Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2458972 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Eletrônica
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

No caso da utilização de um banco de capacitores para correção do fator de potência em uma rede de alimentação, com o aparecimento de harmônicas nessa rede, podemos ter problemas de ressonância entre os capacitores e os indutores. Nesse caso, a energia armazenada em um dos elementos se transfere para outro. Essa transferência de energia é prejudicial ao circuito de alimentação, podendo gerar problemas sérios aos equipamentos nela ligados. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

21% dos alunos dizem agredir colegas

Adriana Czelusniak

O bullying é uma realidade nas escolas brasileiras. Especialistas dizem que prática não é combatida adequadamente.

Esculachar, zoar, intimidar e caçoar são verbos conjugados na prática por alunos das escolas brasileiras. Agressões contra os colegas são admitidas por 20,8% dos estudantes. O resultado faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), que ouviu cerca de 100 mil jovens de 13 a 15 anos matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escolas de todo o país.

O estudo também revela que 35,4% dos alunos confirmam ter sido agredidos, humilhados ou hostilizados pelos colegas nos 30 dias que antecederam a pesquisa, feita entre abril e setembro de 2012. Nesse cenário, 7,2% disseram que a prática é frequente e 28,2% afirmaram que ocorre raramente ou às vezes.

Ainda segundo a pesquisa, o bullying atinge mais os meninos e mostra-se mais recorrente nas escolas privadas do que nas públicas. A Pense foi feita a partir de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

[...]

Vítima

A forma como o governo atua contra o bullying também precisa melhorar na opinião de Guilherme Dobrezanski Marques, que conviveu com o bullying nos anos escolares principalmente por ser “tímido e franzino”. Hoje, Marques tem 25 anos e, formado em Direito, estuda o tema em sua dissertação de mestrado. “Os projetos de lei criminalizam o bullying, o que é errado. O bullying se combate com educação e com a qualificação das instituições de ensino para lidarem com ele. Não com punições”, diz.

De forma geral, as escolas não se mostram preparadas para lidar com a questão. Marques diz que, nos tempos de agressões, nunca pediu socorro, pois tudo ocorria na frente dos professores, que nunca interviram. “Fora do colégio, eu também não procurava ajuda, até porque é uma situação humilhante que você vai ter que se expor e, por vergonha, acaba não contando para alguém”, diz.

Bullying não é brincadeira

O que diferencia o bullying de uma brincadeira é a intenção do agressor de causar sofrimento, a frequência das ofensas e o desequilíbrio de poder que leva à intimidação da vítima. O fato de ainda haver muita gente que encara o bullying com desdém atrapalha o enfrentamento ao problema. Achar que o bullying é frescura ou que se trata de uma dificuldade que torna a vítima mais forte é um erro comum, segundo o psicólogo Cloves Amorim. “O que mais se quer na vida é se sentir pertencente a um grupo, é conquistar a confiança de um igual e, por isso, é tão terrível quando os pares menosprezam”, diz a pedagoga Luciene Tognetta.

(Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/

conteudo.phtml?tl=1&id=1393102&tit=21-dos-alunos-dizem-agredir-colegas>)

Em relação às informações contidas no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Para os especialistas, a diferença entre o bullying e uma brincadeira é a intenção do agressor em causar sofrimento.
2. Segundo os resultados da pesquisa, o bullying é mais recorrente entre meninas de escolas particulares.
3. Os dados coletados na pesquisa servirão para fomentar uma campanha contra o bullying.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

Pais não acompanham a rotina escolar dos filhos

Vanessa Fogaça Prateano

Quase 70% dos brasileiros não supervisionam os deveres de casa das crianças e mais de 40% não sabem o que elas fazem no tempo livre.

A cada dez pais brasileiros que possuem filhos entre 13 e 15 anos, sete não estão informados sobre os deveres de casa do adolescente e não sabem se eles entregam ou não a tarefa exigida pelos professores. Além disso, 40% deles não sabem o que as crianças fazem durante o tempo livre, e 25% desconhecem que o filho havia faltado às aulas. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), coletados ao longo do ano de 2012 e divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ouviu 109 mil estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental de 2,8 mil escolas do país.

A pesquisa também apontou que os jovens estão cada vez mais expostos a fatores de risco, como o uso de drogas ilícitas (maconha e crack foram as citadas), cigarro e álcool (66% já experimentaram bebida alcoólica e 21% já ficaram embriagados). Quanto ao uso de drogas, 7,3% já experimentaram alguma substância. Destes, 19% usaram maconha e 3% usaram crack. O cigarro foi experimentado por 19,6% dos alunos. Os dados revelaram também que 28,7% dos entrevistados já tiveram relações sexuais e, destes, 25% afirmaram que não usaram preservativo na última vez em que fizeram sexo.

Para o gerente de Estatísticas Vitais e Estimativas Populacionais do IBGE, Marco Ratzsch de Andreazzi, a pouca participação dos pais na vida dos filhos está intimamente relacionada ao comportamento arriscado que eles assumem fora da escola. “São fatores de risco na adolescência já bem conhecidos, com os quais a própria ONU trabalha, e leva-se em conta se eles moram com pais, se estes sabem o que seus filhos fazem no tempo livre, se há tranquilidade para que o filho conte sobre seus problemas. Tudo isso mostra que há, sim, uma relação. Agora, com os números do IBGE, cabe à sociedade explorá-los e discuti-los de forma aprofundada”.

[...]

(Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/

conteudo.phtml?tl=1&id=1383623&tit=Pais-nao-acompanham-a-rotina-escolar-dos-filhos>)

Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:

1. O título da notícia revela uma das informações coletadas pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense).

2. Os dados coletados indicam que se os pais participam da rotina escolar, seus filhos tendem a estar mais vulneráveis a fatores de risco. 3. O segundo parágrafo apresenta informações estatísticas dos dados coletados pela Pense.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Leia o texto a seguir.

ANAC muda regras para transporte de pessoas com deficiência em aviões e acaba com limite de vagas

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nessa terça-feira, 16, as novas regras para o transporte de pessoas com deficiência em aviões. A boa notícia é que não haverá mais número limitado de vagas. Atualmente, somente duas cadeiras são reservadas.

A Resolução nº 280/2013, que começa a vigorar somente em 2014, já está publicada no site da agência e estabelece procedimentos para acessibilidade, a partir de audiências públicas realizadas em 2012 e, segundo o órgão, está “em sintonia com as disposições da Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência”.

Uma das principais novidades é que a responsabilidade pelos mecanismos para embarque e desembarque foi transferida para o aeroporto, mas as companhias ainda precisam garantir entrada e saída do passageiro na aeronave. Na prática, isso pode criar um grande problema e o cidadão ficará no meio da discussão sobre quem deve assumir o ‘problema'.

E se o usuário que não puder entrar ou sair sozinho da aeronave, a empresa terá de providenciar acompanhante ou autorizar o acompanhante indicado pelo passageiro, que pagará valor igual ou inferior a 20% do valor do bilhete.

Detalhes sobre braços móveis, cão-guia, transporte de equipamentos, registros de atendimento, funcionário responsável por acessibilidade, atestados e sanções também foram publicados.

(Disponível em O Estado de São Paulo: <http://blogs.estadao.com.br/

vencer-limites/anac-muda-regras-para-transporte-de-pessoas-com-deficiencia-em-avioes-e-acaba-com-limite-de-vagas/>.)

Com base nas informações do texto, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2456966 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Um motor elétrico precisa ser colocado em um experimento químico em laboratório como agitador, o que demanda baixo torque, porém velocidade controlada. Com base nisso, a aplicação mais simples e barata é o uso de um motor:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2455699 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

O torneamento é uma operação de usinagem em que o movimento relativo entre peça e ferramenta de corte remove uma porção de material, com a intenção de obter uma forma predefinida. Dos formatos de perfis listados a seguir, quais são possíveis de se obter pelo torneamento?

1. Quadrado.
2. Cilíndrico.
3. Cônico.
4. Sextavado.
5. Trapezoidal.

Estão corretos os itens:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

Seis meses após ter sido posta à venda no exterior, ‘Avenida Brasil’ já é a obra mais licenciada lá fora

Isabel de Luca

MIAMI - “Avenida Brasil” foi sucesso no mundo em tempo real, digamos assim: enquanto o país (e eventualmente até a presidente Dilma) parava para assistir à novela de João Emanuel Carneiro no ano passado, jornais e revistas noticiavam o fenômeno pelo planeta. Seis meses após ter sido posta à venda no mercado internacional, “Avenida Brasil” já é a obra mais licenciada da Globo no exterior. Seus direitos de exibição foram adquiridos por 106 países, batendo um recorde que até então era de “Da cor do pecado”, do mesmo autor, comercializada em 100 países nos últimos três anos.

“Se uma história é muito concentrada em poucos personagens (eram 23), acho que isso facilita a entrada fora do Brasil”, diz João Emanuel, por telefone. “‘Avenida Brasil’ se passava em torno daquela casa, de Nina e Carminha, é uma trama mais fácil de acompanhar, mais próxima da noção de seriado através do mundo. Com cem personagens, e uma narrativa multifacetada, fica mais difícil para um estrangeiro assimilar. Também tem o fato de serem personagens fingidos, bons e maus, mocinhos e bandidos, que são um atrativo para o público de hoje. As séries são todas de heróis falhos. A heroína de “Avenida Brasil” também é uma heroína falha”.

“A trama de ‘Da cor do pecado’”, ele ressalta, “também era concentrada em poucos personagens. E mesmo assim nas versões vendidas para o exterior tiraram dois núcleos”, lembra.

A venda de novelas dubladas é o mais antigo braço da área de negócios internacionais da TV Globo, que gerencia ainda os canais internacionais (com sete grades de programação diferentes em 116 países) e, mais recentemente, as coproduções (“Marido en alquiler” é a quinta)

“Avenida Brasil” foi dublada em 14 línguas – entre elas, espanhol, inglês, russo, grego, polonês e francês – e já está no ar em Rússia, Croácia, Grécia, Uruguai, Panamá, Equador, Venezuela e Portugal.

“Dois fatores contribuem para o êxito em curto espaço de tempo”, acredita Raphael Corrêa Netto, diretor-executivo de negócios internacionais da Globo. “Primeiro: o texto ter sido tão emblemático que, do Brasil, reverberou fora do país. Foi um assunto global na indústria do entretenimento. Segundo: a estética cinematográfica foi muito bem recebida. É um conflito universal contado de maneira inovadora, vendeu muito rápido. E onde entra assume a liderança, e em duas, três semanas está liderando com folga”.

(Disponível em O Globo: <http://oglobo.globo.com

/revista-da-tv/seis-meses-apos-ter-sido-posta-venda-no-exterior-avenida-brasil-ja-a-obra-mais-licenciada-la-fora-9099841>)

Em relação às informações contidas no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Novelas com menos personagens facilitam a assimilação, devido à semelhança com às séries internacionais.

2. A venda das novelas dubladas é uma das linhas de negócios mais antigos da televisão brasileira.

3. Ao se vender uma novela a canais internacionais, os núcleos secundários são excluídos por conta do elevado volume de dublagens.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2455134 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Considerando os conceitos de eletricidade básica, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2453774 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Uma indústria utiliza um transformador de potencial 13,8 kV para entrada de serviço que possui, como saída, três fases de 220 V. Nessa indústria, todos os equipamentos são alimentados em 220 V, exceto um refrigerador, que foi comprado com tensão nominal de 127 V. Desejamos ligar esse equipamento na rede e, para isso, devemos obter uma tensão adequada para alimentá-lo. Uma possível solução para essa alimentação, considerando as normas vigentes para instalação elétrica no país, seria ligar o refrigerador:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2453606 Ano: 2013
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Sobre erro de medição dentro da metrologia, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas