Magna Concursos

Foram encontradas 152 questões.

1305117 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. São Francisco-PB
Provas:
A política pública nacional está no centro do embate econômico e político, deste século, como uma estratégia de mediação e de emancipação de segmentos populacionais. A lógica defendida é da:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1303682 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. São Francisco-PB
Provas:
Leia o texto a seguir e responda a questão.
Um grande avanço
As instituições são o elemento comum a todas as explicações sobre por que algumas nações prosperaram e outras ficaram para trás na marcha da história humana. Quando uma nação conseguiu construir instituições respeitadas, funcionais e independentes dos humores dos soberanos e, mais tarde, dos governos, ela avançou na conquista de um elevado nível de vida material e moral para seus cidadãos. Na ausência do aparato institucional saudável e atuante, não existem riqueza, posição geográfica favorável, clima propício ou capacidade militar capazes de assegurar a uma nação a possibilidade de progredir em um cenário sustentável de estabilidade política e econômica.
Nesse campo, o Brasil e os brasileiros estão desfrutando um momento particularmente feliz. A demonstração mais cabal disso é o julgamento dos réus do mensalão que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão conduzindo, da maneira mais transparente possível, diante dos olhos de milhões de telespectadores nas transmissões ao vivo pela televisão. Uma reportagem da presente edição de VEJA exalta a maturidade institucional do Brasil refletida no julgamento de alguns dos mais altos dirigentes do partido no poder, sem que isso esteja produzindo uma crise política desestabilizadora. Mais significativo é o fato de que as condenações estão sendo lavradas por uma corte em que sete dos dez ministros foram indicados pela presidente Dilma Rousseff ou por Lula, seu antecessor, ambos do mesmo partido dos réus mais graúdos.
A independência dos poderes está em sua plenitude no Brasil. A gritaria dos correligionários dos réus é compreensível em um arcabouço de respeito à liberdade de expressão. Esquecendo, por enquanto, as tentativas legítimas e as não republicanas de influir nas decisões dos ministros do STF feitas por Lula, o julgamento do mensalão já terá assegurado seu lugar na história do Brasil como um dos grandes momentos de inflexão positiva.
Claro que é discutível se os ganhos jurídicos e institucionais obtidos no processo em curso no STF serão duradouros — ou seja, se as condenações e a jurisprudência que as tornou possíveis vão inibir a ação de corruptos em todas as esferas administrativas do estado brasileiro. Mas, para um país que se fez independente de Portugal em 1822 mantendo o regime sob um rei português e que se proclamou república por um golpe militar quando não tinha sequer cidadãos, o Brasil já deu provas a si mesmo e ao mundo de ser capaz de fazer enormes avanços institucionais mesmo diante da incredulidade de muitos.
Revista Veja. 10 de outubro de 2012. p.12
De acordo com as ideias do texto, julgue as assertivas a seguir:
I. O presente momento político vivenciado no Brasil, com o julgamento do mensalão pelo STF e sua respectiva implicância política, reflete mais um episódio de eficiência do caráter institucional tão presente no decorrer da nossa história.
II. A importância política e social do julgamento do mensalão pelo STF ratifica a recente maturidade das instituições públicas brasileiras.
III. A justiça só condenou os réus do mensalão, porque os ministros foram indicados pelo poder executivo do país.
IV. As condenações feitas pelos magistrados refletem autonomia das esferas de poder nacionais.
Está(ão) CORRETA(s):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
722313 Ano: 2014
Disciplina: Informática
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. São Francisco-PB
Provas:
Julgue os itens como verdadeiros (V) ou falsos (F).
(__) Disco Flexível ou Disquete - é um disco de mídia magnética fixa, para armazenamento de dados com capacidade inferior ao Hard Disco (HD).
(__) Hard Disc ou Disco Rígido - é o dispositivo de longa capacidade de armazenamento de dados mais usado nos computadores e não é uma memória não-volátil.
(__) Memória ROM (Read-Only Memory) - é um tipo de memória que permite leitura e escrita de dados temporários.
(__) CPU (Unidade Central de Processamento) realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, podendo repetir os processos tantas vezes quanto necessário.
(__) CD-ROM (Compact Disc Read-Only Memory) é uma memória secundaria que podermos gravar e ler dados várias vezes em alta velocidade.
A sequência CORRETA é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
722269 Ano: 2014
Disciplina: Saúde Pública
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. São Francisco-PB
Entende-se por Atenção Primária à Saúde.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
720475 Ano: 2014
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. São Francisco-PB
Provas:

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde registrou um total de 286.011 casos de dengue no País de janeiro a abril de 2012. (A Região Sudeste tem o maior número de casos 119.396 casos; 41,7%), seguida da Região Nordeste (103.687 casos; 36,3%), da Centro-Oeste (29.477 casos; 10,3%), da Norte (30.145 casos; 10,5%) e da Sul (3.306 casos; 1,2%). http://portalsaude.saude.gov.br/Boletim 1/2012

Considerando esses resultados, assinale a alternativa que indica o Estado da Região Nordeste que apresentou o menor índice de casos de dengue:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Leia o texto e responda a questão.
Contando jornada doméstica, mulher trabalha mais do que homem, diz OIT
Alexandro Martello
Estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta quinta-feira (19) mostra que as mulheres trabalham mais do que os homens no Brasil quando se calcula o tempo total de trabalho, o que inclui os afazeres domésticos e a jornada formal no mercado de trabalho.
Os números, relativos ao ano de 2009, mostram que as mulheres têm uma jornada de cerca de cinco horas a mais por semana do que os homens. A OIT informou que os homens trabalham, em média, 43,4 horas por semana no mercado de trabalho e outras 9,5 horas em casa, perfazendo uma jornada semanal de 52,9 horas. Ao mesmo tempo, as mulheres têm uma jornada total de 58 horas semanais, sendo 36 horas no mercado formal de trabalho e 22 horas em casa.
"Entre o conjunto das mulheres brasileiras inseridas no mercado de trabalho, uma expressiva proporção de 90,7% também realizava afazeres domésticos, enquanto que entre os homens tal proporção era significativamente inferior: 49,7%. Essas trabalhadoras, além da sua jornada semanal de 36 horas, em média, no mercado de trabalho, dedicavam cerca de 22 horas semanais aos afazeres domésticos, ao passo em que entre os homens tal dedicação era de 9,5 horas semanais, ou seja, 12,5 horas a menos", informou a OIT no levantamento.
Para Laís Abramo, diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, esse quadro mostra que são importantes políticas de conciliação entre trabalho, vida pessoal e vida familiar. "É muito importante que haja políticas públicas e empresariais que facilitem a conciliação. Tem a ver com a disponibilidade de creches, com a melhoria do transporte, e com a questão das jornadas flexíveis, além de um compartilhamento maior dos afazeres domésticos", avaliou ela.
O estudo da Organização Internacional do Trabalho informa ainda que a participação dos homens nos afazeres domésticos está mais concentrada em "atividades interativas", como a realização de compras de mantimentos em supermercados, o transporte dos filhos para a escola e "atividades esporádicas" de manutenção doméstica, como reparos e consertos no domicílio. (...)
A OIT concluiu, no estudo, que a "massiva incorporação" das mulheres no mercado de trabalho não vem sendo acompanhada de um "satisfatório processo" de redefinição das relações de gênero com relação à divisão sexual do trabalho, tanto no âmbito da vida privada, quanto no processo de formulação de políticas públicas e de ações por parte de empresas e sindicatos, especialmente no concernente às responsabilidades domésticas e familiares. (...)
http://g1.globo.com/ 19/07/2012
Sobre os movimentos migratórios internos, julgue as assertivas abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) É possível inferir que houve mudanças no que diz respeito à partilha das tarefas domésticas, no entanto, na vida prática continuam a existir grandes diferenças entre as horas dispendidas pelos homens e pelas mulheres em trabalho profissional e em trabalho doméstico.
( ) Embora a mulher venha ocupando muitas funções no âmbito do mercado formal de trabalho, cabe a ela ocupar-se do trabalho doméstico e da educação dos filhos, enquanto compete ao homem garantir os meios financeiros da família.
( ) O crescimento da jornada excessiva de trabalho feminino é um fator que fortalece as relações de trabalho formal, inibe as ações de erradicação do trabalho escravo, contribuindo decisivamente para a prática de exploração da mão de obra da mulher.
A sequência CORRETA é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
719625 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. São Francisco-PB
De acordo com o Caderno do Orientador Social : Ciclo I : Percurso Socioeducativo II : “Consolidação do Coletivo”, para assegurar as dimensões metodológicas na implementação das ações socioeducativas e para que, de fato, contribuam para o desenvolvimento dos jovens, são indicados um conjunto de princípios que deve orientar o relacionamento dos profissionais do Serviço Socioeducativo com os jovens.
São princípios que deve orientar o relacionamento dos profissionais do Serviço Socioeducativo com os jovens, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A Lei nº 11.340/2006, que regulamenta os casos de violência doméstica e familiar praticados contra a mulher, é conhecida por “Lei Maria da Penha”.
(http://www.mariadapenha.org.br)
Sobre a Lei Maria da Penha, julgue os itens a seguir.
I. A Lei recebeu este nome em homenagem a uma Senhora, que protagonizou um caso simbólico de violência doméstica e familiar contra a mulher.
II. A Lei trouxe significativa alteração no tratamento dado anteriormente pelo Poder Judiciário aos agressores de mulheres no âmbito familiar.
III. A Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
Está(ão) CORRETO(s):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Complete a coluna abaixo usando a seguinte legenda: S – se o item refere-se a um software; e H – se o item refere-se a um Hardware
( ) Memória RAM.
( ) Media Player.
( ) Joystick.
( ) Placa sintonizadora de TV.
( ) Netscape.
A alternativa que expõe a sequencia CORRETA, de cima para baixo, é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
716056 Ano: 2014
Disciplina: Saúde Pública
Banca: EDUCA
Orgão: Pref. São Francisco-PB
Provas:
A Norma Operacional Básica - NOB96 foi editada como objetivo de promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal.
Assinale a alternativa INCORRETA que não determina esta NOB.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas