Magna Concursos

Foram encontradas 80 questões.

2531842 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
O presbítero Eurico era o pastor da pobre paróquia de Carteia. Descendente de uma antiga família bárbara, gardingo1 na corte de Vítiza, depois de ter sido tiufado2 ou milenário3 do exército visigótico vivera os ligeiros dias da mocidade no meio dos deleites da opulenta Toletum(B). Rico, poderoso, gentil, o amor viera, apesar disso, quebrar a cadeia brilhante da sua felicidade. Namorado de Hermengarda, filha de Favila, duque de Cantábria, e irmã do valoroso e depois tão célebre Pelágio, o seu amor fora infeliz. O orgulhoso Favila não consentira que o menos nobre gardingo pusesse tão alto a mira dos seus desejos. Depois de mil provas de um afeto imenso, de uma paixão ardente, o moço guerreiro vira submergir todas as suas esperanças. Eurico era uma destas almas ricas de sublime poesia a que o mundo deu o nome de imaginações desregradas(E), porque não é para o mundo entendê-las. Desventurado, o seu coração de fogo queimou-lhe o viço da existência ao despertar dos sonhos do amor que o tinham embalado. A ingratidão de Hermengarda, que parecera ceder sem resistência à vontade de seu pai, e o orgulho insultuoso do velho prócer4 deram em terra com aquele ânimo, que o aspecto da morte não seria capaz de abater. A melancolia que o devorava, consumindo-lhe as forças, fê-lo cair em longa e perigosa enfermidade, e, quando a energia de uma constituição vigorosa o arrancou das bordas do túmulo, semelhante ao anjo rebelde, os toques belos e puros do seu gesto formoso e varonil transpareciam-lhe a custo através do véu de muda tristeza que lhe entenebrecia a fronte. O cedro pendia fulminado pelo fogo do céu.
Educado na crença viva daqueles tempos; naturalmente religioso porque poeta(C), foi procurar abrigo e consolações aos pés d’Aquele cujos braços estão sempre abertos para receber o desgraçado que neles vai buscar o derradeiro refúgio. Ao cabo das grandezas cortesãs, o pobre gardingo encontrara a morte do espírito, o desengano do mundo. A cabo da estreita senda da cruz, acharia ele, porventura, a vida e o repouso íntimos?
O moço presbítero, legando à catedral uma porção dos senhorios que herdara juntamente com a espada conquistadora de seus avós(A), havia reservado apenas uma parte das próprias riquezas. Era esta a herança dos miseráveis, que ele sabia não escassearem na quase solitária e meia arruinada Carteia(D).
(Alexandre Herculano. Eurico, o presbítero, 1988)
1 gardingo: nobre visigodo que exercia altas funções na corte dos príncipes
2 tiufado: o comandante de uma tropa de mil soldados, no exército godo
3 milenário: seguidor da crença de que a segunda vinda de Cristo se daria no ano 1000
4 prócer: indivíduo importante, influente; magnata
A ideia de que Eurico descende de uma família de guerreiros está corretamente expressa em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2531760 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
Leia o poema de Oswald de Andrade para responder à questão.
Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
(www.jornaldepoesia.jor.br)
De acordo com o sentido do poema, entende-se que o título
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2531749 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
O combate à corrupção entrou na agenda pública ocupando boa parte dos noticiários e das discussões políticas nas redes sociais. , porém, é a relação entre acesso à informação pública e o papel da participação direta dos e cidadãs na gestão pública para monitorar os gastos de dinheiro público, orientar investimentos, definir políticas , entre outros. As novas tecnologias têm um papel crucial na agenda anticorrupção e na promoção da transparência e participação.
(http://politica.estadao.com.br. Adaptado)
De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2531506 Ano: 2016
Disciplina: Geografia
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
Em relatório apresentado nesta terça-feira, 27.09.2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que pelo menos92% da população mundial vive em lugares onde a qualidade do ar não se enquadra nos padrões estabelecidos pela organização. O relatório foi baseado em dados provenientes de mais de 3 mil lugares rurais e urbanos em 103 países.
(http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/
cerca-de-92 -da-populacao-mundial-respira-ar-inadequado/. Adaptado)
Dentre os fatores apontados como responsáveis pela má qualidade do ar, destaca-se
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2531406 Ano: 2016
Disciplina: Serviço Social
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
O exercício pleno da cidadania na democracia representativa ocorre quando os cidadãos possuem a garantia dos direitos civis, políticos e sociais, que possibilitam:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530786 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
O presbítero Eurico era o pastor da pobre paróquia de Carteia. Descendente de uma antiga família bárbara, gardingo1 na corte de Vítiza, depois de ter sido tiufado2 ou milenário3 do exército visigótico vivera os ligeiros dias da mocidade no meio dos deleites da opulenta Toletum. Rico, poderoso, gentil, o amor viera, apesar disso, quebrar a cadeia brilhante da sua felicidade. Namorado de Hermengarda, filha de Favila, duque de Cantábria, e irmã do valoroso e depois tão célebre Pelágio, o seu amor fora infeliz. O orgulhoso Favila não consentira que o menos nobre gardingo pusesse tão alto a mira dos seus desejos(A). Depois de mil provas de um afeto imenso, de uma paixão ardente, o moço guerreiro vira submergir todas as suas esperanças(B). Eurico era uma destas almas ricas de sublime poesia a que o mundo deu o nome de imaginações desregradas, porque não é para o mundo entendê-las. Desventurado, o seu coração de fogo queimou-lhe o viço da existência ao despertar dos sonhos do amor que o tinham embalado(C). A ingratidão de Hermengarda, que parecera ceder sem resistência à vontade de seu pai, e o orgulho insultuoso do velho prócer4 deram em terra com aquele ânimo, que o aspecto da morte não seria capaz de abater. A melancolia que o devorava, consumindo-lhe as forças, fê-lo cair em longa e perigosa enfermidade, e, quando a energia de uma constituição vigorosa o arrancou das bordas do túmulo, semelhante ao anjo rebelde, os toques belos e puros do seu gesto formoso e varonil transpareciam-lhe a custo através do véu de muda tristeza que lhe entenebrecia a fronte. O cedro pendia fulminado pelo fogo do céu.
Educado na crença viva daqueles tempos; naturalmente religioso porque poeta, foi procurar abrigo e consolações aos pés d’Aquele cujos braços estão sempre abertos para receber o desgraçado que neles vai buscar o derradeiro refúgio(D). Ao cabo das grandezas cortesãs, o pobre gardingo encontrara a morte do espírito, o desengano do mundo. A cabo da estreita senda da cruz, acharia ele, porventura, a vida e o repouso íntimos?
O moço presbítero, legando à catedral uma porção dos senhorios que herdara juntamente com a espada conquistadora de seus avós, havia reservado apenas uma parte das próprias riquezas. Era esta a herança dos miseráveis, que ele sabia não escassearem na quase solitária e meia arruinada Carteia(E).
(Alexandre Herculano. Eurico, o presbítero, 1988)

1 gardingo: nobre visigodo que exercia altas funções na corte dos príncipes
2 tiufado: o comandante de uma tropa de mil soldados, no exército godo
3 milenário: seguidor da crença de que a segunda
A perífrase é uma figura de linguagem por meio da qual se cria um torneio de palavras a fim de expressar uma ideia.
Essa figura está presente em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530691 Ano: 2016
Disciplina: Informática
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
No processo de edição de documentos, pode ser necessário criar um vínculo em uma parte do documento que redireciona para outro local do documento, como, por exemplo, o vínculo “Veja a tabela 6 para mais detalhes”, que, ao ser clicado, redireciona para o local desejado.
O recurso do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, que permite criar esses vínculos é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530477 Ano: 2016
Disciplina: História
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
Observe a imagem a seguir.
Enunciado 3217661-1
(Fonte: https://goo.gl/EO3pt1)
A tela Iracema (1881), de José Maria de Medeiros, é um símbolo
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530408 Ano: 2016
Disciplina: Serviço Social
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
Se um comportamento é considerado natural para uma sociedade e não para outra, isso significa que ele não é natural e, sim, cultural.
(Caderno do Professor: sociologia, ensino médio – 1ª. série, vol. 3)
Por essa afirmação, entende-se que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530382 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: VUNESP
Orgão: PM-SP
Provas:
A razão que serve para o desenvolvimento da técnica é a razão instrumental, bem diferente da razão vital, por meio da qual o homem se torna capaz de compreender criticamente a situação em que vive. O “especialista competente” pode ser o “aprendiz de feiticeiro” que não reflete suficientemente bem a respeito dos fins de sua ação. Presenciamos no século XX um período de crise: a razão, que deveria servir para vincular o homem ao real a fim de compreendê-lo, para escolher o que é melhor para sua vida, essa razão se acha “enlouquecida”.
(Maria Lúcia de Aranha e Maria Helena P. Martins, Temas de filosofia. Adaptado)
Com base no texto, sobre a crise da razão, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas