Magna Concursos

Foram encontradas 120 questões.

1709091 Ano: 2008
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

Com relação à geopolítica do mundo atual, julgue o item seguinte.

Em 1912, o Tibete alcançou a independência, aproveitando-se da revolução chinesa. Contudo, meses depois, Mao Tse-Tung proclamou a soberania de Pequim sobre o Tibete. A ocupação chinesa operou inicialmente com o aval do Dalai Lama e mantém-se assim até os dias de hoje.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1708335 Ano: 2008
Disciplina: Matemática
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

Considere que um número real x seja tal que a expressão !$ x \, - \, { \large 1 \over 4} \, \div \, { \large 1 \over 3} \, + \, 5 \, x \, 2 \, - \, 8 \, x \, (-2) \, = \, 0 !$ é verdadeira. Nesse caso, é correto afirmar que

!$ x \, = \, - \, { \large 101 \over 4}. !$

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1707697 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

Com pouco mais de cinco meses de vigência, a legislação que reprime a mistura de álcool com direção tem contribuído para melhorar a segurança no trânsito. Mas não há dúvida de que os resultados podem e devem ser melhorados. No país, o número de acidentes (sem morte) aumentou 8,7%, passando de 61,4 mil para 66,74 mil de junho ao início de dezembro, comparado ao mesmo período de 2007. O fato tem gerado pressão de demanda nos hospitais. Em consequência, ampliação de despesas decorrentes de atendimento médico e de internação. Os acidentes de trânsito causam prejuízo anual de cerca de R$ 28 bilhões ao país — além das perdas irreparáveis de vidas.

A Gazeta (ES), ?Editorial”, 4/1/2009 (com adaptações).

Em relação ao texto acima, julgue o próximo item.

A substituição de “ser” por serem prejudica a correção gramatical do período.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1707496 Ano: 2008
Disciplina: Estatística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

Em um concurso público, os candidatos foram submetidos às provas objetivas A, B e C compostas, cada uma delas, de 50 questões, em que cada questão vale 2 pontos.

A prova A tem peso 2; a prova B, peso 3, e a prova C, peso 5.

Será imediatamente eliminado o candidato que obtiver média aritmética ponderada inferior a 75 pontos. Candidato com média aritmética ponderada igual ou superior a 80 pontos será imediatamente selecionado. Os outros candidatos serão submetidos a entrevistas para posterior seleção. Os candidatos X, Y e Z obtiveram, nas provas A, B e C, as pontuações apresentadas na tabela a seguir, antes da ponderação.

A B C
X 60 70 96
Y 62 98 72
Z 94 72 66

Ainda com base no texto anterior, se houvesse alteração nos critérios de avaliação de forma que as provas A, B e C passassem a ter o mesmo peso, então, nesse caso,

X não seria eliminado, mesmo errando mais uma questão de qualquer das provas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1707286 Ano: 2008
Disciplina: Geografia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

Um dos grandes problemas do mundo atual é que, com o aumento da população e da produção, aumentou o consumo de energia. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

Desde sua criação, em 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) tem sido uma instituição com grande força e importância, fazendo do petróleo a sua principal arma.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1707271 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

A legislação penal brasileira é sabidamente anacrônica, inadequada aos tempos que correm. Elaborado na década de 40, o código penal é de um Brasil e um mundo que não mais existem. Neles, ainda não havia um tráfico de drogas montado em escala industrial, nem facilidades de comunicação e transporte, que tanto ajudam as sociedades como as atividades ilícitas.

À inadequação do código à necessidade de punição severa por crimes graves cometidos por quem não demonstra possibilidade alguma de reabilitação e de volta ao convívio social é somada outra distorção grave: a da aplicação incompetente das regras de progressão de pena previstas na lei de execução penal. A habilitação de assassinos para que possam cumprir o resto da pena em regime semiaberto —
passar o dia fora da cadeia em um suposto emprego formal — é prova irrefutável de que a legislação penal está longe de atemorizar o crime. Ao contrário, por ser débil, funciona como incentivo à cultura da impunidade, um dos mais graves problemas da sociedade brasileira.

O Globo, “Editorial”, 4/1/2009.

A partir do texto acima, julgue o item a seguir.

O termo “Neles” retoma os antecedentes “legislação penal brasileira” e “código penal”.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1704722 Ano: 2008
Disciplina: Geografia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A política ambiental governamental, por não possuir interfaces com as demais políticas públicas que promovem o uso dos recursos, é responsabilidade exclusiva dos órgãos ambientais.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1703676 Ano: 2008
Disciplina: História
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano.

Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue o item subsequente.

A República foi implantada no Brasil graças à mobilização popular que, em eleição, demonstrou descontentamento com o regime imperial.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1697627 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

Na área do emprego, a legislação, em âmbito federal, estadual e municipal, tende a estimular a inserção de diferentes maneiras, como a colocação competitiva e seletiva e o trabalho por contra própria, que deveriam ser mais levadas em conta. O importante é que, cada vez mais, outras áreas de atuação da sociedade vêm incorporando expressões como “ações afirmativas” e “busca de quadros que assegurem diversidade”. A tendência favorece parcela expressiva da sociedade que, até recentemente, era ignorada e tratada como invisível. Os resultados já podem ser percebidos nos números, que precisam ser multiplicados cada vez mais pela vontade da sociedade e não apenas por imposição legal. Mas a principal correção seria o fortalecimento do emprego formal, pois, dos 98 milhões de brasileiros em fase produtiva, apenas 30 milhões têm carteira assinada. Aí reside a maior mazela que o país carrega hoje.

Idem, ibidem (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item.

A palavra “mazela” está sendo empregada com o sentido de aborrecimento, doença, problema.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1697149 Ano: 2008
Disciplina: História
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: PM-ES
Provas:

Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue o item seguinte.

A emergência mundial afro-asiática inscreve-se entre as grandes consequências da Segunda Guerra.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas