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As atividades que propõe podem ser executadas dentro ou fora da sala de aula, com grupos de qualquer faixa etária e com ênfase no som ambiental. Essas atividades tanto podem ser utilizadas dentro do currículo específico de música como em atividades extraclasse ou mesmo fora da escola e funcionam como uma espécie de “guerrilha cultural” na qual brincar com sons, montar e desmontar sonoridades, descobrir, criar, organizar, juntar, separar e reunir são fontes de prazer e levam à compreensão do mundo por critérios sonoros. (Adaptado de Fonterrada, 2008)
Essa caracterização indica a proposta de ensino musical de
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Heitor Villa-Lobos institui o canto orfeônico nas escolas públicas brasileiras no início dos anos 1930. Como referência para o canto orfeônico, Villa-Lobos teve influência de métodos ativos de educação musical de caráter nacionalista, em especial, aquele que propunha a utilização de material folclórico da própria terra, a ênfase no ensino da música por meio do canto coral e o uso da manossolfa. Essas características eram fundamentais na proposta de
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Na análise das transformações históricas no Ocidente, Fonterrada (2008) descreve a concepção ateniense sobre a educação musical durante a legislatura de Sólon, no século V a.C.
Tal concepção compreendia a educação musical como
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Disciplina: Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei 13.146/2015
Banca: VUNESP
Orgão: Pref. Jundiaí-SP
De acordo com o capítulo IV da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015), no que concerne especificamente à educação de alunos surdos, é incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, entre outros,
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A ação de fazer algo; aquilo que desperta o sentido do belo, que encanta e enleva, define, segundo Martins, Picosque & Guerra (2002), o conceito de
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Observe a imagem.
Roda de Bicicleta é uma obra de 1912, do artista francês Marcel Duchamp. É uma articulação entre dois produtos produzidos industrialmente e, segundo o artista, selecionados ao acaso. Essa invenção recebeu de Duchamp o nome de
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Na definição de Viola Spolin, sua abordagem para ensino de teatro pode ser definida como
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Segundo Spolin (1992), no que diz respeito à espontaneidade necessária para o desenvolvimento da atuação a partir de jogos, a expectativa de julgamento por parte do professor em relação ao proposto aos alunos tem impacto sobre os trabalhos de atuação.
Para a autora, o julgamento, por parte do professor-diretor
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O processo de leitura de obra da arte denominado comparativo que apresenta uma sequência que envolve descrição, análise, interpretação e julgamento foi elaborado por
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Consideradas como uma das bases da elaboração da Abordagem Triangular, as “Escuelas al Aire Libre” foram criadas no México, depois da revolução de 1910. Tinham como projeto de ensino de arte
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