Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Um dos compromissos se refere ao controle do câncer do colo do útero e da mama e à redução da mortalidade infantil e materna. São objetivos desses compromissos, de acordo com pacto pela saúde de 2006, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Para se quantificar a doença, é fundamental a definição do caso e das ferramentas empregadas no diagnóstico. A definição de caso é sujeita a erros de classificação, seja ela baseada no diagnóstico clínico ou laboratorial. As propriedades dos agentes infecciosos e das características das doenças, muitas vezes dificultam seu diagnóstico. Para a elaboração de uma definição de caso é necessário considerar os indicadores de sua validade, como a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo. No que diz respeito à definição de caso, assinale a afirmativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“O objetivo da saúde pública é o processo saúde-doença, que visa promover, proteger e restaurar a saúde dos indivíduos e da coletividade, e obter um ambiente saudável, por meio de ações e serviços resultantes de esforços organizados. Portanto, entre os fundamentos éticos que norteiam as ações coletivas de saúde, estão os princípios , , , assim como o princípio da justiça distributiva e da equidade.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O conceito de oferta de serviços implícito na definição de cobertura significa que tais serviços sejam acessíveis aos membros da comunidade e, desse modo, satisfaçam às suas necessidades no tocante à saúde. A possibilidade de acesso aos serviços é, por conseguinte, condição sine qua nonpara que a cobertura universal seja alcançada. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A regionalização de serviços não deve ser considerada apenas do ponto de vista burocrático-administrativo, mas representar a melhor distribuição técnico-espacial dos serviços de saúde em uma dada área.

( ) As ações de saúde dos diversos níveis de prevenção devem ser compostas e operadas de modo articulado e integrado, de tal forma que permita ampla cobertura e acesso da população, com a maior eficiência econômica e social possível.

( ) No processo de construção da regionalização/distritalização da saúde, não há a necessidade de se criar e instrumentos e mecanismos que garantam a articulação entre os serviços de saúde dos distintos níveis e diferentes municípios e bairros.

A sequência está correta em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“Estudo que corresponde a grupos de indivíduos sadios ou que não apresentam o desfecho de interesse, sujeitos ao mesmo tipo de exposição. Essa exposição será acompanhada a longo prazo e em comparação com outro grupo de indivíduos também sadios, de composição semelhante, exceto quanto à exposição (não expostos). Ao longo do acompanhamento, os diferentes desfechos serão registrados individualmente.” As informações correspondem ao seguinte tipo de estudo epidemiológico:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060917 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
Crianças que apresentem colapso súbito podem apresentar Fibrilação Ventricular (FV) ou Taquicardia Ventricular (TV) sem pulso; assim, é de fundamental importância a RCP imediata e o choque precoce. A FV e a TV sem pulso são consideradas ritmos chocáveis, pois necessitam da desfibrilação precoce para a sua reversão. Sobre a desfibrilação na população pediátrica, assinale a afirmativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060916 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
“O TDAH é um transtorno altamente hereditário, heterogêneo e multifatorial, no qual riscos genéticos, em combinação com aspectos ambientais, formam os fatores de risco para o início da doença. No entanto, até o momento, a causa não é totalmente elucidada e as duas principais fontes mais estudadas na sua etiologia são: as variantes de DNA, codificadas até então no genoma humano, e os fatores ambientais, que sabidamente estão ligados a desordens do neurodesenvolvimento. Níveis baixos de ferro e zinco tiveram associação com maior risco para o transtorno e, dentre as muitas toxinas estudadas, foi o que teve maior importância na causalidade.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060915 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
Síncope é definida como a perda repentina da consciência e do tônus postural, resultante de uma disfunção cerebral difusa, devido à má perfusão encefálica. O episódio sincopal é transitório e seguido de recuperação espontânea da consciência. A perda repentina da consciência em crianças é um acontecimento inesperado, que gera preocupação em pais, pacientes, professores e médicos. Sobre a síncope na infância/adolescência, assinale a afirmativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060914 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
A puberdade é o nome dado ao período de transição entre a infância e a fase adulta e acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos. Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. “É possível inferir que o primeiro sinal puberal no menino é o crescimento testicular, que pode se iniciar a partir dos , quando o testículo atinge no orquidômetro do Prader.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060913 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
A inserção do pediatra no 3º trimestre do pré-natal representa uma oportunidade de antecipação de riscos e um dos pilares de uma tríade para redução da morbimortalidade perinatal, juntamente com a assistência ao recém-nascido (RN) em sala de parto e a consulta pós-natal dentro da primeira semana de vida. No que diz respeito à inserção do pediatra na assistência pre natal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

I. Um canal de comunicação obstetra/família/pediatra para trabalhar o contexto pré-natal dos primeiros mil dias de vida (desde a concepção até os dois anos de idade), período decisivo para a definição da saúde da criança e a redução de riscos para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) no adulto.

II. A morbimortalidade infantil pode ser reduzida por intervenções adequadas do sistema de saúde, da família, do obstetra e do pediatra por meio de ações básicas como acesso a um pré-natal estruturado.

III. Esta consulta deve ser realizada no 3º trimestre da gestação, geralmente entre a 32ª e a 36ª semanas. Idealmente está indicada para pacientes estratificadas como gestantes de alto risco.

Está correto o que se afirma em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas