Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Um dos compromissos se refere ao controle do câncer do colo do útero e da mama e à redução da mortalidade infantil e materna. São objetivos desses compromissos, de acordo com pacto pela saúde de 2006, EXCETO:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Para se quantificar a doença, é fundamental a definição do caso e das ferramentas empregadas no diagnóstico. A definição de caso é sujeita a erros de classificação, seja ela baseada no diagnóstico clínico ou laboratorial. As propriedades dos agentes infecciosos e das características das doenças, muitas vezes dificultam seu diagnóstico. Para a elaboração de uma definição de caso é necessário considerar os indicadores de sua validade, como a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo. No que diz respeito à definição de caso, assinale a afirmativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“O objetivo da saúde pública é o processo saúde-doença, que visa promover, proteger e restaurar a saúde dos indivíduos e da coletividade, e obter um ambiente saudável, por meio de ações e serviços resultantes de esforços organizados. Portanto, entre os fundamentos éticos que norteiam as ações coletivas de saúde, estão os princípios , , , assim como o princípio da justiça distributiva e da equidade.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O conceito de oferta de serviços implícito na definição de cobertura significa que tais serviços sejam acessíveis aos membros da comunidade e, desse modo, satisfaçam às suas necessidades no tocante à saúde. A possibilidade de acesso aos serviços é, por conseguinte, condição sine qua nonpara que a cobertura universal seja alcançada. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A regionalização de serviços não deve ser considerada apenas do ponto de vista burocrático-administrativo, mas representar a melhor distribuição técnico-espacial dos serviços de saúde em uma dada área.

( ) As ações de saúde dos diversos níveis de prevenção devem ser compostas e operadas de modo articulado e integrado, de tal forma que permita ampla cobertura e acesso da população, com a maior eficiência econômica e social possível.

( ) No processo de construção da regionalização/distritalização da saúde, não há a necessidade de se criar e instrumentos e mecanismos que garantam a articulação entre os serviços de saúde dos distintos níveis e diferentes municípios e bairros.

A sequência está correta em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“Estudo que corresponde a grupos de indivíduos sadios ou que não apresentam o desfecho de interesse, sujeitos ao mesmo tipo de exposição. Essa exposição será acompanhada a longo prazo e em comparação com outro grupo de indivíduos também sadios, de composição semelhante, exceto quanto à exposição (não expostos). Ao longo do acompanhamento, os diferentes desfechos serão registrados individualmente.” As informações correspondem ao seguinte tipo de estudo epidemiológico:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060897 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
O tratamento da malária visa atingir o parasito em pontos-chaves de seu ciclo evolutivo: interrupção da esquizogonia sanguínea, responsável pela patogenia e manifestações clínicas da infecção; destruição de formas latentes do parasito no ciclo tecidual (hipnozoítos), evitando, assim, as recaídas; e, interrupção da transmissão do parasito, pelo uso de drogas que impedem o desenvolvimento de formas sexuadas dos parasitos (gametócitos). De acordo com as recomendações do Guia de Tratamento da Malária no Brasil, do Ministério da Saúde, a respeito do tratamento da malária causada pelo Plasmodium falciparum, assinale a afirmativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060896 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
Paciente gestante, 22 anos de idade, com 20 semanas de gestação, assintomática, realizou pela primeira vez exames de sorologia para toxoplasmose: IgG e IgM positivos em altos índices. De acordo com as recomendações da Diretriz Nacional para a Conduta Clínica, Diagnóstico e Tratamento da Toxoplasmose na Gestação, do Ministério da Saúde, qual a conduta mais adequada neste momento?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060895 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
No tratamento da tuberculose pulmonar (TB), podem ser necessárias algumas mudanças no esquema terapêutico a depender de condições específicas de cada indivíduo. De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, para pacientes nefropatas, com clearance de creatinina < 30 ml/min, que usarão somente medicamentos do esquema básico no tratamento da TB, de acordo com a utilização de dose fixa combinada, o esquema preconizado consiste em: (Considere: R – Rifampicina; E – Etambutol; H – Isoniazida; Z – Pirazinamida.)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060894 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
O tratamento da esquistossomose aguda consiste na utilização de medicamentos específicos para a cura da infecção: o praziquantel e oxamniquina. É um derivado pirazino-isoquinoleínico, do grupo dos tioxantônicos, que oferece larga margem de segurança para o tratamento da esquistossomose. Já a oxamniquina é um derivado tetraidroquinoleínico dos tioxantônico, com índice de cura semelhante ao do praziquantel. De acordo com as Diretrizes Técnicas da Vigilância da Esquistossomose Mansoni, assinale a alternativa INCORRETA sobre o tratamento dos casos agudos desta condição.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3060893 Ano: 2024
Disciplina: Medicina
Banca: Consulplan
Orgão: Pref. Pitangueiras-SP
Provas:
A vacina de herpes-zoster protege o paciente contra essa infecção viral e, principalmente, contra suas complicações, como a neuralgia pós-herpética, que causa uma dor crônica prolongada e de difícil controle. Ela está licenciada para pessoas a partir de 50 anos e é amplamente recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para todas as pessoas maiores de 60 anos. Considerando tal contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A vacina inativada é preferível pela maior eficácia e duração da proteção.
II. A vacinação está recomendada mesmo para aqueles que já desenvolveram a doença.
III. O esquema vacinal completo com a vacina inativada inclui duas doses com intervalo de dois meses entre elas.

De acordo com as recomendações da SBIm, está correto o que se afirma em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas