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“A concepção educacional de é orientada por uma Filosofia. O ponto
de partida dela são os problemas que aparecem no cotidiano e que conduzem o ser humano a filosofar.
Nesse sentido, o indivíduo transita pelo desconhecido, por um caminho cujo ponto final não se sabe
preliminarmente. Entretanto, há um ponto de partida para a atividade filosófica, fala-se da própria
existência. A(s) necessidade(s) mais elementar(es) que guia(m) a ação de cada um precisa(m) afetálo em sua condição material de existência”. NASCIMENTO, C. L. L. do. A pedagogia histórico-crítica
como abordagem metodológica para o ensino de filosofia. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021,
p. 103. O trecho apresentado sintetiza algumas das ideias basilares da pedagogia histórico-crítica.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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“Possuindo uma natureza, a rigor, transdisciplinar (metadisciplinar), a Filosofia pode
cooperar decisivamente no trabalho de articulação dos diversos sistemas teóricos e conceptuais
curriculares, quer seja oferecida como disciplina específica, quer, quando for o caso, esteja inserida
no currículo escolar sob a forma de atividades, projetos, programas de estudo etc.“. BRASIL.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2000, p. 56. Tendo em vista o excerto dos
Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de filosofia, assinale a alternativa correta.
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- Educação e Filosofia
- LegislaçãoPCN: Parâmetros Curriculares Nacionais
- Temas Educacionais Pedagógicos
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a ensino de Filosofia, pode-se afirmar que “ler textos filosóficos de modo significativo” seria:
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“Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe
necessariamente (ou seja, não pode deixar de existir nem pode ser diferente do que é) e
universalmente (ou seja, em todos os tempos e lugares) porque é efeito de uma causa necessária e
universal. Essa causa é a natureza. Assim como é da natureza dos corpos serem governados por uma
lei natural, também seria por natureza que os homens sentem, pensam e agem; e, por isso, haveria
uma ‘natureza humana’”. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014, p. 215.
Levando em consideração apenas o trecho apresentado, é correto afirmar que:
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A cada época, as teorias científicas instituem métodos que se baseiam em hipóteses,
leis, procedimentos e técnicas de pesquisa e de aplicação dos conhecimentos. Esses métodos definem
as normas e regras do que deve ser pesquisado e conhecido [...]. Assim, em cada época de sua
história, a razão cria modelos ou paradigmas explicativos para os fenômenos ou para os objetos do
conhecimento, não havendo continuidade nem pontos comuns que permitam compará-los”. CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014, p. 98. A perspectiva teórica acima está
relacionada ao pensamento de:
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O existencialismo é uma corrente filosófica que se desenvolve ao longo do século XX
com pensadores como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Duas das obras mais representativas
do existencialismo e que são desenvolvidas por esses dois autores são, respectivamente:
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Em Facticidade e validade, Jürgen Habermas apresenta um modelo de política
deliberativa que coloca ênfase em um princípio racional que se refere às normas de ação em geral.
Esse princípio é:
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O conceito de capital é complexo, mas a compreensão marxiana do termo pode partir
de uma definição bastante simples. Nesse sentido, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto
comunista, afirmam que o capital é:
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O utilitarismo é uma corrente filosófica que se desenvolve na Europa entre pensadores
de corte liberal e cujos principais expoentes são:
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Entre os textos políticos de Immanuel Kant, merece destaque a obra À paz perpétua.
Na obra, o autor apresenta uma proposta jurídico-política para que a paz entre os povos seja
alcançada. Esta proposta é:
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