Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1353549 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

O documento intitulado: “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, elaborado pelo conjunto CFESSCRESS, tem como objetivo contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e de luta por uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que, enquanto um efetivo direito social, potencialize formas de sociabilidade humanizadoras. Diante disso, analise a concepção de educação que deve orientar a atuação de assistentes sociais na Política de Educação:

I - A função social da educação é marcada pelas contradições, pelos projetos e pelas lutas societárias e não se esgota nas instituições educacionais.

II - Uma das funções principais da educação formal nas nossas sociedades é produzir tanta conformidade ou “consenso” quanto for capaz, a partir de dentro e por meio dos seus próprios limites institucionalizados e legalmente sancionados.

III - Uma educação de caráter emancipador, ao mesmo tempo em que não prescinde da educação escolarizada, não se limita de forma alguma à mesma.

IV - A política educacional se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de pensar e agir.

V - Compreender o alcance das estratégias educacionais empreendidas sob a hegemonia do capital financeiro e reorientar a direção política de sua atuação é um desafio que a profissão tem condições teóricas e políticas de forjar.

Estão CORRETAS as afirmações:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1352887 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

Filho e Gurgel (2016) no livro: Gestão Democrática e Serviço Social, afirmam que o Serviço Social, defende que a administração/gestão de organizações, serviços, programas e projetos sociais realizada por assistentes sociais deve estar orientada para a ampliação e o aprofundamento de direitos na perspectiva de construção de uma nova ordem societária fundada na igualdade e liberdade. Considerando essa afirmativa, assinale a questão que se aplica a “utilização racional dos recursos” necessários para atingir determinados fins em processos de formulação, administração/gestão e execução de organizações, serviços, programas e projetos sociais.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1352545 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

A proposta interdisciplinar nas instituições não é uma novidade, contudo, embora contrate-se diferentes áreas para atuarem, nem sempre a interdisciplinaridade concretiza-se. A partir deste enunciado, assinale a alternativa INCORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1351798 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

Analise as assertivas que tratam de Movimentos Sociais e assinale a alternativa CORRETA:

I - Pode-se entender por Movimentos Sociais as ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas. Têm contribuído para organizar e conscientizar a sociedade; apresentam conjuntos de demandas via práticas de pressão/mobilização.

II - Os Movimentos Sociais realizam diagnósticos sobre a realidade social, constroem propostas. Atuando em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social.

III - Os Movimentos Sociais têm construído representações simbólicas afirmativas por meio de discursos e práticas. Criam identidades para grupos antes dispersos e desorganizados. Ao realizar essas ações, projetam em seus participantes sentimentos de pertencimento social.

Estão CORRETAS as afirmações:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1350897 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR

Amor e sexo na era digital

É na escola, no trabalho ou entre amigos que a maioria dos franceses acha sua alma gêmea. A essa lista agora se somam os sites de encontro. Acusados de enganar o amor com a frieza do cálculo econômico, esses casamenteiros da web permitem especialmente a procura por parceiros ao abrigo do olhar de quem é próximo – uma discrição que altera o modo de viver a sexualidade. O último que surgiu se chama Dating. Lançado pelo Facebook no outono de 2018, veio se juntar a uma longa lista de aplicativos especializados em colocar em contato parceiros amorosos e sexuais.

Lançadas nos Estados Unidos em meados da década de 1990, essas plataformas foram rapidamente difundidas em outros países, entre eles a França. Os primeiros sites destinados ao público francês foram o Netclub.fr (1997) e o Amoureux.com (1998). Rapidamente depois deles surgiram outros: um recenseamento realizado em 2008 enumera pelo menos 1.045 serviços franceses de encontros. Essa multiplicação de oferta é prova do seu sucesso. Uma pesquisa realizada em 2013 avaliou que 18% de quem tem de 18 a 65 anos de idade já haviam utilizado um desses sites, o que representava cerca de um terço das pessoas solteiras, divorciadas e viúvas. Desde então, esses números sem dúvida aumentaram com a popularidade crescente dos aplicativos para celulares, tablets e notebooks. A mesma pesquisa mostra que, entre as pessoas de 26 a 65 anos de idade que encontraram um(a) parceiro(a) entre 2005 e 2013, pouco menos de 9% o(a) tinham conhecido por meio de um site especializado. Isso coloca esses serviços na quinta posição nas classificações dos espaços de encontro, depois dos locais de estudo e trabalho (24%), das noitadas entre amigos (15%), em lugares públicos (13%) e em casa (9%). Sem ter se tornado o modo dominante para formar um casal, o recurso a essas plataformas é, desde então, uma maneira usual de estabelecer relações.

A emergência dessas ferramentas suscitou vivas reações. Elas foram acusadas de estimular o “zapping relacional” e até mesmo de alimentar uma “fobia do engajamento”. Expostos a uma grande oferta de parceiros possíveis, os usuários seriam levados a adotar uma atitude consumista e constantemente tentados a procurar “melhores”, em vez de construir uma relação. Os encontros on-line teriam, assim, dado origem a um verdadeiro mercado sexual e afetivo.

Essas críticas não surpreendem os historiadores. No final do século XIX, o surgimento das agências e dos anúncios matrimoniais suscitou inquietações idênticas. Os comentaristas daquela época os acusavam de fazer do casamento um comércio lucrativo e se perguntavam sobre “a legalidade e a moralidade do “proxenetismo em vista do casamento”. O periódico mensal Le Chasseur français, destinado ao mundo rural, publicou seu primeiro anúncio matrimonial em 1892. Em seguida, ele se tornou um dos principais jornais a abrir suas páginas para solteiros (as) em busca da alma gêmea. No entanto, o descrédito com relação a esse novo modo de encontro o condenou à marginalidade. Ainda em meados da década de 1980, menos de 1% dos(as) franceses(as) tinham conhecido seu par via esse canal, e a grande maioria das pessoas se negava totalmente a usá-lo como recurso para isso. (...)

Embora recente, esse modo de encontro se inscreve em uma longa evolução. Desde a segunda metade do século XX, constata-se uma migração das práticas de sociabilidade dos lugares públicos para espaços privados e círculos mais estreitos. Os bailes de outrora, por exemplo, deram lugar a noitadas em estabelecimentos particulares. Uma mesma tendência nas classes populares foi bem detalhada e é observada também entre os jovens de todas as classes, com a passagem tendencial de uma “cultura da rua” a uma “cultura de quarto”. Longe de representar novas “festas eletrônicas”, os encontros on-line acentuam esse movimento.

Fonte: Marie Bergström. Jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Abril, 2019, páginas 34 e 35. 01)

Com base nas informações do texto e nas relações existentes entre as partes que o compõem, assinale a alternativa INCORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1350201 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

A democratização da educação, dentro de uma perspectiva que busque a justiça social, faz-se, de modo prioritário, com:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1349560 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

Sobre as relações étnico-raciais e de gênero na sociedade contemporânea, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1497881 Ano: 2019
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR

O Estatuto da Criança e do Adolescente trata sobre a adoção. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1497880 Ano: 2019
Disciplina: Matemática
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR

Se considerarmos o conjunto dos número reais como conjunto universo, o complementar do conjunto dos números inteiros vai ser o conjunto (R:reais; Z:inteiros; Q:racionais; I: irracionais; N:naturais):

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1497879 Ano: 2019
Disciplina: Matemática
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR

Seu Getúlio gosta de desafios de lógica dedutiva e quando seu filho pediu emprestado seu celular para jogar e assistir vídeos, ele propôs que emprestaria caso o filho descobrisse a senha do aparelho com base nas seguintes afirmações:

I - A senha é composta por 4 algarismos.
II - Múltiplos de 5 não fazem parte desta senha.
III - Todos os números da senha são distintos.
IV - Divisores de 3 não fazem parte desta senha.
V - O maior número da senha é impar e está na primeira posição.

Com estas afirmações o filho deduziu quais são os números que compõe a senha e sabe que eles somados são iguais a:

Questão Anulada e Desatualizada

Provas

Questão presente nas seguintes provas