Magna Concursos

Foram encontradas 29 questões.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 consagrou a expressão educação infantil ao tratar da composição dos níveis escolares. Sobre a organização da Educação Infantil, a partir da LDB, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Uma instituição de Educação Infantil que atende as etapas de creche e pré-escola elaborou sua proposta pedagógica e também sistematizou o quadro, apresentado a seguir.
enunciado 573719-1
Considerando que os Âmbitos de Conhecimento devem estar definidos de acordo com aqueles estabelecidos pelos RCNEI, pode-se afirmar que o quadro elaborado
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) reúnem princípios que fundamentam a ação educativa voltada ao público infantil. NÃO é princípio constante dos RCNEI:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
528035 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFMT
Orgão: Pref. Rondonópolis-MT
Considerando as atuais orientações sobre o desenvolvimento infantil, analise a situação a seguir:
Em uma instituição de Educação Infantil, a professora, ao atender um bebê de quatro meses, procede da seguinte forma: procura deixá-lo a maior parte do tempo possível em seu berço, sem se ocupar dele, mas mantendo-o confortável em seu “ninho”. No momento da mamadeira, a oferece sem conversar com ele e sem acariciá-lo, evitando também segurá-lo no colo.
Sobre os procedimentos adotados pela professora, é correto afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
502499 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFMT
Orgão: Pref. Rondonópolis-MT

enunciado 502499-1

A imagem 1 faz alusão ao brincar de faz-de-conta. Conforme os estudos atuais, por meio dessa forma de brincar, a criança tem a possibilidade de experimentar diferentes papéis sociais que conhece e vivencia no cotidiano de suas histórias de vida. Sobre as brincadeiras de faz-de-conta, analise as afirmativas.

I - Ao brincar de faz-de-conta, a criança dá novos significados a objetos com os quais brinca, por exemplo, uma vassoura passa a ser um cavalinho, ela serve como representação de uma realidade ausente e ajuda a criança a separar objeto e significado.

II - Por ser a brincadeira de faz-de-conta essencialmente sem regras e normas, é fundamental a intervenção do professor para organizá-la assegurando que todas as crianças executem com precisão seu papel no jogo, esforçando-se para exibir o comportamento mais semelhante possível do real.

III - Com relação ao faz-de-conta, o professor poderá organizar situações nas quais as crianças conversem sobre suas brincadeiras, lembrem-se dos papéis assumidos, pois, nesses momentos de roda de conversa após o brincar, lembrar-se sobre o quê, com quem e com o quê brincaram poderá ajudá-las a organizar seu pensamento e emoções.

Está correto o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área. A Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem observadas na organização de propostas pedagógicas na Educação Infantil. Sobre a oferta de Educação Infantil e a matrícula nessa etapa, regulamentadas nessa resolução, analise as afirmativas.

I - É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

II - É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 30 de abril do ano em que ocorre matrícula.

III - As crianças que completam 6 anos após o dia 30 de março do ano em que ocorre a matrícula devem ser matriculadas na Educação Infantil.

Estão corretas as afirmativas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
457848 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFMT
Orgão: Pref. Rondonópolis-MT

Analise a imagem a seguir, considerando as orientações sobre a necessidade dos cuidados com os bebês em instituições de Educação Infantil.

enunciado 457848-1

(TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artmed, 1997.) Sobre o momento da troca de fraldas, analise as afirmativas.

I - Em classes de atendimento aos bebês, o fundamental é a rapidez e a eficiência, uma vez que a troca de fraldas é uma atividade meramente mecânica que não envolve trabalho educativo/pedagógico propriamente dito.

II - Em Educação Infantil, mesmo o ato de trocar um bebê envolve conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, pois não é só o cuidado com a higiene que está em jogo, mas também a interação afetiva que envolve a situação.

III - O trabalho de cuidado com os bebês está intimamente relacionado ao trabalho educativo atinente à construção da identidade, visto que os constantes cuidados com o conforto que são efetivados pelas trocas de vestuário, pelos procedimentos de higiene da pele, pelo contato com a água do banho, vão proporcionando aos bebês novas referências sobre seu próprio corpo, suas necessidades e sentimentos.

Está correto o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
452081 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFMT
Orgão: Pref. Rondonópolis-MT

Instrução: A situação a seguir retrata o trabalho com o tempo desenvolvido por uma professora que atua com crianças de 4 anos. Analise-a e responda a questão a seguir.

A professora Patrícia incluiu na sequência das atividades permanentes de sua turma a montagem do calendário. Este consiste em um varal onde a cada dia a professora, usando prendedores de roupa, fixa um cartão com o numeral que indica o dia do mês. Assim, o varal vai sendo construído dia-a-dia, até ficar repleto de números (até 30 ou 31, exceto para o mês de fevereiro). Também, a professora combinou com os alunos que os dias de aula seriam colocados com cartões brancos, o sábado e o domingo, com cartões amarelos e outros dias sem aula, como os feriados, com cartões vermelhos. Além disso, em alguns momentos, solicita aos alunos que façam o registro dessa atividade.

Analise o desenho produzido por uma criança da turma da professora Patrícia como registro da atividade com o calendário.

enunciado 452081-1

Tendo como parâmetros os aspectos do trabalho com a Matemática na Educação Infantil, referentes à notação e escrita numéricas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É necessária a correção da atividade, pois ao se propor o trabalho com notação e escrita numérica deve-se, desde o início, enfatizar o traçado correto dos numerais evitando que o erro se torne hábito.

( ) Trata-se de uma atividade muito complexa para a idade, revelando a concepção de Educação Infantil voltada à escolarização precoce, o que se confirma pela imaturidade do traçado da criança que realizou a atividade.

( ) São muitas as possibilidades de a criança investigar as regras e as regularidades do sistema numérico e o calendário é uma delas, pois propicia a percepção do uso da numeração como algo significativo e pertinente a sua vida cotidiana.

( ) Nesse momento, o principal objetivo da atividade é que a criança demonstre que tipo de escrita e notação numérica já consegue produzir, portanto nada será corrigido, pois o traçado correto será enfatizado gradativamente e em situações diversas.

Assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
411540 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFMT
Orgão: Pref. Rondonópolis-MT

Atualmente, em nome da qualidade, existe preocupação com a formação dos profissionais da Educação Infantil. Entretanto, formação e perfil profissionais são aspectos intrinsecamente ligados às funções a serem assumidas pelas instituições de atendimento a crianças de até cinco anos. Sobre o papel do profissional que atua em creches e pré-escolas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As creches, por atenderem exclusivamente a uma função assistencialista, exigem pessoas que gostem de crianças e estejam dispostas a assegurar sua higiene e sua segurança física, não havendo necessidade de formação específica ainda que indispensável à condição de ser mulher.

( ) A dicotomia necessária entre o cuidar e o educar limita o trabalho do professor ao pedagógico, não lhe cabendo atender às necessidades básicas da criança, pois os cuidados com fraldas, higiene, alimentação e segurança devem ficar a cargo das auxiliares e/ou atendentes.

( ) O caráter indissociável entre o educar e o cuidar na Educação Infantil exige um profissional qualificado que tenha capacidade para compreender o desenvolvimento infantil, proporcionando experiências enriquecedoras de conhecimento, considerando também os aspectos afetivos e psicológicos, sem negligenciar os cuidados necessários para que a criança possa viver a infância em sua plenitude.

( ) Atendendo as especificidades atuais das turmas de quatro e cinco anos nas quais o objetivo principal é desenvolver atividades de alfabetização e numeralização, que garantam o sucesso do aluno no Ensino Fundamental, exige-se um professor capaz de encaminhar, essencialmente, atividades com lápis e papel visando ao treino motor e ao desenvolvimento das percepções e da coordenação motora fina.

Assinale a sequência correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
387290 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFMT
Orgão: Pref. Rondonópolis-MT
Sobre a organização da rotina para turmas de 4 anos, analise as situações a seguir:
SITUAÇÃO 1 A professora Paula organiza o quadro da rotina somente em seu caderno de plano, pois as crianças não sabem ler, e vai seguindo o que planejou. Sempre que inicia uma nova atividade, antes exige que todos da turma entoem uma canção curta que faz alusão ao novo momento, concentrando-se mais na nova atividade. Assim a professora marca, impreterivelmente, sua rotina usando: canto para a chegada, canto para as filas (que ocorrem sempre que necessita sair da sala), canto para as refeições, canto para o recreio, passeios e excursões, canto para a hora do brinquedo, canto para a hora da história, canto para o momento de desenho livre, canto de despedida. As canções por si só já introduzem a atividade e organizam os diversos momentos da rotina.
SITUAÇÃO 2 A professora Adriana registra o quadro da rotina previamente em seu caderno de plano e todos os dias a organiza visualmente na sala com a participação dos alunos que vão opinando sobre a sequência das atividades. Para isso utiliza cartazes com figuras que lembram as atividades a serem realizadas (chegada, cantinhos de atividades, artes, hora do conto, momento do brinquedo, lanche, parque, roda de conversa, saída etc.) e ao lado organiza a sequência, colocando cartões com numerais (1, 2, 3, 4...). Apesar de fixar a rotina no início da aula, a professora convida os alunos a consultá-la a cada novo momento que será introduzido; também, caso uma atividade demore mais que o esperado, os convida a rever a rotina e, se necessário, tomar decisões como escolher entre uma ou outra atividade devido à adequação ao tempo de trabalho ainda disponível.
Considerando os procedimentos usados pelas professoras e os estudos atuais para a organização da rotina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As duas professoras apresentam propostas diferenciadas somente no que se refere aos recursos utilizados: canções e cartazes, porém ambas demonstram ter a mesma concepção de rotina: instrumento compartilhado e coletivo para orientar as ações das crianças e do professor, possibilitando a antecipação e a reflexão sobre situações que irão acontecer.
( ) Na situação 1, a ritualização é a característica mais marcante e, exacerbada, passa a frisar mais a obediência e a disciplina, represando o surgimento do espontâneo e do criativo, uma vez que o adulto, mesmo utilizando-se de ludicidade (canções), passa a dirigir cada momento da vida da criança na instituição.
( ) Na situação 2, a rotina é tratada fundamentalmente como instrumento de dinamização da aprendizagem e facilitador das percepções infantis sobre o tempo e o espaço, constituindo fator de segurança ao servir como referência da sequência de atividades, permitindo ainda proposição e aceitação de mudanças dentro das possibilidades de cada momento, o que incentiva o desenvolvimento da autonomia.
( ) As duas situações demonstram bom planejamento das atividades diárias, porém pecam ao transporem para a Educação Infantil a ideia de horários, estabelecida no Ensino Fundamental, impondo rotina rígida para crianças de quatro anos e desconsiderando que o dia escolar para essa faixa etária é marcado pelo desenvolvimento de atividades livres sem controle do adulto.
Assinale a sequência correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas