figura nas ruas da Grécia que usava suas habilidades para ensinar a arte da retórica. Este profissional seria o:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2045805 Ano: 2021
Disciplina: Filosofia
Banca: FAPEC
Orgão: SAD-MS
Provas:
A importância do estudo da história da filosofia envolve compreender o pensamento como um evento histórico que engloba o ser humano e representa estágios culturais da humanidade. O filósofo Friedrich Hegel compreendeu que a filosofia tinha um papel essencial no desenvolvimento do espírito humano.
Indique a opção abaixo que evidencia o pensamento de Hegel na compreensão que compreender a história da filosofia é compreender o próprio ser humano e seu sentido.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2045804 Ano: 2021
Disciplina: Filosofia
Banca: FAPEC
Orgão: SAD-MS
Provas:
Como metáfora, o conceito de tábula rasa foi utilizado por Aristóteles (em oposição a Platão) e difundido principalmente por Alexandre de Afrodísias, para indicar uma condição em que a consciência é desprovida de qualquer conhecimento inato — tal como uma folha em branco, a ser preenchida. Esta ideia continuou a ser desenvolvida pela filosofia da Grécia Antiga; a epistemologia da escola estoica enfatiza que a mente inicia vazia, mas adquire conhecimento à medida que o mundo exterior impressiona.
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1bula_rasa
Na modernidade, opondo-se ao racionalismo cartesiano, um novo filósofo negou a possibilidade de termos nascido com esquemas mentais que nos dão informações sobre o mundo. Em vez disso, defendeu a ideia de que o conhecimento é criado através da experiência, com a sucessão de eventos que vivemos, o que deixa um resíduo em nossas memórias.
O ser humano é como uma entidade que existe sem nada em mente, uma tabula rasa em que não há nada escrito.
Indique abaixo o filósofo e a ideia que ele defendia, respectivamente:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas