Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

BNCC: ferramentas digitais para levar para sua turma
A chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deixa evidente a necessidade de trazer a tecnologia para dentro da sala de aula. Segundo a BNCC, os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica a competência para: “Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.” (BNCC p. 9)
Diante disso, que tal inserir em suas aulas ferramentas que dialogam com a BNCC e permitem que o aprendizado seja mais colaborativo, envolvente e significativo? Sem dúvida, o uso de ferramentas digitais na Educação possibilita inovação e mudança efetiva no processo de ensino e aprendizagem. É possível usar celulares e tablets e ferramentas de modo offline, trazendo esses aparelhos para fins pedagógicos – o que permite que sua sala de aula se transforme em um ambiente inovador.
Essa transformação está pautada em mudanças de hábitos e paradigmas em nós, professores, capaz de alterar relações diárias, gerar colaboração e empatia. Não basta esperar que a transformação chegue até a sala de aula. A mudança precisa ter um ponto de partida dentro do ambiente escolar e o planejamento é o ponto chave para que isso ocorra e pode ser construído de forma colaborativa com os estudantes, criando desta maneira, o pertencimento nas ações desde o início pela comunidade escolar.[...]
Débora Garofalo, 26 de Março de 2019
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Para Vygotsky, interação social e mediação estão intrinsecamente relacionados ao processo educativo, portanto, de constituição e desenvolvimento dos sujeitos. A partir deste pressuposto, assinale a alternativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1893119 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. Conde-PB
Provas:
No livro “A transição do Feudalismo para o Capitalismo” o autor Rodney Hilton escreve em seu artigo: “Capitalismo – O que representa esta palavra?”, algumas das ideias do sociólogo Karl Marx e de como ele entendia a palavra “Capitalismo primitivo”:
Acreditava ele que as instituições sociais e políticas, as ideias e conquistas de qualquer sociedade derivam realmente de seu modo de produção. A renda feudal paga pelo camponês ao terratenente, quer em trabalho, espécie ou dinheiro, é análoga a mais-valia que o capitalista tira do assalariado. A renda do solo no capitalismo não é a principal fonte de rendimentos da classe dominante. É apenas um superlucro extraído pelo terratenente do fazendeiro capitalista em virtude de seu monopólio de uma força da natureza, a terra. (HILTON, 1997).
A respeito da transição do Feudalismo para o Capitalismo, leia as alternativas abaixo e assinale a incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1440067 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. Conde-PB
Provas:
Jacques-Bénigne Bossuet foi um bispo e teólogo francês, um dos principais teóricos da Monarquia absolutista. Segundo ele: “Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem, como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém”. (BOSSUET, 1679, apud SKOCPOL, 1985). O absolutismo e a política mercantilista eram duas partes de um sistema mais amplo, que conhecemos e denominamos de Antigo Regime. O termo foi adotado para designar o sistema cujos elementos básicos eram: o absolutismo do mercantilismo, a sociedade estamental, o sistema colonial e _______________________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1439998 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. Conde-PB
Provas:
Leia atentamente o trecho da música “Um índio – Caetano Veloso”:
“Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor
Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som
magnífico
Num ponto equidistante entre o Atlântico e o
Pacífico
Do objeto-sim resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará
Não sei dizer assim de um modo explícito.”
A música "Um índio" é uma poesia que faz referência aos povos indígenas e sua resistência a dominação dos europeus. A respeito deste tema, assinale a alternativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010 institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos- (EJA) - e em seu art. 4º traz informações referentes à duração dos cursos presenciais de EJA. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)
( ) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino.
( ) para os anos finais do Ensino Fundamental, a duração mínima deve ser de 1.400 (mil e quatrocentas) horas.
( ) para o Ensino Médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas.
( ) Para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada com o Ensino Médio, reafirmase a duração de 1.200 (mil e duzentas) horas destinadas à educação geral, cumulativamente com a carga horária mínima para a respectiva habilitação profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1385989 Ano: 2019
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IBFC
Orgão: Pref. Conde-PB
Provas:
“A relação passado/presente não se processa de forma automática, pois exige o conhecimento de referências teóricas capazes de trazer inteligibilidade aos objetos históricos selecionados. Um objeto só se torna documento quando apropriado por um narrador que a ele confere sentido, tornando-o capaz de expressar a dinâmica da vida das sociedades. Portanto, o que nos interessa no conhecimento histórico é perceber a forma como os indivíduos construíram, com diferentes linguagens, suas narrações sobre o mundo em que viveram e vivem, suas instituições e organizações sociais” (BNCC, 2017, p. 395).
No que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental em História, assinale a alternativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1362894 Ano: 2019
Disciplina: História
Banca: IBFC
Orgão: Pref. Conde-PB
Provas:
Leia atentamente o trecho da música “Palmares 1999 – Natiruts”:
“A cultura e o folclore são meus
Mas os livros foi você quem escreveu
Quem garante que palmares se entregou
Quem garante que zumbi você matou
Perseguidos sem direitos nem escolas
Como podiam registrar as suas glórias
Nossa memória foi contada por vocês
E é julgada verdadeira como a própria lei
Por isso temos registrados em toda história
Uma mísera parte de nossas vitórias
É por isso que não temos sopa na colher
E sim anjinhos pra dizer que o lado mau é o
candomblé”.
Considere a seguir as afirmativas relacionadas ao período de escravidão no Brasil e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os portugueses que chegaram no Brasil trouxeram negros da África para o trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar. Antes mesmo que o primeiro escravo desembarcado no Brasil se rebelasse, os senhores e autoridades coloniais já sabiam ser necessário controlar seu corpo e sua religião.
( ) Com as guerras contra os holandeses no Atlântico Sul, o abastecimento de escravos aos engenhos brasileiros diminuiu de forma
sensível. No período de 1601 e 1625, haviam sido introduzidos cerca de 150 mil africanos escravizados na América portuguesa, no quarto de século seguinte esse volume se reduziu para uma média de 50 mil.
( ) Senhores absolutos de seus escravos, os proprietários brancos os faziam trabalhar sem descanso, à custa de castigos e torturas muitas vezes fatais. Alguns escravos, porém, conseguindo fugir do cativeiro, se escondiam pelo interior virgem do país, onde formavam comunidades livres a que se deu o nome de Quilombos.
( ) O Conselho Ultramarino Português de 1740 definiu quilombo como “toda habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem se achem pilões neles”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“Apesar de não ter sido concebido num ambiente escolar, o conceito de equilibração ecoa diretamente na sala de aula. Juan Delval, aluno de Piaget e atualmente professor da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, explica que a ideia reforça a diferença entre ensino e aprendizagem [...]” (Nova Escola - Elisângela Fernandes, 01 de Abril de 2011). Sobre o conceito e respectivas implicações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Sobre o PBA, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Centro-Oeste.
( ) Os municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.
( ) Seu objetivo é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 21 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.
( ) Dentre suas ações está apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, municípios e Distrito Federal.
( ) Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas