Magna Concursos

Foram encontradas 30 questões.

2565027 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

Considerando as profundas transformações marcadas pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ocorridas no atual contexto contemporâneo e os paradigmas que têm dado sustentação às práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino, aponta à escola desafios no exercer de seu papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos. Ao abordar sobre tecnologia na sociedade da informação, Moran (2013), em suas propostas pedagógicas e nos seus itinerários formativos, contempla “o preparar os professores para a utilização do computador e da internet” evidencia algumas premissas essenciais na perspectiva de ajudar os professores a desenvolver uma proposta pedagógica que permita transformar o processo de ensino em algo dinâmico e desafiador com o suporte das tecnologias.

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I. Tornar viável o acesso frequente e personalizado de professores e alunos às novas tecnologias, notadamente a internet.

II. Facilitar aos professores e alunos a aquisição de seus próprios computadores por meio de financiamentos públicos, privados – com juros baixos – e o apoio de organizações sociais e não governamentais.

III. Favorecer as escolas públicas e as comunidades carentes a complementação dos conhecimentos obtidos por meio das TIC eliminando a segregação definitiva, ao analfabetismo tecnológico e ao ensino de quinta classe.

IV. Facilitar o acesso de alunos e da escola aos meios de informática diminuindo a distância que separa os que podem e os que não podem pagar pelo acesso à informação.

V. Ajudar na familiarização com o computador e no navegar na Internet, na aquisição pedagógica da Internet e dos programas multimídia.

É correto apenas o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2565026 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

Tomando por base filosófica, para a ética profissional docente, os saberes da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (2014), ao inferir nos três capítulos de sua obra que “não há docência sem discência", "ensinar não é transferir conhecimento" e "ensinar é uma especificidade humana", o educador reconhece o sentido da dimensão ética do trabalho docente como complementar às demais e que conota expressivamente a natureza educativa, enquanto prática formadora. Não é sem razão que chama a atenção para a rigorosidade ética, ou melhor, a construção da conduta ética docente e a obrigatoriedade do olhar crítico sobre valores que sustentam a prática pedagógica.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2014.

Acerca dos pressupostos acima, ensinar pressupõe algumas exigências e virtudes necessárias à conduta ética. Avalie as afirmações a seguir:

I. Rigorosidade metódica, reconhecimento e assunção da identidade cultural.

II. Prática da curiosidade epistemológica.

III. Liberdade e autoridade.

IV. Transferência de conhecimentos.

V. Vigilância do bom senso.

É correto apenas o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2565025 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

A escola contemporânea tem passado por grandes transformações de caráter social, o que conduz um repensar da função social enquanto espaço de formação dos cidadãos. Nessa lógica, a escola, ao se apropriar de sua função, apodera-se de uma intencionalidade constituída de valores, ideologias e práticas. Com esse pensar, Libâneo (2013) afirma que “as instituições escolares vêm sendo pressionadas a repensar seu papel diante das transformações que caracterizam o processo de integração e reestruturação capitalista mundial”.

Nesse contexto, a partir do referencial acima, é correto afirmar que a escola necessária para os novos tempos deve:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537191 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

A escola continua sendo o lócus de mediação cultural, cujo processo educativo é um direito fundamental de natureza social intencional, o que implica sua efetividade em preceitos normativos e pragmáticos. Nesse sentido, a Lei 9.394 - LDB -, ao estabelecer as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que refere à organização do ensino fundamental, contempla preceitos fundamentais que devem ser observados e assegurados.

De acordo com o enunciado acima, no que trata dos níveis e das modalidades de educação e ensino, é incorreto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537190 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

A educação, como meio imprescindível para transformar o mundo, é a porta de entrada para romper barreiras e preconceitos tão arraigados no meio social. A inclusão escolar é um paradigma e, enquanto paradigma, requer um processo de ressignificação de concepções e práticas pedagógicas que legitime o direito da cidadania, de uma sociedade feita para todos, onde todos possuem os mesmos direitos e deveres. Visto por esse prisma, em 2008, com a instituição da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instaurou um marco na educação brasileira trazendo-nos um olhar mais crítico quanto aos princípios democráticos e igualitários sobre a educação inclusiva.

BRASIL, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília-DF. 2014.

Nesse sentido, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as opções a seguir:

I. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.

II. Fundamentada nos preceitos inclusivos preceitua que o professor para atuar na educação inclusiva deve ter como base da sua formação inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência, bem como conhecimentos gerais da área referente ao público-alvo do ensino especial.

III. Traz como premissa a prevalência de que todas as crianças com necessidades educativas especiais sejam inseridas em turmas atípicas do ensino regular.

IV. Na perspectiva da educação inclusiva, os sistemas de ensino devem promover respostas às necessidades educacionais, garantindo a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

V. Pauta na diretriz de que, do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressar por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social.

Marque a opção correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537189 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

No fulcro das concepções sobre projeto político pedagógico (PPP) como um elemento norteador da organização e integração da prática didático-pedagógica e administrativa da escola, Veiga (2015) afirma que a principal possibilidade de construção do PPP passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Essa afirmação nos remete à necessidade da escola alicerçar-se nos pressupostos em uma teoria pedagógica crítica viável, que parta da prática social comprometida com os problemas da educação e do ensino.

VEIGA, I. P. Educação básica e educação superior: Projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2015.

No que tange à organização do trabalho da escola como um todo, indique os princípios norteadores do projeto político- pedagógico, a saber:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537188 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

Diante do novo cenário da educação, conceber a amplitude do caráter múltiplo e complexo do processo de avaliação para as aprendizagens inseridas no processo pedagógico requer uma mudança de concepção do ato de avaliar como prática revestida de um caráter formativo e ético. Nessa categorização, a avaliação formativa, intrinsecamente interligada a ação docente assume a função dialógica e significativa como fator fortemente favorecedor da melhoria das aprendizagens.

Disponível em: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/paginaexemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-formativa. (adaptado).

Considerando os pressupostos da avaliação formativa, avalie as afirmativas a seguir:

I. Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.

II. A avaliação formativa tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação.

III. Na avaliação formativa, os fatores endógenos à situação educacional são levados em conta para proceder à avaliação.

IV. Os resultados da avaliação formativa servem para apoiar, compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens dos alunos.

V. No modelo de avaliação formativa o processo é conduzido por instrumentos normativos em função de identificar as dificuldades do aluno, sem ponderar para os componentes social, cultural e de interação inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537187 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

A prática educacional à luz da pedagogia de projetos traz uma nova identificação escolar transformando o ambiente educativo em espaço vivo, interativo e aberto as múltiplas dimensões. A proposta de trabalhar com projetos ampliam o leque de oportunidades para os saberes extraescolares, valoriza o conhecimento tácito e as experiências do aluno. Hernandez (1998), defensor entusiasta dos projetos de trabalho, deu importantes contribuições à educação ao mencionar a interdisciplinaridade nos projetos de trabalho, como não condicionada ao caráter epistemológico das disciplinas e sim estabelecida com uma prática que se concretiza em sala de aula.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monteserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto alegre: Artmed, 1998.

No que refere à pedagogia de projetos e à interdisciplinaridade como forma de organizar os conteúdos curriculares, avalie as afirmações a seguir:

I. Os projetos de trabalho representam um método, pois há uma sequência única e geral, o seu desenvolvimento é linear e previsível.

II. Nessa modalidade o conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, sendo por isso impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo.

III. É uma abordagem flexível que permite o trabalho interdisciplinar, pois rompe as barreiras existentes entre disciplinas e possibilita a contextualização da aprendizagem.

IV. A organização dos currículos por projetos de trabalho fundamenta-se numa concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno do que externo; no qual a aprendizagem se torna significativa.

V. Na pedagogia de projetos, a organização do trabalho, sob a perspectiva da interdisciplinaridade, desconhece a subjetividade humana frente à concepção de um sujeito que procede da sociedade complexa e competitiva.

A sequência está correta em:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537186 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

luz dos postulados teórico/epistemológicos, o currículo escolar com base em competências representa a formação em aprendizagens que têm como característica fundamental a capacidade de serem aplicadas em contextos reais. Assim, competência, no âmbito da educação escolar, deve identificar o que qualquer pessoa necessita para responder aos problemas aos quais será exposta ao longo da vida. Portanto, a competência consistirá na intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, componentes atitudinais, procedimentais e conceituais.

Zabala, Antoni. Como aprender e ensinar competências [recurso eletrônico] / Antoni Zabala, Laia Arnau; tradução: Carlos Henrique Lucas Lima; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. – Porto Alegre: Penso, 2014. E-PUB Editado como livro impresso em 2010, (p.11).

Corroborando com o pensamento dos autores em tela, é correto afirmar que:

I. Competência consistirá na intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam componentes atitudinais, procedimentais e conceituais de maneira inter-relacionada.

II. As competências escolares devem abarcar o âmbito social, interpessoal, pessoal e profissional.

III. Um ensino de competências para a vida exige a criação de uma área específica para todos seus componentes de caráter metadisciplinar, o qual permita a reflexão e o estudo teórico e, ao mesmo tempo, sua aprendizagem sistemática em todas as outras áreas.

IV. Não existe uma metodologia própria para o ensino das competências, mas condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, entre as quais vale destacar a de que todas devem ter um enfoque globalizador.

V. As características essenciais do ensino de competências são: sua relevância, a complexidade da situação na qual devem ser utilizadas, seu caráter procedimental e o fato de estarem constituídas por uma combinação integrada de componentes que são aprendidos a partir de sua funcionalidade.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1537185 Ano: 2019
Disciplina: Matemática
Banca: FACAPE
Orgão: Pref. Petrolina-PE

Um município contabilizou 260 mil eleitores na última eleição. A expectativa é de que a quantidade de eleitores passe para 338 mil. Qual o percentual de aumento do número de eleitores deste município para as próximas eleições?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas