Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2466638 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Com a finalidade de adequar os símbolos de normas ISO de sinaléticas técnicas à microfilmagem de documentos arquivísticos, o CONARQ publicou a Resolução nº 10, de 06 de dezembro de 1999. Com base nessa Resolução, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466440 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

“A tipologia documental é a ampliação da diplomática em direção da gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. Assim, o objeto da diplomática é a configuração interna do documento, o estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres para atingir sua autenticidade, enquanto que o objeto da tipologia, além disso, é estudá-lo enquanto componente de conjunto da mesma série documental, advinda da junção de documentos correspondentes à mesma atividade”.

Com base no texto acima, assinale a alternativa que apresenta somente tipologias documentais.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466337 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Resultante de uma avaliação administrativa e científica dos documentos que os arquivos contêm, é o ponto de junção que permite à arquivística contemporânea intervir sobre todos os documentos de arquivo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466036 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

“Atualmente existem disponíveis no mercado diversos tipos de equipamentos de captura digital para imagens, que se aplicam aos diversos tipos de documentos arquivísticos. A definição do equipamento de captura digital a ser utilizado só poderá ser realizada após o minucioso exame do suporte original, considerando suas características físicas e estado de conservação, de forma a garantir aos representantes digitais a melhor fidelidade visual em relação aos documentos originais, e sem comprometer seu estado de conservação”. Com base nessas recomendações do CONARQ, assinale a alternativa em que o equipamento usado para a digitalização de documentos encadernados necessita de compensação de lombada, de forma a garantir a integridade física dos mesmos.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2465837 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

A espécie documental é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. A espécie documental diplomática é a que obedece a fórmulas convencionadas, em geral, estabelecidas pelo direito administrativo ou notarial. Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda, relacionando as espécies documentais com sua caracterização.

1. Acórdão.

2. Alvará.

3. Aviso.

4. Decreto.

( ) Documento diplomático dispositivo de correspondência, descendente.
( ) Documento diplomático dispositivo normativo, descendente.
( ) Documento diplomático informativo enunciativo, descendente.
( ) Documento diplomático e/ou não diplomático, informativo, descendente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2465312 Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR
Provas:

Preservamos documentos por causa de sua capacidade de servir como prova (evidential value) ou como testemunho (informational value). Nesse sentido, os arquivistas devem ter bem claro o quanto é preciso localizar, de imediato, nos documentos, a procedência, a estrutura, funções e atividades do produtor nele refletidas. Nisso consistirão a:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Com base nas diretrizes da Lei nº 8.112/1990, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Retorno à atividade de servidor aposentado.
2. Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação.
3. Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado.
4. Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.
5. Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) Recondução.
( ) Reversão.
( ) Remoção.
( ) Reintegração.
( ) Readaptação.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com as disposições da Lei nº 9.784/1999, que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Por meio de metáforas, o texto abaixo faz referência aos empréstimos linguísticos da língua portuguesa:

A revolta das palavras

A Língua Portuguesa convocou todas as palavras para uma Assembleia Geral. O motivo foi o veemente apelo que lhe fizeram alguns de seus súditos mais fiéis que se vangloriam de conhecê-la por dentro e por fora.

Ela(E) ia passando faceira em seu gingado natural, engordando uns quilinhos aqui, ao ingerir palavrinhas novas(A), e emagrecendo acolá(D), como sói acontecer às línguas, que, sendo gulosas por natureza, alimentam-se de gregos e troianos. Mas os súditos fiéis(C) interromperam sua marcha normal para reclamar a deformação que vinha sofrendo sua bela figura, causada, principalmente, por estrangeirismos abomináveis.

(PALÁCIO, Adair Pimentel. A revolta das palavras. In: CARVALHO, N. Empréstimos linguísticos na língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2009.)

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

Dependente do atraso

Usar o código penal e leis ordinárias complementares com base na falsa crença de servirem para reduzir a demanda às drogas ilícitas representa uma linha política fracassada no planeta. (...)

Sobre o fenômeno das drogas proibidas, transcrevo as sempre pertinentes e irrespondíveis colocações de Dartiú Xavier da Silveira, médico-psiquiatra e professor da Unifesp. O artigo foi escrito em parceria com Ilona Szabó de Carvalho, da rede Pense Livre:

“Enquanto o Ocidente vive um momento crucial no que diz respeito a políticas de drogas, nas Américas um grupo crescente de líderes, tanto da direita quanto da esquerda, clama por mudanças. Um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos em 17 de maio é enfático: devemos nos mover em direção à descriminalização das drogas. O status quo vigente mostra-se insustentável.

Descriminalizar não é legalizar. É tratar o uso das drogas atualmente ilícitas como problema de saúde pública e não como crime.

O custo decorrente das políticas criminalizadoras e repressivas para famílias e comunidades, e sobretudo para os jovens, é a razão primordial para uma mudança de rumo. A América Latina responde por apenas 9% da população mundial, mas sofre com mais de 30% dos homicídios globais, e suas prisões estão superlotadas. (…)

As políticas repressivas consomem verdadeiras fortunas. Surpreendentemente, os verdadeiros investimentos sociais em prevenção e tratamento, mais eficazes para reduzir o consumo e os danos causados pelas drogas, são comparativamente insignificantes. Os profissionais de saúde concordam que as políticas públicas devam se basear em evidências. Países como Portugal, Suíça, Espanha e República Tcheca têm liderado mudanças a partir de abordagens mais bem-sucedidas e menos danosas do que a simples repressão. E os resultados são claros: menos mortes e doenças, menos corrupção, redução da criminalidade e do poder do crime organizado.

No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito. Exemplo do nosso atraso foi a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 7.663, de autoria de Osmar Terra. O texto aprovado reforça o papel da política de internação involuntária em entidades privadas, medida de exceção cara e pouco eficaz já prevista em lei, em detrimento de investimentos no fortalecimento de uma rede pública de tratamento da dependência. (...)

A OEA tem convocado todos os países das Américas para esse debate. Não podemos ficar para trás.

(MAIEROVITCH, Wálter. Dependente

do atraso. Carta Capital, publicado em 02/06/2013. Disponível em: <http://www.cartacapital.com. br/revista/751/dependente-do-atraso-2176.html>)

No trecho “No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito”, a expressão grifada se refere:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas