Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

Você prefere os obedientes ou os rebeldes?
CONTARDO CALLIGARIS
(...)
Todos queremos que filhos ou alunos respeitem nossa autoridade. Agora, todos também consideramos que nossa tarefa de pais ou educadores só será cumprida quando filhos e alunos pensarem por conta própria, ou seja, quando eles sejam capazes de desconsiderar nossos conselhos e desobedecer a nossas ordens.
Seria cômodo se, como nas sociedades tradicionais, a gente dispusesse de ritos de passagem sancionando a entrada na idade adulta: aos 15 anos e um dia, saia sozinho pela savana, armado de uma lança, e só volte tendo matado seu primeiro leão. A partir de então, você será autônomo.
Infelizmente, para nós, o tempo de se tornar adulto se estende sem limites definidos: não sabemos quando ele acaba e, mais problemático ainda, não sabemos quando começa. Consequência: pais e educadores podem sofrer, exasperados pela rebeldia de moleques e meninas incontroláveis e, ao mesmo tempo, deliciar-se ao relatar as travessuras de filhos e alunos. Qualquer terapeuta já atendeu pais “desesperados” com a insubordinação dos filhos, mas que, de repente, abrem um sorriso extasiado na hora de contar “o horror” que é sua vida com esses descendentes que os desrespeitam.
Eis o problema que torna educar quase impossível, em nossa cultura: a autonomia, para nós, é um valor tão importante que ela precisa ser confirmada pela desobediência. Com isso, qualquer pai prefere, no fundo, lidar com um filho revoltado a imaginar que o filho possa ter uma vida servil e, portanto, medíocre.
(...)
Folha de São Paulo – 6/5/2010.
Levando-se em conta o texto de Calligaris, analise os comentários a seguir:
I. No trecho “Infelizmente, para nós, o tempo de se tornar adulto se estende sem limites definidos”, as formas verbais “se tornar” e “se estende” poderiam ser trocadas por “tornar-se” e “estende-se”, sem prejuízo para o sentido do texto e ainda de acordo com a norma culta de linguagem.
II. A forma verbal “sofrer”, do trecho “pais e educadores podem sofrer” pode ser trocada por “sofrerem”, que ainda assim estaria de acordo com a norma culta.
III. Sem prejuízo para o sentido do texto e ainda de acordo com a norma culta, poderíamos trocar o trecho “não sabemos quando ele acaba e, mais problemático ainda, não sabemos quando começa” por “não sabemos quando ele acaba e (mais problemático ainda) nem quando começa”.
Está(ão) correto(s):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Com base em conceitos de arquivos e pastas e a imagem a seguir, assinale a alternativa correta:
Enunciado 1415839-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1407613 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: CEC
Orgão: Pref. Palmeira-PR
Assinale entre os atos administrativos abaixo 38 aquele que NÃO possui uma ilegalidade:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Após a morte do Sr. Nicolau, a área cuja medida é igual a 0,05 km2 deve ser dividida em partes iguais, cada uma para um de seus 5 filhos. A área que caberá a cada filho, em m2, será de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Pedro bebeu 50 mL do suco de seu copo. Em seguida, bebeu 1/4 do que restava e, um tempo depois, bebeu uma quantidade de suco correspondendo a 1/3 do volume inicial. Com isso, a quantidade de suco foi inteiramente consumida. Logo, em mL, essa quantidade total era igual a:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1370287 Ano: 2010
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: CEC
Orgão: Pref. Palmeira-PR

A respeito dos Direitos e Garantias Fundamentais, marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir:

( )O litigante em processo administrativo perante a prefeitura do Município de Palmeira tem direito ao contraditório e a ampla defesa.

( ) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de decreto.

( ) A violação à honra pode acarretar dever de reparação por dano moral.

( ) Agente de Combate de Endemias pode entrar na casa de qualquer pessoa, sem o seu consentimento, para fins de inspeção que vise combater a dengue desde que seja durante a noite.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A mercearia de um bairro divulgou uma promoção na qual exatamente 3 palitos de picolés já consumidos poderiam ser trocados por um novo picolé. João comprou 13 picolés simultaneamente e deseja utilizar-se exaustivamente da promoção de modo a consumir a maior quantidade de picolés. Qual é a quantidade máxima de picolés que ele poderá consumir?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
As fortes chuvas dos meses de março e abril de 2010 foram responsáveis por uma quantidade expressiva de mortos no estado do Rio de Janeiro. Em meados de abril, 256 era o número de mortos em todo o estado do Rio de Janeiro por causa das chuvas. Com 168 mortes, Niterói era a cidade com o maior de vítimas fatais. Outras cidades tais como a própria Rio de Janeiro, São Gonçalo, Engenheiro de Frontin, Magé, Nilópolis e Petrópolis também apresentavam vítimas. Em relação à mesma época destacada no texto, a quantidade de mortes no estado do Rio de Janeiro em função das chuvas e que NÃO eram oriundas de Niterói era igual a:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O texto a seguir poderia ser reescrito, mantendo o mesmo sentido e ainda de acordo com a norma culta, da maneira apresentada em qual alternativa?
Apesar de gostar e valorizar a propaganda, a maioria os entrevistados (61%) defende algum tipo de restrição à atividade, seja para algumas categorias de produto ou em termos de limitação de horário de veiculação dos comerciais.
Folha de São Paulo – 11/4/2010.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“BBB” é melhor forma de merchandising da televisão Ivana Bentes – Folha de São Paulo, 1/4/2010.
(...)
Um recorde de participação mundial entre os reality shows do mundo que deve parte de seu sucesso no Brasil à entrada pesada dos usuários das redes sociais e ferramentas de postagem on-line como Twitter, Facebook, Orkut e blogs.
O que parecia ser um fenômeno limitado à TV aberta foi ressignificado com uma sobrevida on-line, na qual mesmo quem não assiste ao programa ouve falar dele e se posiciona sobre os “desacontecimentos” do laboratório televisivo.
Durante três meses, ou pelo menos nas últimas semanas, o BBB abduz e mobiliza um contingente de telespectadores/ consumidores que migra de atração em atração, paredão a paredão, num comportamento randômico, mas previsível.
Daí a necessidade de “empacotar”, “glamourizar” esse cotidiano amesquinhado em “atrações” ultraeditadas e editorializadas: clipes de bundas malhadas, corpos ensaboados, músculos, festas a fantasia e figurinos escolhidos, choros copiosos, gritos, sussurros, orgias plastificadas, no meio do que realmente importa: merchandising e comercial sem fim. Não são os BBBs que valorizam as marcas, mas as marcas que dão subjetividade e singularidade aos participantes do BBB!!!
É o telespectador-produtor de audiência, a mobilização da vida que dá “alma”, com suas participações, ao vazio das atrações. Afinal, logo os brothers serão esquecidos. Ou ganharão sobrevida em pontas de novelas, festas de “presença”, programas de fofocas e comerciais do varejo. (...)
O dispositivo televisivo descobriu a melhor forma de venda. Em vez de teledramaturgia com intervalos comerciais, um megacomercial de carro, computador, televisor, refrigerante, protetor solar, creme de cabelo, detergente, tira-mancha, cartão de crédito, moto, celular, no meio de uma tempestade hormonal/emocional.
A telenovela do real não vale um milhão e meio para o vencedor, vale um passe-celebridade provisório para que alguns possam acumular capital social antes de desaparecer no limbo televisivo, substituídos pelo próximo “viral”. Vale milhões em ligações telefônicas, merchandising, publicidade, audiência para a emissora. Vale zilhões de subjetividades potenciais capturáveis para dar sentido, encanto, fetiche aos brothers despotencializados e “agregar valor”, “vida” às mercadorias.
Ivana Bentes é professora e pesquisadora do Programa de
Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ e diretora da
ECO-UFRJ. (texto adaptado).
Levando-se em conta as informações do texto, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmações a seguir:
( ) Um dos motivos pelos quais o programa BBB teve sucesso foi o fato de ter havido uma grande participação dos usuários das redes sociais e ferramentas de postagem on-line.
( ) Apesar de o programa BBB ser comentado exclusivamente apenas pelos que assistem a ele, trata-se de algo que foi ressignificado com uma sobrevida on-line.
( ) A expressão “num comportamento randômico, mas previsível” significa que, apesar de o comportamento ser aleatório, é possível ser previsto.
( ) O trecho “É o telespectador-produtor de audiência, a mobilização da vida que dá ‘alma’, com suas participações, ao vazio das atrações.” mostra uma contraposição e quase uma inversão de valores, pois é o telespectador quem efetivamente preenche o espetáculo, que é visto como “vazio”.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas