Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1370095 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

A visita domiciliar, enquanto um instrumento técnico- operativo do Serviço Social, é utilizado desde o início da profissão. Segundo Cardoso (2008) a visita domiciliar nos permite desvelar uma situação, um território e desenvolver uma análise do impacto que as políticas sociais podem produzir. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1368816 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

No século XX, a especialização do saber alcançou níveis extremamente restritos, que apesar de ter promovido grandes avanços, também revelou a incapacidade de responder e/ou explicar determinadas complexidades apresentadas pela sociedade moderna. Diante disso, é CORRETO afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1368060 Ano: 2019
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

As atribuições e competências dos/as assistentes sociais são orientadas e norteadas pelos princípios, direitos e deveres inscritos no Código de Ética Profissional de 1993 (CEP), na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993), bem como nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996). O/a profissional deve ter a garantia de condições técnicas e éticas de trabalho, previstas na Resolução CFESS 493/2006, para que possa cumprir com responsabilidade e compromisso as atribuições e as competências, o que exige autonomia técnica e garantia do sigilo profissional no atendimento à população usuária. Diante do exposto, é VEDADO a/ao Assistente Social:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1366711 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

A educação formal é uma dimensão da vida social que tem uma função importante na dinâmica da reprodução social. O assistente social atuando nesta área precisa compreender a educação em sua relação com o trabalho. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essa relação educação e trabalho:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1364800 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

Sobre “indicadores sociais”, analise as assertivas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Um indicador social é um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas.

II - Estatística e Indicador tem o mesmo significado, apenas são termos utilizados em áreas diferentes, pois, ambos correspondem ao dado em sua forma bruta – por meio de números – sem contextualização, são representações advindas de um campo empírico ou de determinada realidade.

III - Os indicadores sociais apresentam um conteúdo informacional, um valor contextual baseado em uma Teoria Social que permite a interpretação dos conceitos operacionalizados. É uma atribuição de valor e números a situações sociais.

IV - O indicador social tem importante função exploratória no diagnóstico de situações concretas, na definição de metas prioritárias e no direcionamento das ações contínuas, na medida em que, com o uso constante de indicadores adequados, estes oferecem informações concretas para o conhecimento da realidade e orientam as ações.

Estão CORRETAS as afirmações:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1364239 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR

Amor e sexo na era digital

É na escola, no trabalho ou entre amigos que a maioria dos franceses acha sua alma gêmea. A essa lista agora se somam os sites de encontro. Acusados de enganar o amor com a frieza do cálculo econômico, esses casamenteiros da web permitem especialmente a procura por parceiros ao abrigo do olhar de quem é próximo – uma discrição que altera o modo de viver a sexualidade. O último que surgiu se chama Dating. Lançado pelo Facebook no outono de 2018, veio se juntar a uma longa lista de aplicativos especializados em colocar em contato parceiros amorosos e sexuais.

Lançadas nos Estados Unidos em meados da década de 1990, essas plataformas foram rapidamente difundidas em outros países, entre eles a França. Os primeiros sites destinados ao público francês foram o Netclub.fr (1997) e o Amoureux.com (1998). Rapidamente depois deles surgiram outros: um recenseamento realizado em 2008 enumera pelo menos 1.045 serviços franceses de encontros. Essa multiplicação de oferta é prova do seu sucesso. Uma pesquisa realizada em 2013 avaliou que 18% de quem tem de 18 a 65 anos de idade já haviam utilizado um desses sites, o que representava cerca de um terço das pessoas solteiras, divorciadas e viúvas. Desde então, esses números sem dúvida aumentaram com a popularidade crescente dos aplicativos para celulares, tablets e notebooks. A mesma pesquisa mostra que, entre as pessoas de 26 a 65 anos de idade que encontraram um(a) parceiro(a) entre 2005 e 2013, pouco menos de 9% o(a) tinham conhecido por meio de um site especializado. Isso coloca esses serviços na quinta posição nas classificações dos espaços de encontro, depois dos locais de estudo e trabalho (24%), das noitadas entre amigos (15%), em lugares públicos (13%) e em casa (9%). Sem ter se tornado o modo dominante para formar um casal, o recurso a essas plataformas é, desde então, uma maneira usual de estabelecer relações.

A emergência dessas ferramentas suscitou vivas reações. Elas foram acusadas de estimular o “zapping relacional” e até mesmo de alimentar uma “fobia do engajamento”. Expostos a uma grande oferta de parceiros possíveis, os usuários seriam levados a adotar uma atitude consumista e constantemente tentados a procurar “melhores”, em vez de construir uma relação. Os encontros on-line teriam, assim, dado origem a um verdadeiro mercado sexual e afetivo.

Essas críticas não surpreendem os historiadores. No final do século XIX, o surgimento das agências e dos anúncios matrimoniais suscitou inquietações idênticas. Os comentaristas daquela época os acusavam de fazer do casamento um comércio lucrativo e se perguntavam sobre “a legalidade e a moralidade do “proxenetismo em vista do casamento”. O periódico mensal Le Chasseur français, destinado ao mundo rural, publicou seu primeiro anúncio matrimonial em 1892. Em seguida, ele se tornou um dos principais jornais a abrir suas páginas para solteiros (as) em busca da alma gêmea. No entanto, o descrédito com relação a esse novo modo de encontro o condenou à marginalidade. Ainda em meados da década de 1980, menos de 1% dos(as) franceses(as) tinham conhecido seu par via esse canal, e a grande maioria das pessoas se negava totalmente a usá-lo como recurso para isso. (...)

Embora recente, esse modo de encontro se inscreve em uma longa evolução. Desde a segunda metade do século XX, constata-se uma migração das práticas de sociabilidade dos lugares públicos para espaços privados e círculos mais estreitos. Os bailes de outrora, por exemplo, deram lugar a noitadas em estabelecimentos particulares. Uma mesma tendência nas classes populares foi bem detalhada e é observada também entre os jovens de todas as classes, com a passagem tendencial de uma “cultura da rua” a uma “cultura de quarto”. Longe de representar novas “festas eletrônicas”, os encontros on-line acentuam esse movimento.

Fonte: Marie Bergström. Jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Abril, 2019, páginas 34 e 35. 01)

No que se refere às regras prescritas pela norma-padrão a respeito do emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa na qual o uso da vírgula é justificado pelo mesmo motivo do seu uso no período: No final do século XIX, o surgimento das agências e dos anúncios matrimoniais suscitou inquietações idênticas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1357151 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

Por “diagnóstico social” entende-se:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1355402 Ano: 2019
Disciplina: Raciocínio Lógico
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR

Dentre as proposições seguintes, somente uma delas é falsa (F), e está representada por qual alternativa:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1355344 Ano: 2019
Disciplina: Serviço Social
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

Iamamoto (2007) no livro ”Serviço Social em tempo de capital fetiche”, faz uma análise da profissão na divisão social e técnica do trabalho, e aborda as determinações atinentes à mercantilização dessa força de trabalho especializada, inscrita na organização do trabalho coletivo, no processo de produção e reprodução das relações sociais na sociedade brasileira. Sobre esse tema, analise as afirmações abaixo:

I - A autora elucida que o exercício profissional se realiza permeado por tensões entre a alienação do trabalho social no marco da luta dos trabalhadores enquanto classe e o projeto profissional.

II - A autora afirma que o profissional possui autonomia profissional e que ela está relacionada ao estatuto de assalariado e ao
Projeto Profissional.

III - Os empregadores determinam as necessidades sociais que o assistente social deve responder; delimitam a matéria; interferem nas condições de atendimento. Impõe as exigências trabalhistas e ocupacionais.

IV - A autora analisa o significado social do trabalho do assistente social - trabalho concreto e abstrato – enquanto exercício profissional que se realiza por meio de trabalho assalariado alienado.

V - A potencialidade do Projeto Profissional é imprimir direção social ao exercício profissional e torná-lo um guia efetivo para o exercício profissional e consolidá-lo por meio de sua implementação objetiva.

Estão CORRETAS as afirmações:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1353575 Ano: 2019
Disciplina: Direito Previdenciário
Banca: FAU-UNICENTRO
Orgão: IF-PR
Provas:

A LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/1993 alterada pela Lei 12.435/2011) estabelece no art. 20 que o benefício de prestação continuada (BPC) é a garantia de um salário- mínimo mensal, à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Sobre o BPC é INCORRETO afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas