Foram encontradas 50 questões.
A supremacia econômica e militar dos países capitalistas há muito não era seriamente ameaçada, mas
não houvera nenhuma tentativa sistemática de traduzi-la em conquista formal, anexação e administração
entre o final do século XVIII e o último quartel do XIX. Isto se deu entre 1880 e 1914, e a maior parte do
mundo, à exceção da Europa e das Américas, foi formalmente dividida em territórios sob governo direto
ou sob dominação política indireta de um ou outro Estado de um pequeno grupo: principalmente GrãBretanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, EUA e Japão.
(Eric Hobsbawm. A Era dos Impérios: 1875-1914, p. 88)
Entre os eventos intimamente relacionados ao processo histórico descrito, encontra-se
(Eric Hobsbawm. A Era dos Impérios: 1875-1914, p. 88)
Entre os eventos intimamente relacionados ao processo histórico descrito, encontra-se
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Em relação à política trabalhista do governo Vargas, as organizações operárias, sob controle das
correntes de esquerda, tentaram se opor a seu enquadramento pelo Estado, mas a tentativa fracassou.
Em fins de 1933, o velho sindicalismo autônomo desaparecera, e os sindicatos, bem ou mal, tinham se
enquadrado na legislação.
(Boris Fausto, História do Brasil, 2008. Adaptado)
É correto afirmar que a política acima apresentada tinha propósito de
(Boris Fausto, História do Brasil, 2008. Adaptado)
É correto afirmar que a política acima apresentada tinha propósito de
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Após enfrentar uma guerra de guerrilhas de 1954 até 1962, a Argélia conquistou uma independência que
incluía um difícil processo de por fim ao apartheid e ao ódio entre as comunidades de colonos europeus
e a de muçulmanos árabes e berberes que lá viveram por mais de um século.
(Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita à História contemporânea, 2010)
A guerra de descolonização africana apresentada acima teve como país colonizador
(Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita à História contemporânea, 2010)
A guerra de descolonização africana apresentada acima teve como país colonizador
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O desabrochar da consciência histórica, no decorrer dos séculos XVII e XVIII, será o fato de natureza
intelectual condicionante do início do desenvolvimento dos direitos humanos e da própria ideia de
revolução. Sem ela, a moderna noção de igualdade dos cidadãos diante do Estado – primeiro passo dado
no longo processo de afirmação da era dos direitos – não teria sido imposta no bojo das revoluções
liberais burguesas.
(Marco Mondaini, Direitos Humanos, In Carla Bassanezi Pinsky (org.), Novos temas nas aulas de História, 2009)
Acerca da mudança intelectual discutida no trecho, é cor reto afirmar que
(Marco Mondaini, Direitos Humanos, In Carla Bassanezi Pinsky (org.), Novos temas nas aulas de História, 2009)
Acerca da mudança intelectual discutida no trecho, é cor reto afirmar que
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PROCLAMAÇÃO em nome da Assembleia Geral aos povos do Brasil, dando conta dos acontecimentos
do dia 7 de abril de 1831, e da nomeação da Regência Provisória, e recomendando o sossego e
tranquilidade pública.
(...)
Brasileiros! Já não devemos corar deste nome: A Independência da nossa Pátria, as suas leis vão ser desde este dia uma realidade. O maior obstáculo, que a isso se opunha, retira-se do meio de nós; sairá de um país onde deixava o flagelo da guerra civil, em troco de um Trono que lhe demos (...)
(John Armitage, História do Brasil, p. 383 In: Ivan Alves Filho, Brasil 500 anos em documentos)
Segundo o documento, a independência do Brasil tornou-se uma realidade em 1831, pois
(...)
Brasileiros! Já não devemos corar deste nome: A Independência da nossa Pátria, as suas leis vão ser desde este dia uma realidade. O maior obstáculo, que a isso se opunha, retira-se do meio de nós; sairá de um país onde deixava o flagelo da guerra civil, em troco de um Trono que lhe demos (...)
(John Armitage, História do Brasil, p. 383 In: Ivan Alves Filho, Brasil 500 anos em documentos)
Segundo o documento, a independência do Brasil tornou-se uma realidade em 1831, pois
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“Fui liberal; então a liberdade era nova no país, estava nas aspirações de todos, mas não nas leis, não
nas ideias práticas; o poder era tudo; fui liberal. Hoje, porém, é diverso o aspecto da sociedade: os
princípios democráticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade que então corria risco pelo
poder, corre agora risco pela desorganização e pela anarquia. Como então quis, quero hoje servi-la, quero
salvá-la e, por isso, sou regressista.” Com esse discurso, datado de maio de 1838, Bernardo Pereira de
Vasconcelos tornou-se uma espécie de símbolo do regresso (...)
(Ronaldo Vainfas (org.), Dicionário do Brasil Imperial)
No contexto apresentado, o regressismo se refere
(Ronaldo Vainfas (org.), Dicionário do Brasil Imperial)
No contexto apresentado, o regressismo se refere
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“Para os objetivos do sistema, maquiavam-se os escravizados, antes de expô-los nos leilões e casas de
comércio. Eles eram, então, limpos e banhados; os homens tinham a barba e o cabelo raspados, e, para
esconder doenças, passava-se óleo na pele. Com o mesmo propósito, distribuíam-se alimentos um pouco
mais fartamente. Para evitar o aspecto depressivo (banzo), davam aos cativos estimulantes como
gengibre e tabaco”.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
As medidas apresentadas no excerto acima eram necessárias para os propósitos do sistema escravista devido
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
As medidas apresentadas no excerto acima eram necessárias para os propósitos do sistema escravista devido
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“Na representação vitoriosa dos anos 1930, o brasileiro nasce, portanto, onde começa a mestiçagem. A
mistura deixou de ser desvantagem para se tornar elogio, e diversas práticas regionais associadas ao
popular (...) foram transformadas em motivo de orgulho nacional. Assim como foi com a feijoada.
Originalmente uma comida de escravos, converteu-se em prato nacional e representação simbólica da
mestiçagem”.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
A política cultural dirigida pelo governo estadonovista, no Brasil, exemplificada no texto acima, teve o propósito de
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
A política cultural dirigida pelo governo estadonovista, no Brasil, exemplificada no texto acima, teve o propósito de
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Considere os trechos I e II.
TRECHO I
O paradoxo aparente do absolutismo na Europa ocidental era que ele representava fundamentalmente um aparelho de proteção da propriedade dos privilégios aristocráticos.
Perry Anderson, Linhagens do Estado absolutista. p. 18 e 39. Adaptado
TRECHO II
A Constituição revolucionária francesa de 1791 estabeleceu a monarquia constitucional e consagrou a divisão de poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário. Porém, (...) estabeleceu que, para ser eleitor e elegível, o indivíduo deveria possuir uma renda bastante alta, o que excluía dessa condição pessoas de vida modesta.
KOSHIBA, Luiz. História, origens, estruturas e processos. São Paulo: Atual, 2000, p. 324
O trecho II indica uma transformação das estruturas político-sociais na transição para o mundo contemporâneo em relação ao texto I
TRECHO I
O paradoxo aparente do absolutismo na Europa ocidental era que ele representava fundamentalmente um aparelho de proteção da propriedade dos privilégios aristocráticos.
Perry Anderson, Linhagens do Estado absolutista. p. 18 e 39. Adaptado
TRECHO II
A Constituição revolucionária francesa de 1791 estabeleceu a monarquia constitucional e consagrou a divisão de poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário. Porém, (...) estabeleceu que, para ser eleitor e elegível, o indivíduo deveria possuir uma renda bastante alta, o que excluía dessa condição pessoas de vida modesta.
KOSHIBA, Luiz. História, origens, estruturas e processos. São Paulo: Atual, 2000, p. 324
O trecho II indica uma transformação das estruturas político-sociais na transição para o mundo contemporâneo em relação ao texto I
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“Com Clístenes o ideal igualitário, ao mesmo tempo que se exprime no conceito abstrato de isonomia,
liga-se diretamente à realidade política; inspira uma transformação completa das instituições. O mundo
das relações sociais forma, então, um sistema coerente, regulado por relações e correspondências
numéricas que permitem aos cidadãos manter-se idênticos, entrar uns com os outros nas relações de
igualdade, de simetria, de reciprocidade, compor todos em conjunto um cosmos unido”.
VERNANT, Jean Pierre; As Origens do Pensamento Grego; Difel: Rio de Janeiro, 2002.
O sistema político descrito no texto acima foi instituído na Grécia Antiga em função
VERNANT, Jean Pierre; As Origens do Pensamento Grego; Difel: Rio de Janeiro, 2002.
O sistema político descrito no texto acima foi instituído na Grécia Antiga em função
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